F

GRANDES COLEÇÕES, LOMBADAS MAIORES AINDA


Até hoje, temos coleções de lombada por todo canto e toda editora. Mesmo a Panini se rendeu e assumiu a coleção da Espada Selvagem de Conan. E no  meio de tanta coleção, haja lombada,parede e prateleira pra dar conta!!!

Tudo começou em 2013 quando a Salvat trouxe a maravilhosa Coleção de Graphic Novels ( mesmo sem ter graphic novels lá) ou a popular Salvat capa preta. Inicialmente com 60 edições, passou por mais duas expansões: a segunda era com mais 20 edições pós cerco e 40 clássicas ( material dos anos 60 e 70); já a última expansão só teve 15 edições quando a Salvat cancelou a linha de gibis, prosseguindo futuramente só com TEX GOLD.

Bem, nesse caminho tivemos a Salvat Vermelha com suas 100 edições, a do Homem Aranha com 40 publicadas ( vítima do súbito cancelamento que deixou galera na mão), a TEX GOLD  com 40 também( que quase cancela, mas a editora voltou atrás). Na Eaglemoss, tivemos as da DC que formavam o desenho maravilhoso do Alex Ross com o símbolo anterior da DC; Na Deagostini, tivemos Star Wars compilando todos os quadrinhos Legends( a fase anterior a compra de SW pela Disney), O Príncipe Valente ainda em andamento, junto a Lenda do Batman e Magic( ambas também em andamento); Panini assumiu a coleção da Espada Selvagem de Conan clássica, empolgada com o lançamento das novas histórias e até agora vai bem já que ainda está na fase áurea da revista.

Não vamos esquecer das minicoleções que brilharam:
As de capa azul com box pela Salvat - Vingadores por Busiek/Perez, Thor de Walter Simonson e Capitão América de Mark Waid
 E as de teste como Vingadores, Arquivos Marvel e a Coleção Os maiores Vilões com apenas duas edições publicadas ( eram para ser 6)

Mas disso tudo, o que podemos dizer que vai ser raro e tem sua importância no mercado de quadrinhos. Tirando o fato do gosto, que é algo pessoal, vamos analisar cada uma delas rapidamente:

Salvat Capa preta


A pioneira no mercado. Boa aceitação e material bem fácil de encontrar. Poucas realmente difíceis de adquirir, tendo ampla aceitação e sendo uma coleção bem realizada. Um detalhe é que quando saia nas bancas era fora de ordem. Quando colocava na estante fez todo o sentido a numeração ao organizar os desenhos que vinham seguindo fases cronológicas da editora, algo que nas outras não foi seguido.


Salvat Capa vermelha


Essa veio seguindo a capa preta e sua proposta era sempre trazer uma história importante de algum personagem. as vezes material inédito, as vezes dispensável porém sempre nos ensinando a julgar um livro pela capa ( olha a edição da Vespa com uma das maiores histórias dos vingadores). Durou 100 edições, sendo algumas difíceis de encontrar fora da loja virtual.
Nos grupos fácil encontrar as 20 primeiras.

Salvat Coleção de Supervilões


Foi uma coleção de teste, porém quando a Salvat cancelou tudo, a número 2 saiu em algumas bancas com a HQ Guerra magnética, focando no Magneto. Mas os outros vilões não chegaram nem a serem impressos. Difícil pois nem chegou a ser oficialmente lançada, sendo fase teste.

Salvat Homem Aranha


Polêmica quanto a qualidade das histórias publicadas. cada fã tem sua lista,mas parece que o que importou aqui foi " o que a panini já traduziu"? pois o Aranha que tem história pra encher essa coleção ficou com títulos duvidosos aqui. Pior pe que Carnificina Total seria os volumes 41 e 42....mas cancelaram. Acha-se com certa facilidade.

Salvat TEX GOLD


O ranger mais querido das hqs tem diversas publicações no país, e nenhuma que fique cancelada muito tempo. Tex mensal, Tex colorida, Tex em cores, Tex Coleção, Almanaque Tex, Platinum, anual, gigante e ainda ganhou a GOLD. Aqui vale muito a coleção se você devora páginas e é alucinado por leitura. Cada edição tem histórias que chegam perto ( se não passarem) de 200 páginas. Histórias completas, fechadas, sem cronologia e super bem desenhadas e escritas , visto que foram publicadas em edições especiais originalmente.
Dá pra achar, mas não ache que dá pra encontrar de 15 contos não. pelo menos não ainda.

Salvat trinca azul




Vingadores, Thor e Capitão América foram agraciados com suas fases icônicas pré-ano 2000.  Cada coleção em 3 edições tijolão, venda exclusiva no site e uma caixa box exclusiva que quase sempre vinha rasgada e encheu a Salvat de reclamações. Só na loja...quando alguém vende para se desfazer  é a coleção toda.

Mas bora ao que interessa: as histórias!!!

Vingadores- Kurt Busiek e George Perez colocaram os Vingadores numa posição boa, que há muitos anos não víamos, e sim, se há um nome a ser citado em Vingadores antes de Bendis, é o da dupla Busiek-Perez. Aqui vai apenas as histórias da dupla, já que o Pérez saiu e o Busiek ficou ainda mais um ano.

Capitão América - A fase de Mark Waid é ação direta do capitão América no mundo marvel. Não é tão pé no chão quanto a fase Brubaker mas faz a galera se divertir muito mesmo.

Thor- Walter Simonson escreveu a maior fase do personagem nórdico e revolucionou os quadrinhos dos anos 80 com essa fase que aqui sempre é procurada por fãs de quadrinhos. A Salvat preta publicou o primeiro arco, mas aqui você vai ver o Thor barbudo, amaldiçoado por Hela, quebrado pelos inimigos, o sapo Thor, a chegada de Kurse, a saga de Surtur,etc. Só material até hoje referenciado em Thor.


DeAgostini - Star Wars


Todos os quadrinhos Star Wars antes da marvel reassumir a publicação compiladas aqui. Muito material inédito no país, saiu aqui e essa é na minha opinião uma das mais difíceis de encontrar pois quem tem só vende toda. a tiragem foi reduzindo cada vez mais perto do fim Muitas editoras tentaram publicar SW no Brasil e todas naufragaram. Aqui você tem a oportunidade de ter uma coleção padronizada e com muito material inédito como já disse antes.

Deagostini - Lenda do Batman


Em parceria com a Eaglemoss essa coleção vem com diversas histórias do Batman e em suas 70 edições trouxe até agora histórias de antes dos novos 52,posterior e enfim é melhor não se apegar muito já que não tem ordem cronológica aqui.

DAagostini - Príncipe Valente

Clássico das HQs, cada volume com um ano de publicações. O estilo é datado mas a arte é linda, recomendado se você gostar do personagem, que aqui eu conheço poucos. Tem um tamanho diferenciado.

DeAgostini - Magic the Gathering
Muito indicado aos fãs do consagrado jogo de cartas Magic, para conhecer melhor o Multiverso. A arte é bem bonita e estava saindo com boa aceitação, o que me surpreendi, acho que por não jogar.

Eaglemoss - Coleção  DC graphic novels 


A edição que ficou conhecida como " apenas..." e um valor exorbitante para um gibi de poucas páginas comparado a suas primas da Salvat e DeAgostini. Muito material da DC e recomendado. perdeu muito público mas seguiu firmemente e tá aí disponível para venda até hoje. E quando tem promoção, todos pegam.

Eaglemoss -  Sagas Definitivas DC

A Eaglemoss normal já é cara, mas a Coleção Sagas Definitivas DC é mais ainda!!! Porém você vai ter acesso a edições esgotadas na Panini como Crise nas Infinitas Terras, Crise Infinita, O Dia mais Claro, Legado ( que aqui saiu muito despercebido essa "Marvels" da DC). Quando tem promoção, todos pegam também. Ou não. Afinal, 140 pilas...


Os Vingadores



Essa saiu em poucas cidades (fase de teste). Mas mesmo nessa fase, acabou dando um tempo e não tem sinais de que vai ser publicada. Na sua lista, muito material recente já publicado em Salvat ou Panini ou histórias dispensáveis da equipe.


PANINI- COLEÇÃO A ESPADA SELVAGEM DE CONAN




Essa coleção iria ser publicada  pela Salvat que chegou até a realizar assinaturas na Comic Con xp 2018 mas pouco tempo depois abandonou a ideia. Até que em agosto de 2019 com o lançamento de Conan, o Bárbaro e a nova espada Selvagem de Conan, a Panini se interessasse em dar continuidade a esta coleção reabrindo o sistema de assinaturas, enviando para bancas e vendendo pelo seu site. Tem um tamanho diferenciado, é em preto e branco, papel offset mas o preço não ajuda por ser uma oncinha( sim, 50  biroliros). A previsão é de 75 edições, bora torcer pra terminar completinha.


E aí, qual das coleções listadas tem interessa ou você acha a melhor? Qual a mais difícil? Comentem!!!
Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade