Há 25 anos atrás, a Editora Abril finalmente trazia a linha de quadrinhos Image ao Brasil, a famosa editora dos caras que deram um tchau pra Marvel e abriram sua própria empresa de quadrinhos. Galera geral que acompanhava o mercado de importadas( pouca gente, bem menos do que hoje) era mó curiosa de conhecer principalmente o Spawn, a obra máxima de Todd McFarlane que deixou de escrever e desenhar o Homem-Aranha para investir em seus sonhos ( ahammm...sei).
Mas a curiosidade sobre Image Comics mesmo surgiu aqui no Brasil por conta dos... Cavaleiros do Zodíaco ? Não é bem assim, mas quase. Em 1994,1995 circulava a revista Heróis um baita abertura no mercado informativo nerd que contava com poucas e sempre canceladas publicações. Mas a revista Herói da ACME/Nova Sampa desde a primeira edição trazia informações sobre o Soldado do Inferno. Como a revista se sustentava em cima dos Cavaleiros de Athena, praticamente não foi cancelada e mostrou muito mais coisas da Image como por exemplo Gen13( ahhhh Fairchild), Savage Dragon, CyberForce, WildCats,etc.
A abril viu que os personagens estavam crescendo em fama aqui no BRe em 1996 começou logo com Spawn. Formato americano, papel couchê, 20 e poucas páginas, sucesso de cara. Preço de 3,30 por poucas páginas mas qualidade editorial óóó... belezura.
Spawn se manteve bem e para acelerar a cronologia, Abril decidiu tornar a revista quinzenal a partir da edição 18( 1997) por R$ 3,00 e assim ficou até 1999 quando voltou a ser mensal mas ganhou a revista A Maldição do Spawn para fazer companhia. No fim de 1999 voltou a ser quinzenal, ficando definitivamente mensal a partir de 2001.
Importante citar que o Spawn foi o maior sucesso Image na Abril e o único a resistir aos cancelamentos. Savage Dragon, Youngblood partiram foi cedo e os que já vinham da Globo como Gen13 e WildCats ficaram também pouco tempo na Abril. Seja pela qualidade das histórias, pelo filme ( com certeza não) mas Spawn ficou em bancas inabalável por muito mais tempo do que se pensava quando os títulos começaram a sair um por um.
A revista Spawn teve momentos e edições super importantes( como a 49 e 50 que igualaram com a numeração americana )e especiais/minisséries como Bíblia do Spawn, Feudo de sangue, Ângela, Violador. Quando a Abril em 2002 perdeu Marvel( com Conan ainda no pacote) e DC, Spawn foi a última publicação 100% de uma grande editora americana por lá, mas ficaram só com Spawn. E assim seguiu até o fim de 2005 com a edição 150. Parecia o fim...
Mas não foi!!! Spawn 151 saiu sim mas por outra editora, a Pixel que no mesmo ano em que começou Spawn em 2006 quis pegar a DC da Panini (mas isso é outra história, FOCO!!!). Spawn foi até a edição 178 pela Pixel e no mês seguinte e nos outros não saiu mais nada do Soldado do Inferno.
Mas em 2012( eitaaaa) saiu pela HQM um encadernado que continuava de onde havia parado e indo até a edição 185. Mas parou aí. Até 2019...
Em 2019 a editora New Order publicou um encadernado capa dura de Spawn continuando as histórias do personagem...a partir da edição 250!!! Sim. Saltaram 65 edições de Spawn e pronto. Pelo menos a editora tinha( ou tem???) planos de lançar 2 encadernados por ano ou seja 12 histórias. Mas 2020 teve pandemia e ainda estamos nela em pleno 2021, então nada do segundo volume de Spawn pela New Order.
Complicado? Demais. Vale lembrar que a Pixel relançou as primeiras histórias de Spawn no encadernado Origem vol1 e vol2 mas hoje essas histórias não devem sair novamente pois uma personagem fundamental de Spawn é da Marvel!!! Sim, falamos da Ângela a caçadora de Spawns, a qual Neil Gaiman ganhou os direitos e vendeu a Marvel Comics estreando em 2013 como uma irmã do Thor.
Postar um comentário