F

Curiosidade HQ 23 Furos cronológicos


Uma verdade dos quadrinhos é que ao longo dos anos eles envelhecem, seu público se modifica e as vezes abandona a leitura dos gibis. Porém o mercado se renova com a chegada de novos leitores, e tudo pode continuar ao menos a mesma coisa.

No caso dos comics, principalmente Marvel ou DC, isso é beeeeeeeeeeem diferente, afinal novos leitores, chegam em um universo que já teve diversas histórias sendo publicadas antes, referências são feitas a toda hora,sendo mais parecido com a sensação de começar a acompanhar uma série na sua quarta temporada. Você sabe  que tem muita história anterior aquele ponto no qual você conheceu a série, e sabe que vai ficar perdido quando tiver referências. Daí, a necessidade de sempre fazer periodicamente um reboot ou começar um ciclo de histórias em que a regra editorial seja não fazer referência ao que já aconteceu.

Mas sabemos que isso não permanece por muito tempo, pois na falta de ideias, os escritores partem para o passado do personagem e aí ele tem que lançar a ideia de usar algo ou fazer citação ao que já foi escrito antes mas talvez não tenha sido abordado ainda.

Hoje aqui na coluna de Curiosidades HQ iremos falar de algumas mudanças feitas (principalmente nos anos 90) que ao tentar revolucionar demais um personagem ou mesmo fazer um reboot, acabou mesmo foi deixando um puta buraco na cronologia das editoras.


A lista a seguir  não é um ranking, beleza pessoal? Então vamos lá:


 Legião dos Super-Heróis, Superboy e o maldito daxamita.

Não quero nem citar a DC Comics pois essa daqui é conhecida por ser uma zona a sua linha cronológica, justificada com algo do tipo "Superboy Primordial, esmurrou as paredes da realidade". Mas o fato é que tem um grupo que sempre sofre com isso: a Legião dos Super Heróis. Qualquer mexida a galera não pensa nos efeitos que vão ter para a Legião. Após a saga Zero Hora, o grupo teve seus primeiros dias recontados ( esquecendo tuuuuudo que ele teve antes) e colocou Mon-El para enfrentar Superboy com o nome de Valor na época. A história é que ele foi contaminado com chumbo, Superboy mandou ele pra Zona Negativa e mil anos depois ele inspirou muitos, saiu da Zona Negativa e se tornou  membro da Legião. Anos depois Superboy ( meio reformulado por Geoff Johns) teve um novo primeiro encontro com uma nova Legião dos Super Heróis,e digo que era um novo encontro pois o Superboy que tanto interagia com eles( na revista Superboy 07 ,editora Abril), não os conhecia mais!!!

E o mesmo Johns  quando escrevendo Superman com Richard Donner inseriu o Mon-El no passado de Clark Kent esquecendo que o mesmo já tinha sido  o Valor,tinha sido membro da legião 89 ( a do Vril Dox, nos primeiros dias da Legião). E as histórias pós-Zero Hora???? No lixo mesmo.

Mas DC sempre tem aquela desculpa básica que já falamos no início do paragrafo acima.


 Agora, a Marvel que tanto se gaba de ter uma cronologia alinhada e coesa.....


Heróis Renascem

A saga coordenada por Rob Liefeld e Jim Lee na Marvel no ano de 1997/1998 , visava pegar os personagens tradicionais que não fossem X-Men ou Homem-Aranha (campeões de vendas) e os modernizar com novas origens em um mundo no qual não existissem X-Men ou Homem Aranha ( eliminando a concorrência,rsrs). A ideia não deu certo e heróis Renascem foi cancelada e alguns meses após os heróis Vingadores e Quarteto Fantástico retornarem ao Universo 616, ninguém nunca mais citou esse assunto ( só no Massacre especial 10 anos que é algo desnecessário). Tentaram fazer o reboot, mas viram que não dava certo.

Tarântula Negra  Preso

O Tarântula Negra foi um vilão criado no final dos anos 90 para enfrentar o Homem Aranha e prometia ser um vilão nível Venom, daquele tipo que o Aranha sofreria muito para conseguir uma vitória em cima dele. O Homem Aranha o enfrentou, apanhou, teve braço quebrado em dois confrontos e praticamente nunca o derrotou. E por anos, o personagem ficou esquecido reaparecendo anos depois na fase do Demolidor por Ed Brubaker, como um detento na ilha Ryker. a Marvel jamais explicou o que houve com ele, como foi preso, quem o prendeu nem em uma nota de rodapé.

