F

Cinema Pipoca e um copo de Coca # 23- Guerra Civil com spoillers


O terceiro filme do Capitão América com certeza já é o favorito de muitos fãs que assistiram. E agora vamos comentar aqui sobre o filme com mais detalhes que entregam a história. Se por acaso você não quiser ser spoillerizado, CLIQUE AQUI  para ler uma crítica sem spoillers.

O filme em si pecou no fato que acompanha muitos filmes de super heróis ultimamente,o título.  Na verdade este filme deveria se chamar, Capitão América _ Soldado Invernal parte 2 ( ou Tempo Esgotado que é a história em que continua a HQ após Winter Soldier). O nome Guerra Civil assim como outros títulos usados em filmes Marvel não condiz com a história do filme. Claro que ninguém buscava uma adaptação fidedigna, mas é fato que a polêmica sobre o registro apenas gera motivação para a luta entre os super heróis. Ficou bom o ponto de vista de cada um sobre a polêmica Lei de Registro? Sim,claro. Mas poderia ter feito mais? Sim, poderiam mas também poderia ficar chato num tempo de filme( quase 2 horas e meia)  aonde o público quer diversão principalmente. Dentro da proposta e do público, foi satisfatório ficando bem claro que o principal é continuar o filme anterior,ou seja, a trama do Soldado Invernal.

Muito se falava sobre o capitão América morrer assassinado por Ossos Cruzados,o que acontece nas HQs. E aí é ponto a mais para os Russo: Nos primeiros dez minutos do filme, o capitão e seus Novos Vingadores enfrentam o vilão que se mata detonando uma bomba. Extinguiu a possibilidade levantada pelos fãs e deixou a partir daí muita gente com sensação de que se abandonasse a teoria do Ossos matar o protagonista.

Ponto a menos para os Russo. A luta contra Ossos Cruzados lembra o embate entre Rogers e Batroc no filme anterior. Um dos problemas que os irmãos diretores deste filme tem é de usarem os vilões do Capitão América ( sejam eles fodas ou não) e queimarem os caras muito rápido. Praticamente desde que assumiram a franquia tivemos Batroc, Ossos Cruzados e uma versão mais próxima de Arnim Zola, mas que não ficaram em vídeo mais do que cinco ou até dez minutos.

A morte de Ossos gerou a morte de vários civis na cidade de Lagos(inclusive crianças,uma alusão a HQ que explode uma escola, aqui suavizaram óbvio), por conta de uma falha da Feiticeira Escarlate que levantou o vilão enquanto ele se explodia,mas não levantou o suficiente. E daí, todas as destruições causadas nos filmes de Heróis são mostradas e retornam a discussão, tais como Sokovia,Wakanda e a batalha de Nova Iorque. lembraram dessas que foram as piores, mas praticamente em todo filme Marvel tem uma puta cena de destruição aonde a gente sabe que há civis. Seria uma maneira legal se lembrar da briga no Harlem( Incrível Hulk),os ataques do Extremis (Homem de Ferro 3). Afinal todos estes eventos estariam na categoria da batalha de Nova Iorque, a qual eles, os Vingadores, não tiveram culpa. Na verdade os heróis só seriam responsabilizados mesmo por Wakanda ( Hulk vs Iron Man) e Sokovia ( quem criou Ultron hein????)



Temos o confronto de ideias entre Rogers e Stark, vendo para qual lado, cada membro dos Vingadores vai. Tony se sente responsabilizado por uma vítima de Sokovia,o qual ficou sabendo da morte por conta da mão da vítima que o interpelou( como na HQ também,referências). Já Rogers que é contra assinar, se sente ainda mais motivado após a morte de sua amada Peggy Carter( sim, ela morre neste filme) que segundo o discurso de sua sobrinha Sharon( que apareceu no filme anterior mas sem se identificar) você deve acreditar naquilo que acha certo. Porém o registro só é abordado de novo quando Rogers se encontra detido por tentar ajudar Bucky e Stark alega mais motivos para defender a atitude do governo porém sem sucesso. Depois daí,nem se fala mais em registro durante o resto do filme.

O filme se concentra bem na busca por Bucky e em como o vilão Zemo quer alcança-lo para tingir seus objetivos. Não ouso chamar Zemo de Barão Zemo pois este personagem do filme apesar de aos poucos ser uma incógnita que vai se revelando e mostrando como elaborou um plano para destruir/desarticular os Vingadores nao deveria ter sido usado com este fim. Que fosse Alexsander Lukin o russo que manipula o Soldado Invernal na HQ. Mas não um vilão que poderia de fato, ter suas origens ligadas de forma maior ao passado de Steve Rogers.

Zemo não é o vilão que esperamos e que substituirá o Caveira Vermelha. Se você achou forçado Lex Luthor em Bvs, achará Zemo um pouco mais pé no chão, mas não quer dizer que você gostará dele como personagem. Temos uma luz no final do túnel quando chegamos ao fim do filme e dá pra perceber uma promessa de retorno do personagem.

O Pantera Negra estreia em grande estilo no MCU e sua origem é rápida e ligada aos eventos de terrorismo do Soldado invernal.  Não mesmo. Isso não foi a origem do Pantera Negra. Aqui foi quando T'Challa assumiu o uniforme. provavelmente no filme solo dele, falarão mais do Pantera Negra que é uma tradição passada de pai para filho, tipo o Fantasma.

Homem Aranha não terá filme de origem no MCU e isso é ótimo, pois não aguento mais ver origem do Parker. tom Holland funciona como Peter e como Homem Aranha, mas nele repousa também um certo ponto negativo do filme: Todos queriam ver o Homem Aranha, como ele reagiria no filme ao registro e tals. mas só tivemos como ele se relacionou com Tony Stark,
Podem até dizer que Peter foi a favor do registro pois esteve no Team Iron Man,mas é uma contradição grande quando ele não quer que ninguém saiba sua identidade secreta por medo de que sua Tia MILF May ( espetacular a Marisa Tomei). Muito contraditório e o filme não dá pistas nem argumentos que validem alguém dizer que Tony convenceu o Peter. Ele comprou o Aranha com um uniforme bacana e pronto. Só isso. Esse filme não é para ninguém pensar mesmo.

Os confrontos foram espetaculares e claro, personagens de brilho menor mas com cenas colossais. Homem Formiga agradou geral e a estratégia do team Cap de desequilibrar  uma balança que estava contra eles usando a Wanda  e usando as surpresas que tinham,foi fantástico. Não é spoiller mas team cap venceu e  da maneira mais real: alguns tiveram que perder. Neste confronto o que estava em jogo era a fuga de Capitão e Bucky que tinham de ir atrás de Zemo impedir que ele encontrasse outros Soldados Invernais não é? E sério, uma equipe do capitão América  ganhando 100% não combina ainda mais quando do outro lado tem dois Homens de Ferro, um Visão e um pantera negra mais um Homem Aranha ( que ficou espetacular e o legal é que ele é iniciante etão tem vontade, você torce pra ele mas dá muita bola fora).

E a Viúva? Ela fez o lado vira casaca e o filme deu sinais que isso aconteceria o tempo todo mas a gente ignorou. Viúva Negra continua sendo até agora a maior heroína dos cinemas. E isso num mundo aonde temos uma Mulher Maravilha nas telonas.

O encontro entre Zemo ,Capitão,Bucky e Homem de Ferro( que como sempre, se toca que fez merda e volta atrás para remendar os erros do passado) é a cereja que cria o principal combate, o mais esperado: Steve Rogers vs Tony Stark. Tony pira quando descobre que Bucky matou Howard e Maria Stark,seus pais. Daí temos o confronto em que acho que todo mundo ficou meio bipolar ora torcendo por um, por outro e por outro de novo,rs.
O ataque de vingança justificada do Stark gera o momento mais esperado e funciona de uma maneira que após a luta ninguém mais vai bater tapinha nas costas e ficar feliz. É (por enquanto) o fim da amizade entre Tony e Steve.

A cena final é marcante. Praticamente teremos Tony com os Vingadores que ficaram ao seu lado, não se sabe sobre o Rhodes que ficou com certa paralisia após a luta do aeroporto(parecia que ele morria, mas não o único morto é o Mercúrio mesmo) mas se recupera mais ou menos ao final do filme  enquanto que o Steve Rogers, agora sem ser mais o Capitão América,usando uma roupa preta(leitores de hq só digo uma coisa: Capitão) resgata o seu time ficando asilado em Wakanda, aonde Bucky também está,optando por uma câmara para hibernar pois tem receio de ser usado pela Hydra ainda.

Assim o filme termina com mais uma cena extra aonde Peter Parker volta pra casa e aciona seu sinal Aranha.

O filme em si poderia ter levado mais o espectador a pensar sobre direitos civis, principalmente em um mundo tão polarizado quanto o atual,  tem seus furos que são os mínimos aceitáveis e mesmo assim,se redime de qualquer falha ao trabalhar tao bem seus personagens em um filme longo que não se torna cansativo de maneira alguma.
Reafirmamos que esse merece nota máxima já sendo um dos maiores filmes da Marvel ( confira o nosso ranking dos filmes Marvel AQUI)














Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade