Bem, com a Band exibindo os filmes da série Star Wars agora no final de 2012,resolvi postar algo sobre a presença da série mais consagrada e cultuada do cinema, no mundo dos quadrinhos( e também a última matéria do ano no nosso recém criado blog). Nos anos 80, a Marvel Comics lançava as revistas que pertencessem ao seu universo de heróis convencional bem como se aventurava por outros ramos como séries japonesas e adaptações de sucessos do cinema como Planeta dos Macacos, Indiana Jones e Star Wars que é sobre o que iremos falar hoje. As histórias de Star Wars eram adaptações dos filmes ou então histórias que se passassem entre os filmes da trilogia original.
De qualquer forma não contavam para a cronologia da saga, ou seja, ainda não se usava o conceito de Universo Expandido que é a denominação dada anos depois as histórias de Star Wars fora dos filmes,( livros, hqs e até vídeogames). Ou seja, a Marvel Comics lançou o embrião do que viria a ser o Universo Expandido! Na época a visão era apenas a de proporcionar entretenimento para os fãs que quisessem ver mais aventuras daqueles personagens que cativaram multidões nos filmes.
As aventuras de Star Wars pela Marvel saíram aqui por duas editoras: Bloch e Abril. A Bloch lançou a adaptação de Ep. IV em um roteiro assinado por Roy Thomas( o papa da melhor fase de Conan , o Bárbaro) e desenhos de Howard Chaykin( na época em início de carreira e só me lembro do Darth Vader estilo samurai que ele desenhava). Uma raridade nos dias de hoje. E tem cenas que não haviam no filme original como o encontro de Jabba e Solo.
Vale lembrar também que é anos 80. Então as adaptações dos nomes é feita de forma esquisita, da mesma forma que se pronuncia então R2-D2= Artoo-dee-too e C3PO- Trepioo. Já achei a revista no Mercado Livre por R $ 120,00. Quem tem cara , $$$ e coragem? Não tá bem conservada não, pelo que vi nas fotos.
Pela editora Abril, as histórias saíram nas revistas do Hulk entre 1985 e 1987 com aventuras situadas entre ep. V e ep.VI. Abaixo, algumas cenas das histórias.
Apesar da má qualidade das histórias eu ainda caço esses exemplares por nostalgia.
Alguns anos depois as histórias passaram para a tutela da Dark Horse, uma editora especializada em adaptar personagens de cinema para os quadrinhos ( eles publicavam Robocop, Alien, dentre vários outros). A partir de então as histórias foram se encaixando na cronologia, e foi se formando o Universo Expandido(UE) de Star Wars. Os autores tinham liberdade criativa, desde que seguissem as recomendações da Lucas Films( para evitar qualquer bizarrice ou contradição).
As aventuras se passavam as vezes em fases longínquas da história que conhecíamos, indo para a origem dos Sith, milhares de anos anteriores batalha de Yavin( data referência nas aventuras de Star Wars) .
Antes que você ache que apenas as histórias são boas, mas nada de novo acontece nas HQs de SW, saiba que no comics acontece a minissérie União aonde Luke Skywalker casa-se com Mara Jade. Os futuros membros do clã Skywalker também são mostrados em hq. É no universo expandido que Chewbacca encontra seu fim.
Existem histórias dedicadas aos vilões como diversas minis de Darth Vader, Bobba Fett e General Grievous mostrando quão rico e diversificado é essa linha UE.
Aqui no Brasil, diversas editoras já tentaram publicar quadrinhos de SW: pandora Books(a preços exorbitantes), Ediouro( em uma série ótima com 12 edições embalada no sucesso de Ep. III) e Editora Online. A JBC também publicou os mangás de SW. Com certeza alguma outra editora vai voltar a lançar quadrinhos dessa galáxia muito, muito distante ainda mais quando estamos cada dia mais perto da chegada do Ep. VII (graças a Disney). Confira algumas capas logo abaixo:
Resumir essa edição através de uma breve explicação.
Padrão Pandora : preço salgado e edição fina,fina. Não tinha como dar certo.
A editora On line pegou 3 títulos superpopulares de SW e os lançou como uma única revista.
Infelizmente saiu de circulação a revista.
Os Eps. I, IV.V e VI foram adaptados para mangá e publicados pela JBC na época do Ep.II( em 2002). cada mangá estava dividido em 3 edições.
A Ediouro lançou na época do Ep. III histórias relacionadas ao filme como a mini do general Grievous e a mini Obsessão que era o prólogo do Episódio III- A Vingança dos Sith.
Publicaram UNião que conta o casamento de Luke Skywalker e Mara Jade e diversas aventuras dos caçadores de recompensas, dos X-Wings, dos cavaleiros da Velha República, dentre outros. Mas a Ediouro abandonou o barco na edição 12, quando já havia também passado mais a febre de SW decorrente do filme.
Postar um comentário