Se fosse um marginal qualquer, beleza.Mas o Tarântula Negra era em força e agilidade no naipe do Capitão América e de repente em Demolidor ele foi reduzido a um marginal qualquer e não o chefão do crime na América do Sul que foi apresentado aos leitores.





 Um dia a Mais,Um Novo dia e muitos outros dias do Homem Aranha



O Homem Aranha estava após Guerra Civil numa fase bem pesada na qual sua tia May estava as portas da morte e a solução foi fazer um acordo com o personagem Mefisto que pediu em troca o amor dos Parker. Feito o pacto com o tinhoso, Parker teve memorias alteradas e o casamento do Homem Aranha jamais aconteceu, com tudo ficando mais ou menos explicado em Um Momento no Tempo, no qual Peter e Mary jane viveram juntos durante vários anos, mas não como casados ( ou seja, leia as histórias mas desconsidere as palavras "esposa" e "marido" em relação ao Peter e MJ.
Fora que detalhes como os filhos que Norman Osborn teve com Gwen Stacy (sim, fizeram isso) ainda existem e estão vivos em algum lugar...ou mortos, mas a traição de Gwen que foi execrada por todos, aconteceu e ponto final.

Então  ficou meio reboot,meio retcon...não, foi mesmo um pacto com o diabo e pronto.
Na verdade dava para fazer uma lista só de "foras" cronológicos que deram com o Homem Aranha.



Justiceiro , o Anjo da Morte


Frank Castle nos anos 90 estava com suas histórias saturadas e amargando situações complicadas como matar Nick fury, virar membro da máfia,usar um tosco rabo de cavalo etc. O suficiente para ele enlouquecer e se suicidar. Aquilo que poderia ter sido o fim do personagem foi um novo começo litertalmente pois Frank foi escolhido para prestar serviço a uns anjos e voltou a vida com um arsenal que incluia  armas místicas, sendo essa a fase angelical do personagem e que foi odiada por todos os fãs do personagem!!!

Como sair dessa? a Marvel colocou Garth Ennis nos roteiros da revista retornando ao estilo anterior do Justiceiro em uma das mais celebradas fases do personagem. Para acabar com o problema do Frank angelical, a solução foi não falar mais sobre isso, não deixando claro se foi  um sonho, ou algo que Frank conseguiu se livrar, ninguém sabe como. Na edição de Punisher 01 Frank disse que os anjos queriam que ele matasse para eles e que os havia abandonado...Fácil assim??? Não acredito que seja tão fácil, mas todos acharam melhor esquecer e pronto.


O jovem Homem de Ferro

Tony Stark durante a nada épica saga The Crossing, dosVingadores nos anos 90, acabou morrendo e o novo Homem de Ferro era uma versão adolescente de Tony Stark.
O guri morreu enfrentando o Massacre. Na verdade, foi o único dali que morreu mesmo, pois quando o Franklin criou a nova realidade de Heróis Renascem, ele trouxe foi Tony Stark de volta a vida e não o mulek lá. Segundo a Marvel, o corpo do jovem Tony Stark serviu para trazer de volta o Tony que conhecemos, mesclando-os!!! Pior a explicação ou o acontecido???

Os Heróis Renascem terminou, todo mundo voltou ao 616 e.....ninguém falou mais no pivete.
Esse se deu mal mesmo!!!



 Gênese


O Homem Aranha passou por uma reformulação de sua origem e aí uns podem dizer que isso foi um retcon( inserção de algum elemento no passado da história para ser usado nas atuais) mas foi um reboot mesmo pois a origem do Homem Aranha foi recontada com diferenças em relação a obra original de 1962. Nessa saga, assinada e desenhada por John Byrne ( conhecido por fazer o reboot do Super-Homem nos anos 80) fez uma mudança que tornou o Homem-Aranha aos olhos dos fãs, o verdadeiro culpado da morte do Tio Ben.  Como??? Simples, o ladrão que invadiu a casa dos Parker só fez isso pois viu Peter saindo da casa vestindo de Homem Aranha, o que o fez pensar que se o Homem Aranha estava lá...então coisa boa tinha pra roubar.



As histórias mostradas em Gênese tentavam fazer ligações com histórias do presente, como a relação Peter Parker e Dr. Octopus, e pouco tempo depois a Marvel divulgou que desconsiderasse Gênese e ficassem mesmo com a origem escrita por Stan Lee e Steve Ditko em 1962.




Algo ficou de fora??? Qual momento faltou citar nessa matéria???




Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade