F

Naftalina HQ #13 Marvel MAX



Em 2003 a panini estava se consolidando e finalmente chegando a uma certa estabilidade na publicação de HQs aqui no Brasil. para quem não sabe, a Panini assumiu a venda e distribuição dos títulos Marvel após romper coma Editora Abril que publicava seus títulos desde os anos 70.

Naquela época uma linha de hqs da Marvel estava fazendo a cabeça e trazendo curiosidade para leitores. Era a linha MAX com histórias mais adultas do universo Marvel. E a Panini havia dado uma amostra deste tipo de publicação coma publicação em Paladinos Marvel de Fury MAX, uma pequena mini que  contava as aventuras de Nick Fury, um cara de guerra que se sentia desolado por estar em um mundo pacífico e consegue encarar uma ameaça de nível nuclear de uma hora pra outra.

Essa história escrita pelo Garth Ennis, recém chegado a casa Marvel e mandando bem com seu Justiceiro de outra linha , Marvel Knights, convenceu e o público queria mais. Daí em setembro de 2003 chegava a primeira edição da revista Marvel MAX em formato americano, papel pisa britte e 75 páginas por módicos R$ 4,50.



As histórias destes primeiros arcos não me agradaram em nada. Vinha Viúva Negra ( não a Romanoff, e sim a sua substituta) Cage, inaugurando o visual rapper do herói de aluguel e Alias. que para quem não se liga, é a série que traz a personagem da série AKA Jessica Jones. Não que as histórias fossem ruins,(viúva era ruim), Alias não tinha gostado ( e o público adorou) e Cage era talvez a melhor coisa, mas aí eu tava nivelando por baixo.
A melhora veio a partir da edição 6 em diante com Poder Supremo, a melhor série escrita pelo J Michael Straczyinsky em sua estada pela Marvel mostrando uma releitura de Esquadrão Supremo, o grupo Marvel que imita a LJA.

Outras séries se seguiram como a ótima Thor Vikings, minis feitas entre um hiato e outro de Poder Supremo, Shanna de Frank Cho(versão censurada), a nova origem do Dr. Estranho, Heróis sem Poderes, Tiros na Noite, Esquadrão Supremo, 1985, Marvel Zombies e outras.

Muita coisa boa veio. E muita coisa ruim também. Inegável que se eu comparar a linha MAX da Marvel com a linha adulta da DC, a Vertigo, a pioneira Vertigo ganha em ermos de qualidade por título. a Marvel MAX passou a trazer então histórias do selo Marvel Knights e lá mesmo nos EUA o selo foi se desgastando e acabou se sustentando em Punisher MAX ( o mote para o filme Zona de Guerra - Justiceiro) e uma ou outra mini que aqui saia em MAX mas nos EUA era com certeza adequada para leitores infanto juvenis. Ou seja, mais de 70% do material exibido aqui não era tão da linha MAX e a linha MAX não era também tão ousada na maioria dos títulos.

Marvel MAX durou cerca de 81 edições aqui no Brasil(encerrou em 2010), passando por uma mudança importante na edição 40 na qual a revista passou a ter 100 páginas ao invés de apenas 75. E Marvel MAX foi usada como modelo para os demais títulos Panini quando em um aumento do preço de papel e custos de impressão, a Panini enxugou o número de títulos e condensou alguns, formando novos títulos, deixando títulos de 52 páginas ( a chamada linha econômica da editora) com 75 páginas.

Deixo aqui meu Top de 10 histórias que foram publicadas em Marvel MAX e merecem sair em encadernados

1) Thor Vikings
Uma história com o Thor sendo um guerreiro n´´ordico finalmente. Violência, Vingadores derrotados e uma maldição ancestral que nem Thor pode deter se não trouxer um time retirado de vários períodos do tempo. participação especial do Dr. Estranho.

2) 1985
Os vilões Marvel de 1985 vem para o universo da gente e apenas um garoto e seu pai podem impedir os planos dos vilões.

3) Poder Supremo
A versão Liga da Justiça da Marvel Comics. Acho que se a Marvel partisse na frente e lançasse um filme por pior que fosse de Poder Supremo, a DC receberia um golpe de misericórdia. e digo isso sendo fã da DC. Então é sério!!!

4) Nova Onda
Um grupo não convencional em histórias não convencionais.
Muitas referências ao universo Marvel. Doze histórias que ou você ama ou odeia.

5) Marvel Zumbis
A franquia que fez um sucesso inesperado reinaugurando o gênero Marvel Terror.

6) Justiceiro MAX
Apesar de nem toda fase MAX ter saído aqui, Justiceiro virou carro chefe após o fim ( ou melhor, cancelamento) de Esquadrão Supremo.

7) Falcão Noturno
Uma versão Batman no universo MAX, história bem divertida não sacal.

8) Justiceiro Nascido para Matar
Os primeiros dias de Frank Castle no Vietnã e o surgimento da personalidade do Justiceiro.

9) Hellstorm

Uma história em quatro partes com o Filho de Satã. Não é um primor mas coloquei na lista por que curto o personagem desde quando era exibido na Abril.
10 ) Cavaleiro Fantasma
A origem de uma versão anterior a do Motoqueiro e que vimos no primeiro filme do personagem.

Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade