A história se passava em uma África aonde (segundo a propaganda) o mais inocente passava a perna na própria mãe. característica marcante de Jano. Ele sim, junto com Nelson Rodrigues mostra a vida como ela é!!! Ele retrata o pior de todos os lugares.Ambientes recheados de pobreza, drogas, falta de valores éticos,seja na sua pátria França ou África ( e até mesmo o Brasil que ele homenageou em 2000). Jano é um representante dos quadrinhos underground franceses, a BD Rock o quadrinho marginal francês.
A história mostra as tretas em que Keubla( um muambeiro nativo da Áfricae que toca bongô) e Kebra( um rato roqueiro que sai da França e vai tentar a sorte( ou azar) lá
Kebra já havia sido publicado no Brasil em curtas histórias no suplemento MAU da revista Animal nos anos 80.
O ambiente de Wallaye mostra personagens humanos mas com traços de animais( maioria ratos e pássaros) o que me lembrou o estilo de quadrinhos Disney. Mas claro que em uma versão para adultos, com cenas de consumo de drogas e em outras edições até mesmo sexo ( como mostra a figura abaixo).
Isso você não vê na Disney!!! |
Keubla e Kebra se encontram na história principal do álbum sendo que nas demais histórias predomina a participação de Keubla e seus amigos( se é que pode se usar esse termo)já que tem a sessão Keubla Comix com histórias curtas de vários personagens de Wallaye! Nunca mais tivemos outras aventuras desses dois personagens publicadas em terras tupiniquins( como muitos materiais da série Graphic Novel).
Tem até ação na história! Se liga no Molotov??? |
Ficou curioso pra ler? Corre pro sebo, se não tiver achado lá ou tiver com preguiça, baixa a revista no final da matéria!!!
Mas a propósito, o que significa Wallaye! ??? Trata-se de uma expressão equivalente a "Valha-me Alá!'
Se traduzíssemos e adaptássemos seria o bom e velho "Valha-me Deus!"
Aqui um quadrinho mudo mas que rendeu boas risadas,fora isso quando releio essa HQ depois de adolescente, entendi melhor as piadas.
Download da HQ aqui!
Dica: se já usar o C.B.R. para ler scans é só alterar a terminação do arquivo de .rar. para .cbr.
+ comentários + 2 comentários
arretada! comprei na época, mas terminei perdendo o exemplar...
Ainda mantenho a minha, mas nem abro mais, fico na versão cbr,rs.
pena que não veio mais material do Jano para o Brasil.
Postar um comentário