F

Perfil HQ 02- Fantasma


Muito bem, o Espírito que anda foi um dos primeiros heróis( o primeiro a usar uniforme) pertencendo um pouco antes da Era de Ouro dos quadrinhos, a obscura Era de Platina. Mas o personagem já era um prenúncio do que viria nos anos seguintes.
Criado em 1936 por Lee Falk, o Fantasma é uma lenda da Selva. Se Batman toca o terror na cidade de Gotham, Fantasma é o encapuzado que toca o medo na selva ( especificamente na região de Bangala((alusão a Bengala,mas sabe como é, nos quadrinhos cidades fictícias permeavam as páginas). Uma lenda da selva pois segundo os nativos, o Fantasma há mais de 400 anos protege as pessoas e combate a pirataria (do mar, :p)



O segredo disto é devido ao Fantasma ser na verdade uma tradição passada de pai para filho. Há muitos anos(séculos na verdade) um sobrevivente de um ataque pirata, chamado Walker( não confirmei o primeiro nome) conseguiu sobreviver em uma ilha e fez um juramento, o de se tornar o Fantasma e combater o mal. para dar impulso a esta lenda, decidiu que o Fantasma deveria ser uma idéia, alguém que desse a impressão de ser uma pessoa imortal. Portanto, desde então fantasma tem filho e ensina a próxima geração a sucede-lo. As aventuras que estamos acostumados a ver são as do 21º Fantasma, Kit Walker, que já pegou o uniforme sendo considerado uma lenda imortal por piratas, nativos e outras ameaças.

"Juro dedicar minha vida à tarefa de destruir a pirataria, a ganância, a crueldade e a injustiça. E meus filhos e os filhos de meus filhos me perpetuarão".

Eis o juramento da caveira.

O Fantasma usa um uniforme roxo, acompanhado por 2 pistolas e um par de anéis( um para marcar quem ele protege e outro para marcar quem ele "amaldiçoa", geralmente suas vítimas).

A grande sacada da série é que podemos ter o Fantasma atuando em diversos períodos históricos, devido a todas as suas aventuras constarem nas Crônicas do Fantasma ( sim, as gerações futuras lêem o que aconteceu com os Fantasmas anteriores para fazerem referências ao passado em seus discursos, aumentando a aura de "imortal" que cerca o personagem.

Ok, a base do Fantasma é a montanha da caveira, repleta de tesouros e seus ajudantes são a tribo dos Bandar, especificamente a família do engraçado Guran é a única que sabe que o Fantasma não é imortal porra nenhuma, mas ele não é besta de soltar o segredo. Capeto é seu cachorro e Herói o seu cavalo branco. Em algumas HQs brazucas temos o Gorila careca, o estegossauro Stego habitantes da Ilha do Eden. Há também um guri que o Fantasma meio que adotou, Rex.




Suas aventuras são leves e descompromissadas e o personagem tem um apelo forte. No Brasil e em vários locais do mundo foi considerado um grande sucesso, tendo suas histórias americanas traduzidas e devido a tamanha demanda de histórias do personagem, algumas aventuras foram criadas no próprio país de publicação, como aqui no Brasil....aonde brasileiros escreveram muitas histórias do Fantasma. Já o uniforme do herói é outra polêmica. Nos EUA originalmente é roxo(deveria ser cinza, mas o roxo caiu melhor na hora de ir a gráfica e ficou roxo mesmo). Em outros países da Europa e no Brasil ele foi lançado com uniforme vermelho durante décadas, sendo adotado o visual original no fim dos anos 80 já na editora Globo( ele passou por várias editoras no Brasil e nos EUA).

Mas existem países em que seu uniforme é azul ou mesmo marrom. Falando em editoras, deve ter sido o herói que já passou por mais editoras e publicações ( isso no Brasil e no exterior também) tendo passado por periódicos, revistas como O Gibi, do grupo Globo e outras editoras como EBAL, Saber, L&PM, Livraria Civilização, Opera Graphica, Editora Activa (selo da Opera Graphica),11 Nova Sampa18 e Mythos Editora. Mas outras lançavam ainda edições especiais também. Ou seja, ser colecionador do Fantasma é tarefa para gerações!!!




E a pergunta que vem...por que o personagem caiu em esquecimento? Bem, culpem os anos 80, com a praga mutante quiróptera...dignos são os quadrinhos que não sucumbiram a onda de X-Men e Batman nos anos 80,90. Fantasma deixou de ser publicado no nosso país, mudou de editora no exterior, indo para a DC Comics, ( mas láááá no começo foi publicado também pela Marvel nos anos 50 e nos anos 90 voltou a marvel)e dentre outras editoras migrou, em algumas com êxito e em outras com uma descaracterização grande do personagem( eu curti a ida do personagem para a Dynamite Comics)

Mas o lado bom é que mesmo com histórias sem cronologia bagunçada ou complexa, o Fantasma envelhecia. Ele casou e teve filhos!!! A mocinha de suas histórias era Diana Palmer,funcionária da ONU,que em alguns anos subiu ao altar e foi lavar a louça da Caverna da Caveira. Em alguns anos tiveram um casal de filhos: Heloíse e Kit Walker( que com certeza viraria o 22º Fantasma). Cronologicamente, o Fantasma dá uma lição em personagens tão rebootizados hoje em dia que sempre se tornam sombras do que um dia foram.


Momentos marcantes na trajetória do personagem são suas histórias marcadas por pirataria, sobrenatural, monstros, etc dependendo da liberdade criativa do escritor que estiver incubido de escreve-lo (Peter David já passou bem no personagem na mini da DC )
 Se você tiver revistas deste personagem , encareça o produto ou então se for comprar, tenta passar a lábia no vendedor, pois vale muito a pena.

No Brasil,lá na época da ditadura tivemos uma cópia do herói chamada o Morcego, que só durou uma edição. Olha aí a mistura de Fantasma com Batman( anos 70, ainda farei uma matéria dos heróis brazucas da ditadura, bem lembrado). Olha o lazarento aí embaixo.



Quem quiser baixar hqs do herói vá em http://fantasmabrasil.blogspot.com.br o mais completo sobre o Fantasma com várias opções de download.
Uma coisa é certa: O personagem não se restringiu apenas aos quadrinhos. E é por isso que ele que foi o primeiro herói fantasiado será o primeiro crossover aqui da Enquadrinhados. Iremos falar em X-HQ dos outros meios em que o Espírito-que-anda deu as caras.Ou seja, falaremos de Defensores da Terra( foda pacaraíii, um dos meus desenhos preferidos) , do desenho Fantasma 2040(na antiga TV Colosso) e do filme de 1996 com Billy Zane( o qual irei reassistir estes dias).







Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade