F

Perfil HQ 11- Arqueiro Verde (fase 1941-2011)



Já começo deixando claro que não será uma única matéria sobre o Arqueiro Verde e sim três, abrangendo  suas antiga e nova versão nas hqs(Novos  52).

 Hoje falamos do coroa de antes de The New 52,o bom e velho Oliver Queen de cavanhaque e impulsivo e com estilo Errol Flynn. Saudosismo a parte, o mais foda.


Oliver Queen é um herói urbano que mesmo sendo mais velho do que os outros heróis em geral,tem um bom treinamento e assim como Batman se garante no combate ao crime. A diferença entre ele e o homem-morcego é que  Oliver Queen não teve nenhuma grande tragédia pessoal que o impeliu a se tornar herói, daí que ele é um personagem que vive de bem com a vida, sem traumas e nem mimimi algum de fase dark e todas aquelas coisas que o povo adora no Batman, mas em outro personagem ficaria chato. Sua vida social e heróica são divertidas sendo encaradas como uma grandiosa aventura. Ou seja, ele lembra muito a versão cinematográfica de  um certo herói enlatado da Marvel Comics...porém aos poucos o leitor vai ver que Oliver foi muito mais bem trabalhado ao longo de sua carreira que já tem mais de 60 anos!!!

Desde seu surgimento, em More Fun Comics 73, o bilionário Oliver Queen patrulhava as ruas de Star City junto a seu parceiro Ricardito( futuramente Arsenal e Arqueiro Vermelho e Speedy no original). Seu visual inicial era esse da imagem abaixo sendo que o tradicional cavanhaque surgiu na década de 70.




Nos anos 60, Ollie deixou sua fortuna de lado e se tornou um herói das ruas e começou a ganhar mais destaque nas publicações infanto juvenis, sendo o primeiro novo integrante da Liga da Justiça desde a formação da equipe( ou seja, é o primeiro membro não-fundador).

Nos anos 70 aconteceu uma de suas fases mais elogiadas: o heroísmo social protagonizado por Arqueiro Verde e Lanterna Verde em uma jornada pelos EUA e combatendo inimigos como drogas, álcool e outras  injustiças sociais. Pode parecer chato tudo isso para um quadrinho de super herói, mas acredite , ficou muito bom esse material escrito por Denny O'neil e desenhado por Neal Adams e é um clássico hoje em dia.
Essa fase foi conhecida pr mostrar o parceiro de Oliver, o Ricardito tendo problemas em se livrar das drogas e forçando o Arqueiro Verde a agir de forma enérgica com seu parceiro mirim. A fase de Neal Adams realmente foi uma fase com diferenciais em relação a outras histórias publicadas na época.   


O Arqueiro agia junto a LJA sendo mais presente do que o Batman na equipe. Para muitos escritores, o Arqueiro é considerado um personagem mais fácil de se trabalhar por ser mais humano do que o Batman, um exemplo é Brad Meltzer que em Crise de Identidade declarou gostar de focar mais a história em Oliver do que em Bruce ao contrário dos planos originais.

Nos anos 80 deixou de lado seu visual de Robin Hood adotando um capuz e suas histórias solo aqui no Brasil saíram na revista Os Caçadores, que reunia as histórias dos vigilantes da DC e era homônima desta grande saga urbana da DC Comics..

Ainda nos anos 80 sua aparição mais importante sem dúvida foi em O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller aonde a história se passa em um futuro sombrio aonde Batman se aposentou e Superman é o único herói em atividade e que por algum motivo arrancou um braço do Arqueiro Verde. Oliver é o único herói que aparece e tem seu momento de desforra contra Superman dando uma ajuda ao Bruce disparando uma flecha de Kryptonita.


Mas os anos 90 não foram tão bons para o herói da segunda metade em diante. Apenas pequenas participações em algumas histórias da editora( como em Bruce Wayne: A busca na época da Queda do Morcego), ganhando um novo fôlego apenas após a Zero Hora( ou não, já que depois de algumas edições de sua nova série, Oliver morreria passando o arco para seu filho "recém -descoberto" Connor Hawk, que se tornaria  o 2º Arqueiro Verde.

A morte de Ollie foi na onda dos "grandes eventos" dos anos 90 que chamariam bastante atenção. A participação do Superman na época era um indício de que Ollie teria seu braço arrancado pelo azulão ( como Miller disse que aconteceria em TDK) mas felizmente nada disso aconteceu e Oliver morreu na explosão de um helicóptero no qual estava com seu braço preso e como a única opção de fuga seria arrancando o braço, ele preferiu morrer.

Connor Hawk foi Arqueiro Verde durante anos nas HQs e mesmo após o pai retornar da terra dos pés juntos, manteve o título de Arqueiro Verde e passou a agir em alguns momentos solo, outros com o seu pai e a editora ficou com dois heróis sendo chamados pelo mesmo nome. O que não era novidade, vide a quantidade de Lanternas Verdes na editora. Mas havia um segredo  do sr. Queen sobre o seu filho...


Sempre se pensou que Oliver Queen tinha feito um filho e nunca soube,o encontrando anos depois. Oliver não é perfeito, é um ser humano e com falhas como qualquer pessoa. Tanto que acabou revelando que ele na verdade abandonou Connor ainda bebê por ser um vida loka e não estar pronto para assumir tal responsabilidade como pai na época. Porém isso o marcou e se tornou super protetor quanto a Connor reconhecendo sua falha do passado.


O Arqueiro voltou a atividade em O espírito da Flecha ( o retorno do título Green Arrow) sob roteiros de Kevin Smith um dos maiores nerds quadrinheiros que já vi e que quando escreve algum herói faz realmente um serviço que preste apesar de ser meio enrolado com prazos ( daqui uns dias vai ter matéria sobre ele aqui). Na história citada,  Oliver retorna dos mortos de uma maneira esquisita porém lendo parece aceitável(foda-se, nunca deveriam ter matado o Oliver naquela explosão mesmo).

As histórias seguintes foram as melhores que já vi do herói ( talvez até por que a Panini ao contrário da Abril, sabia como publicar os personagens DC),sempre saindo em especiais até encontrar lar fixo na revista Superman & Batman.

Na sua série mensal escrita por Judd Winnick, o herói praticamente montou um time de trabalho que incluia seu filho Connor, a nova Ricardita e um ou outro convidado especial.


Falando em Ricardita, essa personagem tinha um drama particular. Oliver aceitou uma parceira no combate ao crime( além do Connor que ficou ao seu lado como jádito). A nova Ricardita é portadora de HIV e trouxe aquela característica social do Arqueiro mesmo que depois não se tenha mais trabalhado essa questão da Mia.

O título do Arqueiro mudaria de nome para Green Arrow/Black Canary após o casamento desses dois personagens que durou até pouco tempo depois dos tristes eventos mostrados em Clamor e Jutiça aonde a filha de Roy, morre em um ataque terrorista causado pelo vilão Prometheus, no qual Ollie mata o vilão a sangue-frio e enfrenta a LJA, é preso, julgado e considerado inocente, porém é exilado de Star City. E sua identidade secreta foi pro espaço também.



Oliver é tão foda que com a Liga apanhando pro Exterminador ele não teve dúvidas e surpreendeu: tacou uma flecha no olho já cego do Slade Wilson, conquistando um inimigo pra sempre.





Casamento com a Canário Negro
Essa longa relação de tapas, beijos ( e chifres por parte de Oliver) finalmente terminou em casamento e colocando Oliver no hall dos homens sérios( ou não).

Houve um grande atentado a várias cidades, incluindo Star Citty e nisso a filha de Roy( o Arqueiro Vermelho) morreu esmagada. Oliver tinha a garota como sua neta (pois Roy é como seu filho) caçou o responsável pelo crime, o vilão Prometheus.

Mas ele fez o que muitos fora do universo de super heróis fariam. Fez o que o Batman não fez quando Jason Todd morreu.
Ele não só caçou Prometheus como o assassinou pelo crime cometido. Foi preso, julgado e inocentado com a condição de ser persona non-grata em Star Citty.



Leitura essencial do Arqueiro Verde


  • Os caçadores (editora Abril em 1989 e pela Coleção DC Eaglemoss em breve)
  • Arqueiro Verde/Lanterna Verde por Neal Adams( 2006 Panini)
  • O espírito da Flecha( Arqueiro Verde 1-8, Panini 2002/2003)
  • Arqueiro Verde- Ano Um(2010)
  • Crise de Identidade (2005)
  • Liga da Justiça- Clamor e Justiça(2009)


Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade