F

Demolidor ou A Entrada da Marvel no Top das séries



Demolidor estreou no dia 10/04/2015 na Netflix e foi a série mais assistida ( na verdade pirateada) nos últimos tempos. E não é pra menos. A série vem no estilo Netflix, todos os episódios da temporada de uma vez pra assistir. tem gente que curte e inicia a maratona. Eu já curto assistir o episódio e mastigar , vendo um pouco de cada vez. Ver tudo numa lapada só, te faz esquecer ou deixar passar batido alguns pontos interessantes.

Demolidor é a série que coloca a Marvel de vez no topo da preferência por séries, uma vez que Agents of SHIELD não chega a convencer tanto e seus melhores episódios são os easter-eggs com os filmes. Demolidor se passa no mesmo universo dos Vingadores, mas você nem se prende a esse detalhe, a história por si só já te faz deixar qualquer referência aos Vingadores senão de lado,pelo menos sem achar que é a coisa mais importante do episódio.



Ao assistir a primeira temporada completa constatei dois fatos interessantes:
1º) É uma adaptação da hq, mas não vai ficar presa ao que vemos nos quadrinhos. Algumas coisas podem ou não acontecer, inclusive neste mundo de Demolidor, nenhum personagem é vaca-sagrada, pode acontecer algo a qualquer momento. Isso é perfeito e mostra que quando bem feito, a galera não liga para fidelidade ( graças a Odin).

2º) A série do demolidor já começa a se ligar as futuras séries do Netflix como a do Punho de Ferro.
O Demolidor é muito humano e briga como a gente briga, ou seja apanha também. Ora ele bate, ora apanha. Muito diferente de uniformizados que derrubam só com o deslocamento do ar, o Demolidor tem esse lado mais "humano" o que o deixa um personagem mais palpável.

Os sentidos aprimorados estão lá, mas o radar de Matt Murdock fica subentendido sendo resultado de uma fusão dos sentidos ampliados.


Matt Murdock é o advogado cego da Cozinha do Inferno ( Hell's Kitchen) que, em sociedade com seu amigo Foggy Nelson, abrem um escritório de advocacia a Nelson & Murdock. Logo eles conhecem a Karen Page, uma funcionária de uma empresa que quer mata-la por talvez saber demais. Pronto, a partir daí o que se vê é uma rede do crime muito ampla e da qual quase todo mundo faz parte e não dá pra confiar em ninguém.

O vilão principal, o Rei do Crime custa a aparecer e quando aparece conquista o telespectador de cara. As vezes odiável, as vezes com traços de humanidade que até te fazem querer acreditar nas intenções dele. fato que esse Rei do Crime só pode ser tão bem desenvolvido por que séries são o espaço adequado para desenvolver melhor os personagens, sejam mocinhos ou bandidos. Espetacular a atuação de Vincent Donofrio.


Essa primeira temporada é a formação do vigilante Demolidor, como ele vai deixando de ser um simples vigilante mascarado até estilizar um uniforme, um nome de batalha e se ver como um herói.

A personagem mais chata da série é sem dúvida a Karen Page, mas até isso é justificável, pois ela representa a sede de justiça que falta na cidade e se ficar acomodado, o sistema te engole.Ela é o grito dos excluídos e tem segredos a esconder.

Diversos personagens estão na HQ, mesmo que não na do Demolidor. seria motivo suficiente para detonar a série, mas como Demolidor é tão bem escrito,os personagens tão bem trabalhados que  não há problemas em romper com o que conhecemos nas hqs. Lembrem-se que é uma adaptação!!!

Conversando com o público que assistiu, vários personagens cativaram o gosto dos fãs. Uns adoraram Foggy, outros  o Ben Urich, alguns curtiram muito o estilo do Wesley( amigo e segunda pessoa do Rei do Crime). No meu caso, eu curti pra caramba o humor ácido de Leland Owsley, pense num cara comédia. Sempre com o comentário certo.



Então vamos falar dos personagens mais secundários:

1º) O Tucão.
Pouca gente cita esse marginalzinho que ficou até mais assustador na série, mas mata de rir de tão zé ruela que é nas hqs. A série optou por um Tucão menos cômico.

2º) Claire
Não sei se ela seria a versão Marvel da Enfermeira Noturna. Talvez quando sair a série do Luke Cage pois já existe na Marvel uma personagem com esse nome só que ao invés de enfermeira é médica e também é interesse amoroso do Luke ( mas e a Jessica Jones?). E isso é o bom da netflix. os personagens conhecidos são ao mesmo tempo novidade para quem já os conhece. Parei de achar que Jessica Jones vai casar com Luke Cage e que os quadrinhos serão obedecidos.

3º) Wesley
Elegante e astuto. Personagem com muito potencial, presente nos quadrinhos e que teve ótimas participações na série. Wesley sempre era sinônimo de tramóia no ar e lealdade ao Rei, seu único amigo.

Na realidade se você parar pra analisar a série do Demolidor, sem Wesley, o Rei é só um marginal qualquer. Wesley foi quem manteve os pratos girando nesse império de Fisk e apagando todas as provas. Afinal quando Wesley dá um tempo na série o matt Murdock passa a ter uma certa vantagem.
Pois é, quem sabe Wesley não seja o principal vilão da série?

4º) Leland Owsley
Nas hqs ele é o vilão Coruja, um contador que parte pro mundo do crime. Aqui não rola isso. Ele nem voa. E é um senhorzinho que tem comentários perfeitos!
 Nos quadrinhos este é Owsley que vira O Coruja:

5º) Nobu
Ele vai proporcionar a melhor luta dessa primeira temporada. Aí sim,e como o Matt já apanha pra marginal, imagina prum cara metido a ninja?


6º) Gao
Ela nem é tão surpresa, mas a quadrilha dela sim, já que a heroína que o grupo dela comercializa, traz a marca do Punho de Ferro. E esse é o lado mais místico dos heróis Marvel/Netflix. E  Gao ainda vai dar o que falar.

7º) Foggy Nelson
O Foggy nas hqs é o melhor coadjuvante de Daredevil, na série ele repete a proeza sendo o mais humanos dos personagens. E é pegador, pegando a mulher mais bonita da série. Aeee Foggynho!!!


8º) Ben Urich
O repórter amigão de Matt Murdock tá lá ajudando a desmascarar Wilson Fisk. Ben de todos os personagens, acho que ficou nessa temporada o mais subaproveitado. Interessante suas cenas no jornal aonde vemos diversas referências a Batalha de Nova Iorque e ao Terror no Harlem.

9º) Stick
Sim, o mestre do Demolidor, o ninja vestido de faxineiro está na série em um episódio que relembra a origem do lado mais ninja  Demolidor. Episódios de flashback são sacais as vezes, mas todos os dessa série são bem encaixados e justificados.

10º)Vladimir
Um ex-Power Ranger na série do Demolidor. Nikolai Nikolaeff interpreta Vladimir, um mafioso russo ligado ao Rei do Crime. O personagem tem lá sua importância na série, mas coloquei ele aqui na matéria mais pelo fato dele ter feito Power Rangers- Jungle Fury.


11º) Melvin Potter
Muito forte e mentalmente instável. este é melvin Potter, o "costureiro" de Wilson Fisk que cria ternos revestidos com cota de malha para proteger Fisk. Ele é quem cria o uniforme do Demolidor na série e nos quadrinhos ele se torna o vilão Gladiador.



12º) Padre Lanton
Este personagem existe nas hqs mas somente na revista dos Fugitivos, heróis adolescentes que descobrem que os pais são vilões e fogem para se tornarem heróis! A presença dele na série serve para reforçar ao espectador da formação católica de Matt e como ele lida com  sua fé e seu desejo por justiça (vale lembrar que nos EUA os católicos são mais rígidos em seguir os mandamentos, assim como os evangélicos são aqui).


13º) Brett Mahoney 
O policial sério amigo de Matt e Foggy,  aparece em edições variadas da Marvel, não sendo personagem específico do Demolidor.


Logo, logo, uma matéria com as referências - easter-eggs da série!!!


Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade