F

A Imagem da image


"...e houve um dia como nenhum outro, quando os maiores desenhistas da Marvel Comics se reuniram e boicotaram a casa das idéias  formando uma editora com personagens independentes, pertencentes aos seus criadores que queriam ganhar muito $$$ e sabiam que o que lançassem naquela época venderia como água.Assim surgiu a Image Comics, a editora que a Marvel jamais meteria o bedelho ( mas a DC conseguiria)"


A introdução acima não é oficial mas é o que descreve melhor a iniciativa da criação da Image Comics, a editora "independente" que estourou em meados da década de 90.  Impulsionados pelo sucesso provocado por seus títulos, Todd McFarlane e Erik Larsen( Homem Aranha), Marc Silvestri (X-Men),Jim Lee(idem), Rob Liefeld( New Mutants e X-Force) resolveram sair de seus empregos na Marvel para criar seus próprios estúdios e assim escapar de que suas criações fossem tomadas pela casa das idéias copiadas. Sim, caro leitor. Se alguém criar um personagem na Marvel ou na DC( ou qualquer outra editora) o criador pode até receber algum $$ mas se por acaso o personagem render pra editora $$$$$$$$$$$$ ( muito dinheiro) o criador fica feito de idiota, pois sua criação rendeu o que ele não recebeu de direito, que o digam Jerry Siegel e Joe Shuster que venderam Superman a míseros cento e alguns  dólares.


Voltando a Image, tudo isso ocorreu em 1992, quando os títulos acima estavam no topo de vendas. Afinal  SpiderMan chegou a esgotar com a saga Tormento, assim como o título X-Men  desenhado por Lee ( 8 milhões de revistas) na despedida de Chris Claremont ( que quando voltou já não era mais o mesmo).
Então nada mais óbvio do que achar que se lançassem boas histórias eles teriam um retorno alto. Mas deveria ser naquele momento. Então surgiram a McFarlane Studios, a Top Cow e a Wildstorm.

Mas será que qualquer coisa faria sucesso? Não, então praticamente vieram personagens que seguiam os padrões da época.Mas a diferença é que essas HQs tinham uma qualidade enorme gráfica( os caras se empenharam, ok nem todos) e tiveram uma boa propaganda ou estratégia de marketing. A principal diferença seria que os lucros iriam aos criadores. Comercialmente o universo Image foi interessante pois rapidamente seus personagens ganharam adaptações para outras mídias como desenhos ( Gen 13 e WildC.AT.S.), cinema( Spawn), games(Youngblood).
As revistas vendiam bem, mesmo com roteiros inicialmente não tão bons segundo os críticos já que a crítica principal era quanto a qualidade dos textos, afinal eles não eram ainda especialistas em criar histórias ( Todd e Erik já escreviam mas enfim o talento deles era no lápis mesmo). Mesmo assim para silenciar esses comentários, roteiristas consagrados foram chamados para abrilhantar algumas histórias como por exemplo Alan Moore, Neil Gaiman, Frank Miller e Dave Sim ,todos para a série do Spawn(Dave Sim com uma hq que está proibida de ser republicada fora dos States, por questões de direitos autorais e é justamente o tema da aventura que escreveu).
E os personagens criados por eles, só eram usados com consentimento de seus autores. Exemplo: Ângela, a caçadora de Spawns.





Queria ler mutantes como os X-Men? Cyber force era um grupo de mutantes com poderes alterados ciberneticamente.


Queria adolescentes? Tome Gen 13, com jovens mutantes.


Um grupo mais parecido com Vingadores? Youngblood  era a opção mas focados também em mostrar como seria o mundo com  heróis de verdade.
Youngblood são na verdade duas equipes. A principal que cumpre missões nos EUA e a equipe secundária que age no exterior ou até mesmo no espaço!
O enfoque é dado na equipe que age nos EUA e os mostra como são retratados pela mídia, como celebridades(se heróis existissem mesmo chamariam bastante atenção) além de cumprindo missões.
Originalmente Youngblood seria um projeto relacionado aos Titãs da DC e escritos por Marv Wolfman, mas acabou sendo uma série usada para o lançamento da Image Comics.

Os mais originais eram os de Todd McFarlane e Erik Larsen.
Erik lançou o Savage Dragon, meu preferido da Image e Todd lançou Spawn o soldado do Inferno que de longe foi o que deu mais certo.




A Image ditou um novo ritmo que marcou os anos 90 nos quadrinhos( que Marvel e DC copiaram): 1º)Heroínas tinham que ser gostosas afinal,uma característica da image foi terem reinventado a maneira como as mulheres eram desenhadas nas HQs. Dificilmente havia uma heroína Image que não agradasse aos olhos.
Devota,Fairchild, Roxy, Savant, WitchBlade, Glory e várias outras seguiam esse estilo que Marvel e DC acompanhavam em suas heroínas também.
 2º)Tinhamos também histórias lidas em 5 minutos por que tinham desenhos enormes e pouco texto.Ou seja, marcou  de forma negativa nesse ponto. Tanto que depois do boom, praticamente voltou ao nível normal de vendas.

Alguns anos se passaram e essa tendência reverteu e a Image perdeu a Wildstorm que foi adquirida pela DC Comics, o Rob Liefeld voltou a escrever para Marvel Comics com o projeto de Imagelizar a Marvel: Heróis renascem ( o New 52 da marvel que graças a Odin não deu certo). Desses daí, Todd Mcfarlane foi o que mais se deu bem nessa jogada.
Confira aí mais alguns personagens Image Comics.
Lady Death

Glory

Darkness
Witchblade



Wildstar



Dos estúdios Wildstorm de Jim Lee vieram os WildC.A.T.S.(heróis espaciais que enfrentavam os demonitas)  

Crossovers também não faltaram com personagens como Homem Aranha, Batman, Superman,etc.



Pois bem, gostou? Curtiu? Pois comente aqui na page se tiver algo a acrescentar, criticar , opinar. Também não esqueça de curtir a page dos enquadrinhados no facebook.

Compartilhe este post: :

+ comentários + 1 comentários

28 de fevereiro de 2013 às 11:23

A Image é o simbolo dos quadrinhos 90tistas e de todas as coisas que sairam, poucas são realmente boas, tipo The Darkness, Witchblade(sou fã dos dois) que são do selo TOP COW, e o selo Wildstorm(que agora é da DC). Mas algo realmente bom que saiu da Image, é a colorização digital, que virou padrão da industria

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade