F

Perfil HQ #05 - Dr. Estranho[ATUALIZADO]



Stephen Strange era um cirurgião médico extremamente materialista, egoísta e que não tava nem aí pra ninguém como todo bom candidato a herói Marvel dos anos 60/70(afinal naquele tempo o bom era ser vidaloka mas bem diferente dos de hoje). Até que após um acidente ele perdeu a sensibilidade de suas mãos, o que o impediria de operar. Frustrado, encontrou seu caminho no ocultismo e em uma viagem ao Tibete, foi treinado pelo Ancião( um sábio feiticeiro) a ponto de ser escolhido para ser o novo Mago Supremo e assim tornando-se o Dr. Estranho!!!


O Mestre da Magia Negra(segundo seus criadores Stan Lee e Steve Ditko, também criadores do Homem Aranha) em sua primeira aparição:

Stephen torna-se o mago que foi escolhido pelo Ancião para ser o Mago Supremo e seu piores inimigos são o Barão Mordo e Dormammu e sua paixão é Cléia, sua antiga discípula( ahh esses casos de professor e aluna). Wong é seu fiel serviçal. E este praticamente é o quadro de personagens mais importantes da série do Dr. Estranho no qual as histórias do personagem se desenvolvem.


Sou dos que leram a origem do Dr. Estranho após ler a versão de J M Straczynsky alguns anos atrás para o selo Marvel Knights mas pela descrição do primeiro parágrafo parece ser bastante simples né? Nos anos de criação do Dr. Estranho era fácil assim, mas a origem do personagem no decorrer dos anos tem se tornado cada vez mais complexa ( e confusa) como só nossos tempos modernos os autores podem fazer incluindo um monte de retcons, mistérios aonde não haviam etc and etc para realizar a mágica de vender revistas. Infelizmente.


Nos anos 70,80 o Mago Supremo do Universo Marvel teve séries de muito boa aceitação e cujas histórias eram publicadas aqui nas revistas Heróis da TV e X-Men. Um dos poucos personagens de cunho místico a fazer sucesso nas HQs( e o único da Marvel com série própria) contava com um quadro de personagens interessantes. Mesmo assim, Stephen parecia um personagem a parte do universo Marvel, não estando presente em grandes encontros de heróis como participa atualmente. No máximo que havia eram participações especiais em histórias e como membro do grupo Os Defensores.


Além de contar com inúmeros poderes místicos( encantamentos) sua principal arma é o Olho de Agamotto que possui poderes incríveis e que recentemente e brilhantemente Bendis explorou bem em New Avengers).
Dr. Estranho possui o dom de utilizar constantemente sua forma astral para não ser detectado.

Nos anos 80, várias histórias boas foram publicadas dentre elas a saga de Drácula aonde Estranho, Wong, Hannibal King e Blade ( sim, Blade, o Wesley Snipes antes de ser preso enquanto podia caminhar a luz do dia) se juntam para exterminar o Conde Drácula!!!
E o Dr. lança um feitiço tão poderoso que durante algum tempo, protegeu a Terra de qualquer forma de Vampiros. Foi legal o fato de ter exterminado os vampiros durante um tempo no universo marvel. Mas nada é para sempre e nem mesmo os feitiços do Mago Supremo, então logo os vampiros voltaram para o universo Marvel senão não teríamos mais aventuras com o Blade.



O fato de Dr. Estranho não se integrar muito aos demais grupos na década de 80 é pelo fato de que ele não é um super herói!!! Ele é um mago, tem uma missão e muitas obrigações mas ele não vai passar algumas horas em frente ao monitor de emergência. Isso era muito legal e coerente no personagem. Outro fato é que ele ficava muito mais interessante e misterioso sendo um personagem fora do eixo heroico para se trabalhar em edições mais adultas. Claro que como integrante do Universo Marvel, o Dr. Estranho teve sua cota de importância nas hqs. Ele exilou o Hulk pela primeira vez nos anos 80, quando nem se pensava em Planeta Hulk ou Iluminatti ( do qual o bom Dr fez parte, para se ter uma ideia de que ele só participa de coisa importante)


Sempre um apoio dando peso e consistência as histórias, como no caso dos filhos da Feiticeira Escarlate, da Guerra dos Espectros( com Quarteto Fantástico), da fase de inimigos "sobrenaturais" do Homem Aranha e em Vingadores A queda. Stephen é a referência em um universo Marvel sem muitos personagens místicos muito desenvolvidos( pois é, na Marvel nunca teremos uma Brigada dos Encapotados, para se ter uma idéia). Dr. Estranho aparece em situações emergenciais e já com a resposta ou o caminho para ela quando resolve agir.

Atualmente Dr. Estranho não era mais o Mago Supremo e há alguns anos tem lutado junto aos Novos Vingadores( por ter se culpado de não participar da Guerra Civil justamente por não ser um herói, foi a única coisa que não entendi e poderia ter se desenvolvido a questão: será que feiticeiros não-heróis deveriam se registrar ?), continua membro da sociedade secreta de heróis(Iluminatti) e de certa forma é um personagem que mesmo aparecendo como coadjuvante em alguma história é um sinal de que a coisa tá ficando sombria e séria!

Leituras recomendadas
Para quem quer ler boas histórias do Dr. Estranho, recomendo a série dehistórias que por aqui saiu em Marvel MAX com a origem recontada pelo J.M. Straczynsky e asclássicas Shamballa e Triunfo & Tormento na qual os doutores Estranho e Destino se unem para enfrentar Mefisto(essa foi relançada pela panini ano passado e está muito barata e com excelente qualidade)




Em outras mídias temos que o Dr. Estranho participou de um episódio de Homem Aranha e seus incríveis amigos e de um episódio duplo do desenho do Homem Aranha da década de 90 ( no qual eles enfrentam Mordo e Dormamu) seguido depois de diversas aparições em animações da Marvel.
E claro, muito antes disto, o Dr. Stephen teve um filme meio estranho que tem jeito de filme pornô( produção paupérrima para tal personagem, mesmo sendo um filme feito para a TV)


Porém recentemente foi divulgado que Dr. Estranho retornará aos cinemas e possivelmente interpretado pelo Johnny Depp ( sou mais o Liam Neeson).

[update]
No MCU ( o universo Marvel dos cinemas,iniciado com Iron Man de 2008,terá finalmente mostrado seu lado místico com a inserção de Dr. Estranho em um filme a estrear em Novembro de 2016. O ator escolhido para dar vida ao personagem foi  Bennedict Cummberbatch(O Sherlock da série da BBC)  e nestes dias saiu o primeiro trailer. vale lembrar que Estranho foi citado em Capitão América-Soldado Invernal, como seu alter ego, Stephen Strange, sendo considerado pela Hydra uma ameaça em potencial. Será que a ameaça citada pela Hydra seria em relação ao cirurgião ou ao mestre das artes místicas?



Porém a espera acabou e você já pode conferir o primeiro trailer de Dr. Estranho:




Mas é aguardar para ver, pois aí nem o Olho de Agamotto sabe o que pode acontecer!!!
Compartilhe este post: :

+ comentários + 2 comentários

13 de setembro de 2015 às 22:49

Eu já tive a edição original do Dr. Estranho e Dr. Destino em mãos, li quando criança e foi uma das histórias mais legais que já li, assim como todas as do Dr. Estranho, é realmente um personagem com histórias intrigantes. Pra quem quiser outras recomendações, eu recomendo... absolutamente todos os encontros do Dr. com o Homem-Aranha, são histórias que pegam todo aquele clima místico de um e a diversão das histórias de outros, tem uma mini-série dos dois chamada Febre, que retrata bem isso, onde coloca em questão coisas do tipo, a Aranha estava destinada a morder Peter? Por que ele? O nosso mundo é o reflexo do mundo astral ou é o contrário? Sendo uma coisa ou outra, qual o reflexo da aranha que mordeu o Parker no mundo astral? Qual a história da aranha, etc. são histórias bem interessantes de se ler.

E obrigado pela rcmendação, vou procurar esse Shamballa xD

27 de setembro de 2015 às 12:13

Oi Fragata, tudo bem?
Leia Shamballa, creio que vai gostar. O Dr. Estranho esteve meio apagado nos anos 90, mas os anos 80 e o novo século fizeram muito bem para o Dr.
Abraços.

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade