F

O Leitor_ Salvat Preta Avaliação das edições 31 a 60


Na segunda parte da nossa avaliação do Guia Salvat Coleção Graphic Novels ( também conhecida como Coleção Capa Preta), temos um material mais recente da Marvel inclusive as grandes histórias de Brian Michael Bendis que revolucionou a Casa das Idéias e fez com que a marca Vingadores reassumisse a liderança nos títulos Marvel, antes do sucesso dos filmes. Pois vamos a nossa avaliação aonde relatamos o que tem na história e nossa opinião sobre se vale a pena pegar essa edição Salvat ou se há outra opção , ou se de jeito nenhum isto vale a pena.


31) Quarteto Fantástico- Ações Autoritárias

O que esperar: Continuação direta de ( edição anterior) mostrando o Quarteto Fantástico tomando o reino da Latvéria e lidando com uma nova investida do Dr Destino, com consequências brutais, senão fatais.

COMPENSA O INVESTIMENTO: Não
E não te digo pela história em si,mas pelo fato do final não ter ficado tão bacana, praticamente desfazendo muitas mudanças que ocorreram com os heróis e uma tentativa de resolver tudo por "mágica" num estilo já usado por Grant Morrison no passado, mas que,infelizmente para Mark Waid, não funciona tão bem. E esperava mais do Mark Waid.

32) 1602
O que esperar: A já clássica, história de Neil Gaiman para o seu universo Marvel num mundo aonde as maravilhas surgiram uns 300 anos antes. Praticamente essa história deu início ao bom relacionamento entre Marvel e Gaiman, que resultou na vinda de Ângela( personagem de Spawn) para o universo tradicional. Divirta-se encontrando referências e as novas versões de personagens muito conhecidos. E queridos.

Compensa o investimento? SIM, vale mesmo.
Neil Gaiman, uma história fechada e o único lugar atual aonde se pode encontrar essa HQ encadernada.

33) Guerra Secreta
 O que esperar:   Começou aqui a trama iniciada por Bendis e que culminaria com O Cerco ( que está nesta coleção). a Guerra Secreta de Nick Fury se destaca tanto no roteiro quanto pela arte de Gabrielle DellOtto. Nick Fury precisa atacar a Latvéria, que está patrocinando vilões que agem em solo americano. porém, uma figura importante nas sombras( fica evidente ser o presidente Bush) diz que o governo não deve se meter nisso, mesmo que inocentes estejam ameaçados. Fury monta uma Força-Tarefa e age. As consequências desta ação não-oficial será sentida exatamente  um ano após tal ato,e é mostrada nesta história.

Compensa o Investimento: Sim, aqui você entenderá muita coisa, como o porque de Nick Fury se tornar um procurado, seu afastamento da SHIELD, a primeira tentativa do Bendis colocar o Demolidor em ação com um número maior de heróis mostrando sua vontade em inserir Matt nos Vingadores,algo que ele ficou muitas vezes na vontade enquanto escritor do Demolidor.

34)Vingadores A Queda
O que esperar: O pior dia da Vida dos Vingadores. A primeira história segue um ritmo alucinante, e continua com um clima dinâmico ao estilo de quem está habituado com o estilo de escrita do Bendis. Diálogos inteligentes, uma vilã inesperada e a mudança no status quo do universo Marvel e na história dos Vingadores.

Compensa o Investimento: SIM SIM SIM!!!
A Queda é importante sob muitos aspectos,principalmente marcar a mudança de rumo que os Vingadores teriam a partir de então: um grupo mais "pé no chão" porém não menos interessante.

35)Mulher- Hulk ; Mulher Solteira Procura
O que esperar: A história dela é legal,mas sim, foi colocada aqui para encher linguiçã. Esta história da Mulher-Hulk está longe de merecer um encadernado capa-dura nesta coleção

Compensa o Investimento: Não, a menos que você goste da personagem e não veja problema em descartar quase R$ 40,00 com qualquer coisa. Ou você quer a coleção iteira como eu quis.

36) Surpreendentes X-Men Superdotados
 37)  Surpreendentes X-Men: Perigoso
O que esperar: O primeiro ano do grande Joss Whedon no título Surpreendentes X-Men. essas edições trazem os doze primeiros números desta fase revolucionária dos heróis mutantes. Se Grant Morrison, inovou ao retirar os uniformes, Joss faz o mesmo realizando oposto, ou seja, trazendo os uniformes coloridos de volta!!!  Mas isso seria uma besteirada se a história não fosse tão boa. Histórias como o retorno de Colossus, a cura mutantes e a estréia da Perigo( inteligência artificial da famosa sala de Treino que os X-Men usam) marcam este encadernado. Você vai correr atrás dos anos 2 e 3(esse já pelo Warren Ellis).
Compensa o Investimento: SIM
Se Morrison queria ou tinha ordens de esquecer a cronologia anterior para atrair novos fãs, Joss Whedon consegue atrair novos fãs e agradar os mais antigos fazendo referências e reproduzindo cenas dos X-Men de Chris Claremont!!!

 38) Pantera Negra: Quem é o Pantera Negra
O que esperar:  Aqui temos mais um título do Pantera Negra, e que deu muito certo. Aqui o Pantera Negra virou o "Batman da Marvel" numa história que revisita sua origem, deixando-a bem mais interessante que a original de 1965.

Compensa o Investimento: Sim, o rumo da história é bacana e o Pantera Negra é um personagem bom mas sem muitos encadernados. Peguem o que tiver nas bancas. material excelente como os que saíram recentemente , ele nunca teve. Bendita virada de século que valorizou diversos heróis antes subestimados.

39) Motoqueiro Fantasma Estrada para a Danação
O que esperar: Sabe como é, fez filme, ganha HQ. O Motoqueiro Fantasma ganhou esta minissérie pelo MK(Marvel Knights) por conta do filme e com uma história que mostra Johnny Blaze( Dan Ketch nada, não foi pro cinema,não entra). O escritor da trama é o Garth Ennis, conhecido por seu trabalho em Justiceiro Bem vindo de Volta Frank ( que está nesta coleção!!!)

Compensa o Investimento: SIM.
 Mesmo com os motivos pelos quais foi feita, a arte é linda e em papel especial ela ficou muito legal ao invés de quando saiu em Pisa Brite na Marvel MAX. Mas recomendo procurarem  a minissérie seguinte, do Cavaleiro Fantasma, mostrando uma história ocorrida dois séculos antes.


40) Dinastia M
 O que esperar: Bendis ataca novamente, agora unindo X-Men e Vingadores para lidar com o problema da feiticeira Escarlate, enlouquecida desde A Queda. Mercúrio, seu irmão, pede para que ela altere a realidade e assim, todos ganham novas vidas, baseadas naquilo que eles mais queriam. E aí acontece muita revelação. Logan se lembra do seu passado mostrado em origem, Peter está casado com Gwen Stacy e o viúvo Ciclope,descobre que quem lhe completa é Emma Frost e não Jean Grey.

Compensa o Investimento: SIM   Aqui a frase No More Mutants, começa e a raça mutante é reduzida drasticamente, fato que permaneceu por muitos anos, sendo resolvido apenas após Vingadores vs X-Men, seis anos depois.

41) Dinastia M O Herdeiro
O que esperar: Mercúrio, sobreviveu ao chamado Dia M ( o dia em que ocorreu a perda dos poderes mutantes de garnde parte desta raça)mas perdeu seus poderes. E tem de encarar, heróis querendo satisfação pelo que fez, além de uma tentativa de recuperar seus dons nas névoas terrígenas,

Compensa o Investimento: SIM
Ia dizer que não,mas se você gostou de Dinastia M, vai querer essa história tipo "dia depois da história que eu curti pacas".


42) Os Novos Vingadores: Motim
 O que esperar: Não espere que apesar do nome, este encadernado tenha todas as histórias no Deluxe Motim da Panini. Aqui virão apenas as seis primeiras histórias, mostrando a formação dos Novos Vingadores, a equipe que substituiu os Vingadores debandados após a Queda. Aqui temos a invasão da Balsa, o confronto com a Viúva Negra loira, a entrada do Wolverine na equipe.

Compensa o Investimento: SIM(mas com um aviso importante)
Um momento histórico desses, com um novo recomeço dos heróis mais poderosos da Terra, a entrada na equipe de um personagem que passou mais de 40 anos agindo só, um mutante consagrado também no grupo e a versão Superman da Marvel por aqui, não deixem passar mesmo.
Lembre-se que são apenas as primeiras histórias. Se quiser todas, espere que este ano sai relançamento de Motim em Marvel Deluxe Vingadores.


43) Homem de Ferro Extremis

O que esperar: Extremis é uma das histórias mais importantes do Homem de Ferro(muito mais que demônio na garrafa, me desculpem a franqueza), pois aqui a Marvel se tocou que os "avanços" tecnológicos da armadura de Tony Stark estavam há mais de vinte anos restritos ao design da armadura, aqui começamos a finalmente ver a armadura ir além dos raios repulsores. vale lembrar que esta história deu a base para o terceiro filme do Homem de Ferro.

Compensa o Investimento: SIM
E aqui temos uma história boa mesmo do personagem. Demônio na Garrafa é bem menos importante do que Extremis para a história do Homem de Ferro.

44) Capitão América Tempo Esgotado
 45) Capitão América O Soldado Invernal
O que esperar: Estes dois encadernados trazem o material publicado na primeira Deluxe do Capitão América _ Soldado Invernal. Tempo esgotado e Soldado Invernal trazem a revolução( o início dela) que houve com Steve Rogers neste século. O retorno do seu antigo aliado Bucky Barnes  de maneira coerente e não oportunista ( como viviam fazendo antes e dando pra trás) .

Compensa o Investimento: NÃO
Atualmente a Deluxe tá mais em conta do que comprar as duas edições separadas. Por história vale, pelo formato que dividiu em duas edições, diria que é melhor pensar duas vezes antes de comprar.

 46) O Incrível HULK PLANETA HULK PARTE I
47) O Incrível HULK PLANETA HULK PARTE II


O que esperar: Planeta Hulk foi a primeira grande saga que o Hulk ganhou neste século, praticamente um Exilio contado de outra forma. Planeta Hulk é leitura obrigatória para entender Hulk contra o Mundo ( também nesta coleção). Um Hulk gladiador e provavelmente o salvador de uma raça alienígena distante. O "quebra-mundos" como se tornará conhecido tem um ótimo arco de histórias e forma uma equipe com aliados que já tiveram participação em outros momentos do universo marvel.

Compensa o Investimento:  SIM, Hulk está nesta história incrível como há tempos não se via. A diferença entre este material e a Deluxe ( que tem 490 páginas!!!) foram algumas histórias mais irrelevantes que não atrapalham o entender da história. terminar de ler é partir para acompanhar a revanche do gigante esmeralda!

48) Quarteto Fantástico O FIM

O que esperar: Em 2004, a Marvel começou a lançar alguns finais para seus personagens do U616 visando substituir tudo por Linha ultimate.Quarteto Fantástico ganhou uma dessas. História legal e destaque para Alan Davis que reina na arte.

Compensa o investimento:SIM,A história e si não,mas a arte como já disse é excelente!
49) Zumbis Marvel

O que esperar: Zumbis hoje são uma febre. The Walking Dead mostra isso. mas antes de Rick e seus amigos estourarem, na telinha, o autor de Os Motos-Vivos ( a versão HQ de TWD) Robert Kirkman criou uma história alternativa de heróis marvel em uma infecção zumbi, esticando uma ideia mostrada numa história do Quarteto Fantástico Ultimate.  Zumbis são perigosos. E quando os super-heróis do mundo são vítimas de uma praga destas?

Compensa o Investimento: SIM,
A história é simples, curta e divertida se você não for fã xiita da Marvel e reclamar do tipo de humor presente e como alguns personagens são mostrados ( Homem Aranha é um zumbi que tem remorso depois que come). Mas Zumbis marvel foi criado sem muitas pretensões e ganhou diversas continuações que saíram na Coleção Marvel terror Zumbis Marvel em 4 edições.

50) Guerra Civil

O que esperar: A história da década! O maior evento dos quadrinhos. Muitos títulos bonificam esta história que mostrou que não há um lado correto e que quando os direitos civis são postos em xeque, aliados ferrenhos podem se tornar os piores inimigos, que amigos podem manipular amigos, que arrependimento é algo perigoso em uma "guerra" e  uma trama que deu origem a diversos fóruns da internet sobre a saga.

Compensa o Investimento: SIM
Aqui Mark Millar escreve uma história que se alastrou por todos os cantos da Marvel, causando reações diferentes, nos fazendo ver alguns heróis com maus olhos ( e outros com bons também). Devido aos personagens envolvidos, o debate nesta história foi maior que Nova fronteira da distinta concorrência.

51) Capitão América Morre Uma Lenda


O que esperar:  Aqui temos a clássica história da Morte do capitão América, diretamente após Guerra Civil e depois as consequências da morte do Capitão América no universo marvel, esse encadernado tem diferenças em relação a minissérie que a panini publicou apenas em republicar a história da morte do Capitão América, que saiu na mensal e em Marvel deluxe a Morte do Sonho.
Compensa o Investimento: Se você quer sentir a falta que o capitão fará no universo Marvel, é bom ter esse material. Já serve também como um epílogo de Guerra Civil com as tentativas de Stark de colocar um novo Capitão América ( que ele possa manipular) em ação e também o que será feito com o corpo de Steve Rogers.

Compensa o Investimento: SIM
Ação, muito pouca, mas terem posto a história A Morte do Sonho aqui foi genial e complementa a minissérie que sozinha (como foi publicada) perde o impacto.

52) THOR O Renascer dos Deuses

O que esperar: O início da fase de Thor por JMS, que faz um bomtrabalho em sua fase com o loirão do martelo. Thor tem suas aventuras reiniciadas, após um ano sua série original ter sido encerrada com o arco Ragnarok( presente na coleção Salvat vermelha). Os deuses renascem em Midgard e o castelo de Asgard agora está na terra. Ainda tem um ajuste de contas do Deus do trovão com o Homem de Ferro que não está satisfeito com o que o Latinha fez durante sua ausência( leia Guerra Civil para entender do que estou falando)

Compensa o Investimento:SIM
Arte linda história boa,perfeita para recomeçar a ler Thor ou mesmo se aventurar de primeira viagem. O ruim é que a continuação ( Em nome do Pai)só saiu na Marvel  Deluxe do Thor, e você consegue pegar este encadernado aqui em versão Deluxe por um preço mais barato que o atual da Salvat. Então cabe a você se quer saber mais ou parar nessa mesmo. Como tenho a continuação em mensais, fiquei nessa daqui.

 53- Doutor Estranho O Juramento
O que esperar: Uma história do Dr. Estranho que convenhamos não tem muito material disponível. Mas para aí a vantagem pois esta história é bem simples para o personagem. Faz breves referencias a vida de Stephen quando era apenas um cirurgião esnobe e que agora tá encarando a vingança de um paciente. Aqui também é aonde começa o love do Dr com a Enfermeira Noturna .
Compensa o Investimento: NÃO
A panini lançou este encadernado por uns R$ 22,90 há pouco tempo atrás e essa história mesmo sendo assianda pelo Brian K. Vaughan está longe de ser importante para o personagem.
54) Eternos

O que esperar: Mais um trabalho de Neil Gaiman na Marvel em parceria com John Romita Jr e agora resgatando um grupo criado por Jack Kirby com um conceito muito diferente dos heróis na época. Revitalização fantástica para este grupo.
Vale o investimento: SIM e além de ler um material bem escrito ainda vai conhecer este grupo criado quando Jack Kirby retornou pra Marvel. Uma das melhores edições desta coleção.
55) Capitão América A Escolha
 O que esperar:Apesar do título errôneo(deveria ser O escolhido), essa história serve pra divertir,mas não é essencial na carreira do Capitão América. Para um personagem que passou por uma má fase no final do século passado, o Capitão na década passada recebeu suas melhores histórias.

Compensa o Investimento: Sim,


56) HULK Contra O Mundo
O que esperar; O Hulk um dia voltaria para acertar as contas!!!! Esse dia chegou e os Iluminatti não esperavam por isso!!! A saga em que Hulk lutou contra toda a Marvel está aqui e é um dos melhores encadernados desta coleção!!! Hulk tem sua equipe e enfrentará cada iluminatti e quem mais estiver no caminho!!!

Compensa o Investimento: SIM!!!
O Hulk é um dos privilegiados nesta coleção, pois duas histórias suas de grande importância( esta e Planeta Hulk) foram lançadas completas por aqui sendo uma boa opção para fãs do gigante esmeralda.
 57) ThunderBolts Fé em Monstros

O que esperar: Aqui temos mais uma consequência da Guerra Civil com Norman osborn sendo nomeado diretor dos Thunderbolts. Os Thunderbolts sempre foram um grupo de vilões querendo redenção por crimes passados, mas aqui nesta fase escrita por Warren Ellis, teremos vilões escrotos ao melhor padrão  Esquadrão Suicida( não o filme). Venom, Mercenário,Rocha Lunar e outros em uma caçada a personagens obscuros da Marvel, mas que também tem de se registrar neste mundo em que o filho da puta do Stark venceu a Guerra Civil. 

Compensa o investimento: SIM
Warren Ellis se garante na trama e Norman osborn é o vilão, não o Duende Verde. Um cara desequilibrado que está no comando de um grupo com os seres mais perigosos, caçando super heróis de segunda categoria da marvel que não se registraram. Praticamente interessante pois vemos o Mercenário em equipe, e sentimos a tensão nos membros não vilões como Soprano que apenas seguem ordens mas não concordam com o que é feito no grupo.
 58) Wolverine O Velho Logan
O que esperar: Mark Milllar conta a história deste futuro de Wolverine, fazendo o que faz melhor: contar a melhor história possível sem se preocupar com o amanhã. Como se passa no futuro, oisso não é problema como a passagem do autor por outros trabalhos em que os seus sucessores não souberam como lidar com o que ele criou,( Guerra Civil,Supremos).


Compensa o Investimento:SIM
E agora você vai ver o filme, mas claro que a história será diferente, óbvio, é Fox e alguns personagens aqui não podem ser utilizados no cinema por serem da Disney. Mas Velho Logan tem cacife pra te agradar muito mais que este filme, valendo salientar que o personagem substituiu o Logan regular do 616 após Guerras Secretas.
 59) Invasão Secreta
O que esperar: Em quem você confia? Essa é a premissa desta saga que traz os famigerados Skrulls em uma tentativa radical de tomar o poder na Terra, através de um plano que tomou anos de elaboração, nos quais os alienígenas se infiltraram na comunidade super heróica e agora chega o momento de tomarem o controle do planeta!!! A  história é pretensiosa, mas apesar de criar muitas expectativas é importante pois mostra o retorno  de  Nivk Fury( sumido desde Guerra Secreta) com um grupo clandestino, os Guerreiros Secretos. E acontece uma grande virada de jogo na história que eleva um dos vilões do Homem Aranha a um nível de importância de primeira linha

Compensa o Investimento: SIM.
Invasão Secreta era para ser a culminância do projeto iniciado lá em Guerra Secreta pelo bendis, mas ficou aquém do esperado porém abriu a possibilidade do Reinado Sombrio, uma das fases mais legais do Universo marvel, um ano em que os heróis amargaram nas mãos dos vilões. Invasão Secreta  vale  por termos os Skrulls em guerra com todos os super heróis.
E essa raça é com certeza a mais ameaçadora para o universo Marvel. E o toque realista de bendis deixa a história bem densa.

 60) O Cerco
O que esperar:O gran finale de uma fase da Marvel que foi planejada durante 8 anos. Asgard é invadida por Norman Osborn que está tocando o terror com seu Reinado Sombrio no Universo Marvel. Mas as coisas estão mudando. Os heróis agora estão sob liderança do renascido Steve Rogers, o Capitão América!!! E ele vai botar moral nesta zona que o Stark deixou acontecer...


Compensa o Investimento: SIM.
Esta última edição da coleção(primeira fase) traz a minissérie principal do Cerco mais o prólogo da saga. Claro que tem menos páginas que a versão da Panini, uma vez que o Deluxe da Panini traz histórias do título Thor( é na verdade um encadernado de Luxe do Thor), personagem central nesta saga já que é a terra dele sendo atacada. mas todos tem muito destaque.

E é isto. na próxima matéria chegaremos a Expansão Salvat preta!!!
Clássicos!!!  Vingadores primordiais!!!
E mais!!!


Compartilhe este post: :

+ comentários + 2 comentários

7 de agosto de 2017 às 14:30

Caramba, andou malhando..;.

2 de outubro de 2017 às 11:11

Ótima matéria! Falta a avaliação do restante da coleção vermelha! Abs

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade