F

Naftalina HQ # 09 Dico, o Artilheiro



Futebol e quadrinhos tem uma relação razoavelmente boa. Até por que é um dos esportes mais praticados do mundo assim como basquete e volley e aqui no Brasil principalmente tem diversas alusões no mundo dos quadrinhos.Mas a HQ que vamos falar hoje é a do Artilheiro Dico.

Nos anos 70, tivemos o Artilheiro nas bancas. Dico era seu nome. Há quem pense que era uma hq nacional que se referisse ao craque Zico, em  ascensão naqueles tempos. Mas na verdade, Dico era um personagem criado no exterior e que foi publicado em diversos países com seu nome original Dick, the  Gunner (Dick era o apelido de Richard; então seria aqui o nosso Ricardinho, manja?). Mas o nome Dico com certeza foi mantido e adaptado para lembrar do craque Zico.



Dick Dico foi um personagem criado para tiras de jornal inicialmente, pelos argentinos Alfredo  Grassi(roteiro) e José Salinas( desenhista) e após a revista portuguesa Mundo de Aventuras juntar tudo no formato das revistas em quadrinhos convencionais ( ou seja, juntando todas as "tirinhas" em uma aventura só, visando a satisfação do leitor em ter histórias fechadas do personagem) teve suas hqs espalhadas pelo mundo ( Brasil, claro além de Argentina, Espanha, e diversos outros países.

O lançamento dele também foi estratégico afinal sua publicação data de 1973, ano que antecedia a Copa do Mundo e os países estavam disputando suas eliminatórias para o mundial. Pena que foi criado no país  errado, o que decretou a falta de sucesso do personagem, jogador de soccer futebol nos EUA, um país sem tradição nesse esporte.

Mas valendo lembrar uma curiosidade que talvez seja a única referência ao Brasil nessa história que é o personagem Póli, parceiro de Dico no time, inspirado no Pelé. Ou seja, se o "Pelé" era o parceiro do Dico, imagina o jogador  que era então, o artilheiro. mas fala sério...Póli? Seria melhor (e mais bonito) chamar o personagem de Eddie, já que nome do Pelé é Edson Arantes do Nascimento.

As revistas de Dico são antigas e você pode ter sorte de tentar comprar alguma pelo assalto livre a preços até em conta ( dei um lance em uma revista do Dico lá,que não sei até o momento se já superaram o meu lance). Nos anos 70, tinha boa vendagem e é interessante o estilo de capa com aquele clima bem anos 70, remetendo ao estilo dos fumetti italiano em suas capas. Sucesso de 1973 a 1980 aqui pela RGE. Vinham com brindes, informações adicionais sobre o futebol nacional e internacional dentre outras informações.


Confiram algumas capas e vejam aí como o futebol nem sempre era o principal das aventuras, com capas que remetiam a GueeraFria, bandidagem estilo hippie, etc. Tá bom para um personagem que teve vida útil de duas copas?














Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade