F

Presidentes nos Quadrinhos!!!



Neste dia  26  de Outubro vamos escolher os representantes do país para presidente  caso você já vote, é claro. Mas a  política que nos separa de sua participação através da idade, é algo bem recorrente nos quadrinhos. Sim, há espaço para política nos quadrinhos e em um tom bem mais profundo do que se possa imaginar. Grandes obras de HQ tem um fundo político e que atrai muitos leitores consequentemente pelo apelo mais adulto que esse tema gera.

Iremos falar então de alguns títulos da nona arte em que temos a participação ou uma certa importância da política nos últimos anos mas sem esquecer os clássicos dos quadrinhos que se valem da política para critica-la conscientizando e debatendo polêmicas com seu público leitor.

Marvel anti-Bush
Sim, a Marvel Comics na década passada tinha um contexto político bem profundo em suas tramas e isso se deve a críticas ao governo de George W Bush ao qual a Marvel claramente nunca foi muito fã.
Na década passada, pegamos o Capitão América que praticamente deixou de ser um bom soldado seguidor de normas dos EUA para lutar pela liberdade, fato visto em Civil War.
Outra menção a Bush é quando o Justiceiro invade a casa Branca e nas sombras ameaça o então presidente caso o mesmo volte a lhe atrapalhar.






Mais uma menção é em Guerra Secreta na qual Nick Fury trai o governo americano pelo fato do mesmo estar conivente com a Latvéria que vem financiando vilões e colocando vidas em risco.

Claro que não vamos esquecer também o clássico confronto entre Capitão América e Ronald Reagan (transformado em uma cobra) e quando o Capitão América descobre a traição de Richard Nixon que se suicida na frente do herói gerando em Steve Rogers uma crise de consciência chegando a repensar seu papel como Sentinela da Liberdade.




A DC Comics foi mais sucinta em sua possível crítica a presidencia de Bush. Colocaram apenas o Lex Luthor para ser presidente dos EUA no Ubiverso DC.  Trama que durou quase 4 anos nas revistas de linha da editora. Se ele se reelegesse seria muita bandeira também né?

Falando em Nixon, a clássica Watchmen ( escrita pelo mestre Alan Moore)se passa em um mundo aonde o presidente dos EUA é Richard Nixon isso ocorre devido a realidade dos heróis , principalmente o Dr. Manhattan que fez com que a Guerra Fria terminasse mais cedo tornando os EUA vencedores praticamente.

V de Vingança também se passa com uma trama política bem profunda , mostrando uma Inglaterra totalitarista em que um rebelde mascarado incita e desperta a visão crítica de toda uma nação. Um clássico absoluto, V de Vingança deve sempre ser lido, relido e até aplicado como literatura obrigatória nas escolas como conscientização política.

EX Machina conta a história de um ex-super herói que assume a prefeitura de Nova Iorque com histórias situadas no passado do personagem e em seu presente no jogo de poder.


Mas a melhor história de todas é O que Aconteceria se O Capitão América fosse leito Presidente dos EUA, que mostra o Steve Rogers aceitando uma proposta quefora feita a ele nasHQs( claro) mas que ele declinou. Na história, Steve traz grandes avanços ao país mas ao salvar uma república na centro américa, acaba caindo nos planos do Caveira Vermelha que pretende dominar o mundo e o Capitão América morre em um combate decisivo com seu grande inimigo. Impagável a cena do Homem Aranha falando ao Jameson que ele poderia ser o vice-presidente da chapa do Sentinela da Liberdade.
Aqui essa história foi publicada em Capitão América 78 de 1986.



Alguns anos atrás após a eleição de Barack Obama veio a história do encontro do presidente dos EUA com o amigão da vizinhança em uma história curta e que a panini antecipou logo por aqui.


Seja lá em quem você for votar, nos quadrinhos e na vida real eleição é coisa séria.

Mas sabiam que Lula já apareceu também na Marvel???
Saca aí para encerrar a matéria, ele ali atrás do Dr. Destino ( achei meio nada a ver, mas a Marvel Comics confirmou ser o "companheiro".


Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade