F

Separando os mixes e encadernando

Uma das piores revistas e que estragava 1/3 de Novos Vingadores e o editor não tava nem aí



Quem tá antenado nas novidades da Panini Comics Brasil viu notícias não muito animadoras, caso estivesse comprando as revistas que eram distribuídas apenas em comic shops (Superboy & Novos Titãs, Esquadrão Suicida & Aves de Rapina, etc) : elas foram canceladas!!! Culpa de quem? da Panini claro!( ou seria dos leitores que não tiveram acesso tão fácil a estas revistas?)




Ok, não é o primeiro cancelamento que a panini faz e não será o último, mas esse foi bem vindo aos leitores pois quem estava fora de SP sofria um pouco com atrasos para comprar tais revistas.

Sinal claro de que tais revistas não iam bem das pernas vendas, era o excesso de propaganda nas revistas principais com todas as edições anteriores e ainda hoje se encontra as número 1 com grande facilidade. Mas enfim, é um material bom? é. Mas não teria forte apelo em relação ao principal que é Batman, Superman do Morrison, Aquaman e LJA do Johns e mais alguns(  vale lembrar que a DC Comics obrigou sabiamente a panini a lançar todos os títulos de New 52, da-lhe DC Comics!!!).

Mas e aí? Vamos ficar apenas com o top ( excelente) da DC? De forma alguma. A panini já anunciou que irá lançar Aves de Rapina em um especial e outro especial com Superboy, Titãs e Legião Perdida. O Esquadrão Suicida deve seguir o mesmo caminho.

Mas o ponto principal desta postagem é comentar sobre uma possibilidade que está se desenhando no horizonte e e que particularmente já canto esta pedra há algum tempo como opção para o mercado de quadrinhos nacional.

Encadernados são a solução. Sempre achei e continuo pensando isto. Afinal, algo que desestimula algumas pessoas a comprar as revistas panini é a questão dos mixes, dos personagens que compartilham a publicação. Por exemplo, peguemos a revista da Liga da Justiça dos Novos 52. Começou com LJA, LJI e Capitão Átomo. Mas a unanimidade era quanto a Liga América. Os leitores podiam não gostar de LJI ou de Capitão Átomo , ou dos dois. De inicio, a maioria compra pelo personagem título e o mix tem a tarefa de : 1º) atrair mais leitores; 2º) agradar os que já compram a revista por causa do personagem-título; 3º) ocupar o espaço restante da revista.

Só que neste último caso, acontece normalmente é de afastar mesmo os leitores. E o pior que a panini quando recebe os e-mails dos leitores, só dizia:" o personagem agora vai entrar numa nova fase, vamos ver o que é que sai". Li muito isto quando comprava Novos Vingadores e reclamava das aventuras da Miss Marvel que ocupava 11/3 da revista que vinha com Capitas e New Avengers. Mas quando a equação "título bom x título chato" é 2x1, tá valendo ainda. O ruim é quando são mais histórias ou 50% da revista ( Homem de Ferro & Thor, . Conversando com João Gabri-el do Interruptor Nerd, que é putinha do Stormwatch, praticamente compra EDGE por uma história e olha que o Stormwatch de hoje nem é o que já foi um dia.

Já a Vertigo você tem 4 a 5 histórias e se uma não for boa, os outros títulos são muito bons e compensam o estrago. A única que não curto é Escalpo, mas por que não dei uma chance ainda de ler em sequência.

Então, voltando a falar de Encadernados, acho uma proposta boa. A DC terá estes daí já citados acima. A Marvel terá Demolidor de Mark Waid em encadernados também, Justiceiro e Punho de Ferro irão na onda e se der certo, isso pode ser uma tendencia.

Imagine aí você comprar o encadernado do seu personagem favorito de duas a três vezes ao ano. Ou somente duas vezes , já que temos uma defasagem de 9 meses em relação aos EUA e considerando encadernados com  a revista mensal e algum especial anual do personagem. Cairia como uma luva, ainda poderiamos acompanhar outros personagens e ter uma coleção apenas de determinado personagem sem mixes.. Eu acharia muito mais prático!!!

A panini já fez isto com Jonah Hex e Punho de Ferro que eram um títulos que tinham público mais restrito e foram mais longe do que se pensava. Tambem fez com fracassos como Super Choque e Rapina & Columba publicando a série toda em apenas um único especial. Mas aí que está. O que se torna chato de ler por meses pode se tornar uma leitura interessante quando lido em uma tijolada só.

Mas e a galera que gosta de revistas com mix? Continuarão lá as que estavam firmes e fortes provavelmente. Sombra do Batman, Universo DC, Universo Marvel, Vingadores continuarão. A intenção desta matéria é apenasespecular se não está se desenhando uma nova forma ( com muito mais séries) para heróis que tem um público reduzido mas que não seria justo se ficassem sem serem lançados no Brasil.

Seja solidário e ajude os fãs do Rob Liefeld!!!



Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade