F

Teoria Donnie Darko


Bem vindos a 2014, e já começo a nossa primeira postagem desse espaço nerd para criar um tópico que espero surja algum comentário no decorrer deste ano.




Falaremos hoje um pouco sobre Donnie Darko, filme de 2001 mas ambientado no final dos anos 80( o que dá para alguns até a impressão de ser um filme dessa época já que o elenco é praticamente de iniciantes com Jake Gyllenhaal ainda não muito conhecido em início de carreira.

O filme é um misto de terror,drama e sci-fi, mas praticamente, acho que classifica-lo é o menor dos problemas pois assistir e compreender Donnie Darko são situações diferentes.
Elevado a nível de filme cult justamente por sua complexidade em compreender o que de fato acontece na história.

Pois bem, já o havia a assistido antes sempre ficando com dúvidas e pensando, tentando encaixar algumas peças (e ainda tem muitas que faltam com certeza), mas que maneira de começar marcando o ano do que se propondo a levar a sério o fato de entender Donnie Darko ou elaborar e confrontar suas mais diversas teorias. Assisti este filme 3 vezes na madrugada do dia 01/01 e realmente o efeito foi interessante em perceber detalhes no filme.

Logo a sinopse para quem não assistiu este filme ( mas recomendo assistir para evitar spoillers)

Donnie Darko é um adolescente esquizofrênico que começa a ter visões de um coelho muito macabro que o salva  fazendo com que saia de casa numa noite em que uma turbina de avião cai no seu quarto. O coelho ainda o informa sobre quanto tempo falta para o fim do mundo. A partir de então Donnie tenta viver o restante dos dias que faltam e se interessa pelo assunto de viagem no tempo.

É, foi essa sinopse que achei que melhor resumia sem estragar a história ou confundir o leitor. A partir do próximo parágrafo já irei considerar que todos já assistiram o filme então sem mimimi.

Ok, minha teoria é que o filme desde o inicio já mostra o que acontece no final. Na primeira cena vemos Donnie despertando no local em que no final irá fazer sua viagem no tempo. Ele dá um leve sorriso o que indica que sua mente foi transportada no tempo e sabe que tem a chance de evitar os eventos que acontecerão. Vale lembrar que Donnie é sonâmbulo então normalmente ele sai de casa e vai bater longe.
Ao chegar em casa, ele está mais atrevido, discutindo e sua mãe estranha as atitudes de Donnie que a ofende, o que demonstra que ele está estressado e notem que durante o filme ele não repete esse comportamento com seus familiares). Donnie dorme, desperta pra tomar uns remédios e sai de casa sendo chamado pelo Coelho que o avisa quanto tempo falta para o fim do seu mundo( 28 dias 6 horas, 42 minutos e 12 segundos).

Esse ponto acima é crucial. O coelho representa a mente de Donnie ( o subconsciente de sua versão futura pelo menos)que de certa forma deseja vivenciar novamente esses 28 dias e para isso o salva da queda da turbina em seu quarto. E por que a turbina teve que vir junto, alguns perguntam. Bom, é dito durante o filme que para ocorrer viagem no tempo é necessário um meio material para transportar a viagem no tempo, mesmo da mente do viajante e que a mente chegou em um momento anterior a queda da turbina( ou seja, ela é um meio, mas que poderia vir não necessariamente no mesmo instante da chegada da de Donnie.

Ok, e durante o filme temos muitas e muitas pistas sobre os rumos da história , sobre eventos que ainda vão acontecer, que influenciarão os acontecimentos e temos a personagem mais misteriosa que é a vovó Morte, a senhora que insiste em viver sozinha numa casa simples e que também insiste em verificar sua caixa de correios aguardando a chegada de uma misteriosa carta( possivelmente a que Donnie escreve para ela ao fim da história). Sobre Vovó Morte é citado que ela era freira, passou a lecionar ciências e chegou ao estágio em que se encontra na história( somos levados a crer que para estar esperando uma carta que só aparece no final da história, ela também teve uma experiência de viagem no tempo na qual não precisou morrer e sim se afastar do convívio social. Escreveu um livro sobre Filosofia da Viagem no Tempo e isso implica que o universo de Donnie Darko tem regras e estudos diferentes do nosso. Aquela energia que mostra o que a pessoa vai fazer e pra onde vai( uma influência do determinismo nos destinos, o caminho de Deus) chama a atenção de Donnie que se informa mais e mais sobre a possibilidade de uma viagem no tempo,já que ele quer aparentemente escapar do fim do mundo.

Mas enfim, o coelho então que é a representação da consciência futura de Darko ( talvez inspirado no ápice da história quando Donnie mata Frank com um tiro). O filme tenta ludibriar o espectador que tenta associar o Frank ao colega dos pais de Donnie que faleceu indo ao baile de formatura, possibilitando a teoria de que se tratava de um espírito, mas não é. ahh, falando em coelho não esqueçam das já óbvias a Alice no País das Maravilhas ( seria Donnie um conto modernizado de Alice? Afinal o personagem em si é bastante questionador e tem uma visão diferente do mundo)

Porém Donnie vendo que deu tudo errado após matar Frank que havia atropelado sua namorada, resolve ir ao local aonde está se formando uma tempestade que é o mesmo local aonde ele desperta no inicio  da história e consegue causar mais uma vez uma viagem temporal de sua mente( o nome disso é regressão) e da turbina do avião.
A diferença é que desta vez ele não toma o remédio antes de dormir e se mantém acordado para que não mude de idéia e morra de uma vez, modificando sua linha temporal e acabando com esse looping que sabe-se lá por quantas vezes aconteceu.

Uma das maiores dúvidas é sobre a turbina. Afinal se o futuro foi alterado, por que a turbina continua a cair já que não se necessitou uma viagem no tempo? A resposta está na teoria das cordas que diz que uma viagem ao passado apenas faz com que um novo futuro seja criado não destruindo a linha temporal original. Donnie acabou modificando e criando um futuro mais agradável para os seus próximos, mas cada futuro em que aconteciam as desgraças, continuaram a existir.

Vale lembrar que não apenas a namorada de Donnie morre, mas a irmã e sua mãe também( elas estão no avião que sofre o acidente, mesmo sem Donnie saber disso provavelmente).Um fato mostrado é que seu sacrifício afetou a vida de todos ao seu redor.

Donnie Darko também tem influência de super heróis na história( isso é dito em um diálogo aonde Gretchen sua namorada brinca sobre suas iniciais típica de super heróis com letras repetidas) e alguns atos do personagem são heroicos como fazer vir a tona o pedófilo Patrick Swayze, bem como habilidades especiais demonstradas relacionadas aos 4 elementos como fincar um machado em uma estátua de bronze e por que não, ter causado o acidente de avião ao melhor estilo Tempestade dos X-Men? Essa teoria sobre poderes de Donnie Darko é comum em fóruns da internet e faz bastante sentido.

E aí está o que deu para levantar sobre Donnie Darko. E se você ficou com o gosto de quero mais, uma desgraça aconteceu na nossa realidade. Criaram um filme em 2009 com o nome de S. Darko - Um conto de Donnie Darko, mostrando sua irmã Samantha vivenciando uma experiência parecida com a do irmão em 1995. Confira e veja essa experiência não tão bem sucedida que tentou sem sucesso ir na onda do original, valendo lembrar que não tem ligação alguma com Richard Kelly, o autor do primeiro filme, que enfatiza não ter participado de nada desta continuação.

Então fica aí o convite para os fãs desse filme escreverem algumas linhas nos nossos comentários já que nem é tão grande o público de Donnie e quanto mais informação concentramos na internet em um só lugar, melhor ainda. Essa é o que eu captei do filme. Comente aí, apresente sua teoria e é isso aí nerdaiada.
Bom 2014!


Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade