F

X-HQ 04 - HQ e Super Sentai



Não, a Enquadrinhados não se tornou uma página de Sentai( apesar de que eu curto demais as séries tokusatsu). Hoje resolvi reescrever uma matéria que tinha feito lá na fan page antes do blog surgir.

Vamos falar dos Tokusatsu especificamente os Super Sentai, suas versões americanas  , a participação nas HQs destes personagens e aonde a Marvel entra nisso tudo.
Então, tudo começa lá em 1975 com a estréia de Go Ranger, o primeiro Sentai ( esquadrão) japonês. Também foi o mais assistido e durou mais de dois anos. Cópias foram geradas, óbvio, seja por canais concorrentes ou após o fim de Go Ranger  pela própria TOEI. Valendo lembrar, Go ranger foi criado por Shotaro Ishimori, o pai da franquia Kamen Rider( o cara é a meu ver, o Stan Lee lá do Japão, com a diferença de que ele não copiou descaradamente). Vejam o galã ( que tá a cara do Reginaldo Rossi) abaixo bem como os Go Ranger.



Prosseguindo, veio o esquadrão JAQK ( não pronunciem "jaca" please, e sim "diáca") com uma repercussão menor. A partir daí, veio a idéia de que a cada ano a TOEI faria um seriado neste estilo. Porém a TOEI estava com um outro projeto em andamento. Uma editora americana,chamada Marvel Comics estava realizando com a produtora japonesa uma série do Homem Aranha japonês, o Suppaidaman!!!
E Suppaidaman foi essencial para os Sentai. A marvel tinha um projeto de adaptar seus personagens ianques para o mercado japonês ( tudo é lindo em nome do amor dinheiro). O Aranha foi o primeiro  e ao mesmo tempo o último, pois não vieram séries de outros personagens. Mas vamos ao que interessa, aos frutos de Suppaidaman.

O Aranha foi o primeiro a ter um robô gigante, o Leopardon ( devia ser Spider Robo, mas não foi) e isto se repetiu no 3º Sentai: Battle Fever J, um esquadrão de 5 componentes que usavam passos de dança para lutar. Ah, quando a Marvel entra ela não brinca. Sentai? não, agora as séries se chamariam de Super Sentai. E usariam robôs gigantes a partir de então.
Confira aí o Leopardon e seu derivado, o Fever Robot.


Falando em Battle Fever, seus personagens sofreram muita influência(positiva) da Marvel! Seus personagens representavam determinados países como Japão,EUA, Quênia, França e URSS. O conceito de globalização de heróis usados por BFJ em 1979, já era praticado pela Marvel Comics em 1975 com um certo grupo de jovens super dotados de uma tal Escola Xavier. Pois então,os Battle Fever se inspiraram na 2ª formação dos X-Men , por Chris Claremont e Dave Cockrum.



Ainda sobre Battle Fever( um de meus sentai favoritos por ser dentre os mais antigos, o que eu tenho mais episódios) seus uniformes tinham brasões de seus países. Um brasão que remetia ao tempo do logotipo da Timely Comics ( antigo nome da Marvel Comics)

A Miss América que era interpretada por uma nipo americana, tem um visual inspirado na Miss Marvel de 1978 ( série é de 1979) então não é viagem demais achar que HQ inspirou a série no visual também.Máscara, cabelos e figurino.

Então, Battle Fever em 1980 acabou e foi substituído por Denjiman, o primeiro a criar daí pra frente um  padrão  nos uniformes dos membros da equipe. A Marvel continuou com essa parceria com Toei até SunVulcan (1981). Daí em diante a Toei prosseguiu com os últimos heróis do cachecol, os Gogle Five ( não, nem ouse achar que eles fizeram parceria com um buscador que nem existia).

Observação Importante: Battle Fever  e seu universo correspondem ao Universo 79203 da Marvel!

Daí vieram outras séries: Dynaman, Bioman, Changeman, Flashman, Maskman e muitos outros. Changeman em especial, foi o primeiro Super Sentai a passar em nossas terras na mesma época do Jaspion . Muito moleque parava pra ver a TV Manchete na hora do Clube da Criança e ver os heróis nipônicos.
E o que acontece quando você tem um personagem de sucesso? Compra os direitos dele e lança produtos que vão render uma boa grana. a Ebal lançou aventuras em quadrinhos, sobre esta dobradinha Jaspion & Changeman com histórias produzidas aqui no Brasil e adaptando as histórias da TV.  Eram ruins de doer, mas na época era ótimo. Mamãe comprou várias pra mim,rs.






Era muito legal ver Ahames, Kilza, os integrantes dos Changeman em versão quadrinhos. Ordem cronológica não era bosta nenhuma aqui, o que valia era a diversão. Desafio: Alguém lembra dos episódios adaptados nestas imagens acima? Se souberem respondam nos comentários, malditos que não comentam nada!

O resto da história é fácil: foi sucesso esse tipode série na TV brasileira, vieram muito mais produções ecom isso, mais revistas. A Editora Abril relançando a revista Heróis da TV em 1992, veio com crossovers . Olha a capa: Maskman encontra Boomerman ( do Jaspion). E isso prosseguiu em várias edições desta vez com histórias inéditas feitas por brasileiros e situadas em algum momento da série.

Por aqui, as edições em quadrinhos com heróis japoneses pararam nisso nesta década, mas nos EUA houve uma revolução na década de 90. Um filho da puta chamado Haim Saban comprou a série Zyuranger ( embalada na febre Jurassic Park) , levou aos States, editou, tirou as cenas com japoneses , acrescentou  um elenco americano tirando a história de Tóquio e colocando tudo numa Alameda dos Anjos ( descobrir o que era uma alameda foi uma decepção para mim e outros amigos). E pronto, tinhamos os Power Rangers uma franquia de sucesso até hoje. Eu xingo o Saban por que graças a ele, as séries japonesas não puderam mais ser lançadas no Brasil e nem me refiro a contrato e sim por que é mais fácil comprar Power Rangers mesmo. Um dia eu gostei muito de PR. Principalmente Mighty Morphin.


Na onda que dava certo, o Saban fdp comprou minha série Metal Hero favorita: Metalder e também Spielvan(Jaspion 2), transformando/juntando/surubando as duas que não tinham nada em comum uma com a outra e criaram VR Troopers tratando do tema realidade virtual. Logo, saiu revista desse grupo também.
 Confiram algumas edições de Power Rangers em quadrinhos referentes a fase Mighty Mophin( que vai do inicio de Power Rangers até a época do 1º filme no cinema). A maioria das revistas vieram pela Marvel Comics ( sempre ela).




Se a série de TV tinha episódios toscos imagina a HQ, olhe acima e acredite: elefantes voadores!!!
Não fiz muito empenho em ler isto daí não.


A Image lançou adaptações da Saga Zeo e assim foi seguindo sempre pulando de editora em editora.

Atualmente desde Power Rangers Samurai( Samurai Sentai Shinkenger no oriiginal) a Saban voltou a lançar revistas em quadrinhos do quinteto colorido e o melhor( ou não) é que elas saem aqui no Brasil ( não sei se saem ainda).


Para finalizar uma curiosidade: A Saban perdeu os direitos sobre a série para a Disney a partir da 10ª temporada de Power Rangers, readquirindo seus direitos de volta após  Power Rangers RPM. Em 2009 a Disney comprou a Marvel Comics. E se por acaso, Marvel e Power Rangers tivessem permanecido ao mesmo tempo com Disney talvez o resultado fosse esse abaixo...

De volta ao Brasil
O Brasil criou suas duas versões de Super Sentai também. Uma foi criada pelo Fábio Yabu e são os conhecidos Combo Rangers que de inicio se inspiravam muito em Super Sentai(falemos deles depois)


A segunda versão muita gente tenta esquecer, mas são os Cavaleiros do Futuro de Bambuluá ( eram legais cambada, a Globo deveria lançar no VIVA ou em Box pra galera matar a saudade).


E antes de achar ruim e falar mal de Cavleiros do Futuro, olha o que tinha lá a partir da segunda temporada,a gostosa da Ana Carolina Dias fora a Juliana Knust que começou por lá também.


Pois é...então é Hora de Morfar!!!
Se gostou da matéria, não esqueça de assinar o blog, curtir nossa fanpage e se tornar um enquadrinhado!!!
Vejam o Battle Fever em versão HQ


Compartilhe este post: :

+ comentários + 1 comentários

19 de junho de 2013 às 23:43

Bem, já que vc usou VR Troopers(que nao é sentai mas teve uma adaptação pra HQs), vou citar um outro Toku(de uma franquia diferente, mas foda-se) que tbm teve versão em Hq, Ultraman Tiga, que saiu pela Dark Horse e legalzinha

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade