F

Filmes Marvel & DC #02 - Cronologia X-Men



Tenho pensado nisso há um tempo. Já que o fela  da puta do Bryan Singer não vai mesmo publicar nada esclarecendo sobre as dúvidas da franquia X-Men que foram acumulando, resolvi passar o tempo colocando em ordem a cronologia dos fatos mutantes ( desconsiderando Os Dias de Um Futuro Esquecido , ok?) Vou considerar e encaixar na cronologia apenas os cinco ou seis se considerarmos o Imortal ( que não morre no final)

Legendas: XM: X-Men O filme
                X2- X-Men 2
                X3- : X-Men O Confronto Final
                XWV: X-Men Origens
                XFC: First Class
                WV: Wolverine Imortal
               XMDFE: X-Men Dias de um Futuro Esquecido

O Início de tudo:
[XWV]EUA, há muito tempo atrás, provavelmente século XVIII.
O jovem James Howlett que viveu doente durante vários anos, manifesta garras embutidas em seu antebraço após ver o homem que considerava ser seu pai, ser morto pelo seu pai biológico( o qual em um acesso de fúria acaba matando) que é um empregado da fazenda na qual mora. De uma vez, ele descobre a verdade sobre o pai e conseqüentemente que é irmão de Victor Creed, filho do tal funcionário. Os dois fazem uma promessa de viverem juntos e partem para o mundo, participando das várias guerras que aconteceram nos anos subsequentes...



[XM / XFC]Polônia 1944 - Erik Lensher( provavelmente 14 anos no máximo) manifesta pela primeira vez
seus poderes em um campo de concentração em Auschwitz e isso chama atenção de Sebastian Shaw, um mutante infiltrado entre os nazistas que tem planos próprios de dominação mundial.

[ XFC]Ao mesmo tempo em Salem Center nos EUA, Charles Xavier ( provavelmente 12 anos) encontra Mística( criança mas já uma mutante) tentando roubar comida e por se identificar com a jovem Raven a adota ( ele deve ter convencido os pais telepaticamente a aceitarem a monstrinha).

[ XFC]Chegamos  a 1962 o ano em que tudo mudará para os mutantes. Charles é contactado para ajudar a capturar Shaw, conhece Erik e ambos começam a recrutar mutantes pelo mundo com o apoio do governo ( mesmo que temporário, vale lembrar que o pai de  William Stryker aparece como um dos cabeças da Cia).

[ XFC]Xavier deve ter aproximadamente 28 anos e Erik 32. Mística aparenta ter pouco mais de 20 , provavelmente devido a seu envelhecimento já estar retardado devido a sua mutação.
Wolverine  aparece neste filme brevemente, mas nada muito relevante.

[ XFC]Os mutantes recrutados por Charles e Erik são: Alex Summers ( nome importante pois deverá ter um grau de parentesco com o futuro líder dos X-Men , Scott) , Hank Mccoy ( O Fera), Sean Cassidy ( Banshee) , Darwin e Angel que se reúnem com Mística, Magneto e Xavier.

[ XFC]Essa formação pré-X-Men não dura muito pois  Darwin morre na investida de Shawn ao QG da Cia, Angel troca de lado se juntando ao grupo de Sebastian que conta com Emma Frost, Maré Selvagem, Azazel e claro, Shawn.

[ XFC]Magneto mata Shawn durante o conflito dos mísseis de Cuba e assume a liderança do bando de seu antagonista. Mistica o acompanha e Xavier fica paraplégico após uma bala desviada por Erik atingir sua coluna.

[XMDFE]A equipe da Primeira Turma se desmancha e um ano depois começa uma caça velada aos mutantes. Magneto é preso após ser acusado do assassinato do Presidente Kennedy  e seus aliados são capturados e mortos em experiências do projeto Sentinela dirigido por Bolívar Trask. Banshee também morre( por que , meu Deus???) . Alex é capturado e está em uma base militar  com outros mutantes mas é solto por Mística em 1973.

[XMFDE]Mística prossegue seus planos e mata Bolívar Trask e o projeto Sentinela é abandonado por algum tempo, sendo trabalhado as escondidas mas a marca do atentado realizado pela mutante definiria o futuro da espécie...

[XWV]Nisso, William Stryker, um jovem oficial começa a ascender no exército americano e como ele já trabalhava junto ao projeto Sentinela recrutando os mutantes ( entenda capturando) ele monta alguns anos depois um grupo de mercenários que conta com Wolverine, Dentes de Sabre, Deadpool, Bradley, Mastodonte , Blob e Agente Zero. James  e Victor foram escolhidos durante o Vietnã, sobre os demais devem ter sido recrutados após algum tempo antes ou depois. Chamarei aqui esse grupo de Team X, em referência aos quadrinhos.

[XWV]A Team X executa missões secretas ou não mas o grupo perde Wolverine após uma missão no Quênia aonde Stryker quer mais amostras de um meteoro que caiu na região, chegando a chacinar uma aldeia e revoltando Wolvie que abandona o grupo e seu irmão Victor Creed.

 A aldeia chacinada é a aldeia da mutante Ororo Monroe a futura Tempestade dos X-Men.

[XWV]Seis anos se passam e Logan ( sim, ele trocou de nome após sair da team X)acredita estar livre do seu passado. na verdade ele está casado com Silverfox, uma mutante que possui hipnose táctil e está a serviço de Stryker que mantém sua irmã em cativeiro com outros mutantes. ( especulou-se que a garota irmã de Silverfox fosse a Emma Frost por transformar sua pele em diamante, mas ela não é citada por esse nome em momento algum do filme e não possui dons telepáticos) . Os demais membros da Team x estão sendo caçados e mortos por Victor Creed.

[XWW]O William Stryker encontra-se dirigindo seu próprio projeto, o  Arma X , no qual é necessário a participação de Logan  para receber o metal desenvolvido a partir do meteoro encontrado anos atrás: adamantium. Apenas o Fator de Cura de Logan serviria para receber o implante.para isso Silverfox forja a morte, levando as evidências a darem culpa a Victor. Após o implante, Logan foge, devido a perceber que Stryker iria apagar suas memórias e é enganado.

A caça por Stryker e Victor, leva Logan a pedir ajuda a Gambit, um mutante que conseguiu fugir da Ilha em que Stryker faz seus experimentos com mutantes. Enquanto isso, o jovem Scott Summers é capturado por Creed.  O projeto principal de Stryker é revelado como sendo o Arma XI que reúne diversas capacidades mutagênicas em um único mutante, o Deadpool!!! Percebam aí que o mesmo princípio de usar DNA, citado XDFE para as Sentinelas tem um semelhante em XWV.

[XWV]Wolverine descobre toda a verdade sobre Silverfox, Stryker, Creed e o projeto Arma XI e liberta os cativos, inclusive a irmã de Silverfox que é morta ao final do filme. Deadpool é decapitado mas permanece vivo( esse sim é imortal)
Xavier ( que está andando nessa época) resgata da ilha os mutantes soltos por Wolverine. Gambit vê mas não interfere.
Xavier pode estar usando uma variação do soro do Fera que diminui seus poderes e o permite andar ( talvez Xavier tenha parado de usar o soro mesmo apenas por fatores como idade , saúde e necessidade de estar com seus poderes em plena forma nos anos que Magneto ficou mais ofensivo).

[XWW] Stryker faz com que Wolverine perca suas memórias após atirar na cabeça do carcaju com uma bala de adamantium. Isso deixa Wolverine sem lembrar de nada do seu passado, sendo um errante que vive de bar em bar, mesa em mesa tomando cachaça e bebendo cerveja durante vários anos até chegarmos no primeiro filme da franquia.

[XWV/X3]Após ter Ciclope em suas fileiras , sabe-se lá por que este Summers estava sozinho ( é orfão ou não? Será que Alex é seu pai?),  Xavier recrutou também Jean Grey.

 Como X-Men o Filme é citado se passar em um futuro próximo, vou colocar 10 anos a frente de seu lançamento , ou seja, situado em 2010.

[XM]Victor Creed está na Irmandade de Mutantes de Magneto , com aparência mais bestial e sem lembranças de sua vida com Logan, apesar de que revendo o primeiro filme ( e claro, nao foi a intenção do Singer) é como se Creed reconhecesse Logan ( ele guarda a plaquinha militar) mas não se lembrasse de nada. Da mesma forma Mística que ataca a mansão. Teorizo que Magneto faça lavagem cerebral em seus membros da Irmandade para evitar traições. Tanto que Mística e Xavier não se encontram de fato em nenhum dos três filmes da série.

[X2]Stryker volta a atacar os mutantes 6 meses após os eventos ocorridos em XM. O ataque ao Instituto Xavier  faz parte do palno de dominar o equipamento Cérebro e aniquilar os mutantes do planeta. O ódio de Stryker vem do fato de seu filho Jason ser um mutante e ter feito sua esposa cometer suicídio ( isso é citado em Origens e XDFE Jason tem 10 anos).

[X2]Wolverine ao reencontrar Stryker começa a relembrar do projeto Arma X e acredito que as demais memórias anteriores ao final de Origens voltaram com o tempo, pois em Imortal ele se lembra de Silverfox.
X2 termina com a suposta morte de Jean Grey.
Em X2 , Hank Mccoy aparece em sua forma humana provavelmente ainda utiliza o soro para  disfarçar sua mutação.



O mutante Noturno aparece aqui e achei que a a sequencia de First Class mostraria se ele é filho de Azazel com Mística. A questão da idade não seria problema, pois um filho da Raven poderia herdar o envelhecimento normal. Mas nada foi dito em nenhum dos filmes sobre alguma relação mais intíma de Raven e Azazel ( que tem os mesmos poderes do Noturno). mas se quiser esticar e forçar, pode ser que na Irmandade, Azazel tenha tido algo com Mística que poderia após o grupo ter se esfacelado, engravidado e abandonado Kurt Wagner para não atrapalhar seus planos terroristas. Plausível, Raven passou muito tempo solta aprontando entre XFC e XMDFE.

[X3]No terceiro filme Mística perde os poderes e vira uma mulher normal. Hank é  secretário de assuntos relacionados a mutantes o que o faz assumir sua aparência de Fera. Mesmo perdendo os poderes, Mística  mantém seu metabolismo como o de uma mulher na idade dos 30 e poucos anos evitando que ela morra de velhice. E mesmo assim, o Magneto esnoba ela. Jean retorna com sua personalidade de Fênix e mata Scott e Xavier que transfere sua mente para um corpo catatônico no laboratório de sua amiga e geneticista Moira McTaggert.
A cura dos mutantes é aplicada em quem quer, apenas para descobrir que seus efeitos são temporários ( Magneto é o primeiro a perceber isso ao final de X3 no qual recupera seus poderes).


[???]Como Xavier voltou??? E porque ainda está paraplégico?
Essa é a pergunta mais difícil de ser respondida e só teorias sobre isso consigo ver e a proposta aqui é só a cronologia. Quem sabe outro dia...

[XM3/WV]A escola Xavier fica nas mãos de Logan e Ororo porém Logan incomodado por ter matado Jean Grey vai morar no mato e aí acontece WV:Imortal aonde ele já se lembra de todo o seu passado, o que prova que a bala de Stryker já não atrapalha mais as suas memórias.

Ao final de Imortal, as empresas Trask são citadas na TV e Magneto junto de Xavier, pedem ajuda a Wolverine.

[XMDFE] Não fica claro o que acontece depois, mas tudo irá culminar na Guerra contra mutantes mostrada em XDFE no qual a resistência Mutante se vira como pode e no ano 2023  é utilizada uma cartada final que irá acabar com toda a linha cronológica que conhecemos ( e que insisto achei bola fora, fechar tudo neste filme já com final feliz)



Então é isso pessoal e se um zé mané como eu consegui elaborar uma linha cronológica razoável para a franquia X-Men, por que raios a Fox não faz o mesmo???
Um monte de coisa deu para encaixar e explicar até plausivelmente e foram feitas sem pensar no futuros filmes ( como o caso do Hank Mccoy)

Não sei por que a Fox não faz o mesmo já que X-Men é sua galinha dos ovos de ouro e a Marvel Studios tá sempre de olho para recuperar os direitos ( mas não deve conseguir obtê-los, só se enviarem Stan Lee ao passado para evitar a venda dos direitos)

Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade