F

RESENHA O QUINZE VERSÃO HQ( SHIKO)



O livro o Quinze, é um dos maiores sucessos literários do Brasil e retrata a seca do quinze, que foi ( adivinha) em 1915 e provocou um grande êxodo dos cearenses. O livro de Rachel de Queiroz traz toda a carga dramática, porém aqui vamos falar da versão HQ roteirizado e desenhado por Shiko, grande artista brasileiro nascido no interior da  Paraíba e que conhece o drama do povo nordestino.


A HQ consegue cativar prender a atenção e por conta dos desenhos, temos impressões,tensões, situações entre os personagens que o livro não consegue transmitir, algo bem característico dos quadrinhos que nos facilitam ao dar uma visualização do ambiente em que é contado a história.

 A história se passa com 2 núcleos: Conceição, neta de vó Inácia que ajuda os retirantes no campo de concentração, apaixonada relutantemente por Vicente seu primo, homem do campo que vive a vida intensamente e não se dá conta do amor de Conceição, porém é um homem que resiste bravamente em sua fazenda não abandonando seus homens nem o seu gado;Temos o drama da família de Chico Bento que após ser dispensado do trabalho na fazenda de sua patroa segue com sua família num êxodo de maneira tanto triste quanto trágica em certos momentos mostrando o quanto uma família de retirantes pode sofrer com discriminação, fome,pobreza e falta de esperança . 


Sim, O Quinze é uma hq recheada de dor, sofrimento,caridade,hipocrisia,questionamentos, tudo isso e muito mais está presente nessa adaptação que com certeza te fará pensar e sim, se emocionar.

Livro disponível pela editora Ática.
Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade