F

Reboot é (um mal) necessário???( Parte 2)

Continuando a falar sobre o reboot que nos assolou nas hqs da DC Comics desde o ano passado( que já mostrava durante 25 anos um universo já rebootizado digamos assim) vamos abordar o lado Marvel quanto a isso. Os fãs mais fervorosos da casa das idéias estufam o peito e e dizem que a cronologia marvel é tão alinhada que não necessita de um reboot. MAS PERAÍ!!! Alinhada??? A Marvel Comics já fez reboot sim, mas não tiveram a ousadia de fazer um reboot total comoa DC foi lá e fez. A marvel trabalha com reboot parcial. Como funciona isso? Simples: histórias ruins são desconsideradas através de alguma justificativa estapafúrdia que tenta restabelecer alguma moral para um personagem que se encontra detonado por causa de algum roteirista filho da putainovador mas que não agradou. Um exemplo desses cito e que foi feito recentemente: O Homem Aranha e seu pacto com Mefisto!
O Amigão da Vizinhança já vinha apresentando sinais de que estava zonado há anos.Muitas tramas complexas, muitas reviravoltas, clones, mortes da tia May, retorno de Duendes,mortes da MaryJane, vida de solteiro,mortes de Peter Parker,descoberta de que foi corno, virou Vingador titular,revelação da identidade ao mundo durante a Guerra Civil e mesmo assim, com algumas idéias muito boas e muita merda também nada disso fazia o personagem decolar de vez. Então como consequencia da possibilidade da morte da Tia May, o garotão fez um pacto com Mefisto. Para a marvel era hora de tentar algo com o herói para tornar novamente o aranha um herói atraente para as novas gerações e no qual poderiam se espelhar. Até solteiro ele ficou,já que as histórias retrocederam a um ponto no qual Peter Parker não casou com MJ( o pacto era esse, o amor entre PP e MJ). Deu certo??? As histórias melhoraram, mas muito fã deixou de acompanhar as aventuras do teioso. Foi uma forma de reboot no personagem.
O Justiceiro nos anos 90 morreu e virou um soldado dos anjos com poderes celestiais. Teve cross overs com outros personagens e umas edições dessa fase saíram aqui no Brasil.Em poucos meses, título cancelado e chamaram garth Ennis para escrever Frank castle fazendo o que sabe fazer melhor. E a justificativa? Alguns dizem que foi tudo um sonho (kkkkkkkk) mas na aventura em que Ennis explica sob o ponto de vista do Justiceiro, o personagem diz que mandou os anjos se danarem( o que pode ter sido no tal sonho). E a cronologia do personagem? E os encontros com Wolverine? Simples: NÃO VALEM MAIS UMA CIBALENA, DEVEM SER DESCONSIDERADOS.
X-Men, com os mutantes da marvel eu realmente acompanhei muito tempo e tiro o chapéu para a estratégia desenvolvida para não rebootizar os personagens: o uso excessivo do retcon. Retcon para quem não sabe é quando um evento no presente é explicado por algo láááá´no passado mas sem deturpar o conceito original de quem leu a aventura, acrescenta mas não estupra distorce a cronologia. Um exemplo que me lembro agora é da Tessa, assistente do Sebastian Shaw do Clube do Inferno. Com quase dez anos de personagem existindo, o Chris Claremont veio e tacou um retcon que mostrou que ela era uma espiã e trabalhava para os X-Men. Com isso justificou-se a entrada de Sábia nas fileiras do grupo de mutunas.
Mas o pior melhor reboot Marvel foi um encabeçado por Jim Lee e Rob Liefeld.....já sabem que vou falar de Heróis Renascem...novas origens, histórias a desejar e isso ajudou a marvel a sepultar qualquer possibilidade de se fazer um reboot na linha principal, optando por trabalhar com linhas paralelas como a Ultimate Marvel.
Mas se nos quadrinhos o reboot causa a surpresa e até a rejeição, algo que não temos ocorre em outras mídias como desenhos e séries. Smallville é reboot? Sempre vi a série como um "Ultimate Superman". A trilogia Nolan foi um reboot da franquia dos cinemas iniciada com a direção de Tim Burton e Joel Schumacher. X-Men First Class começou como reboot e agora vai ter relação com X-Men e X2. Os desenhos do Aranha não tem um relação com o outro. A nova franquia do aracnídeo não teve rejeição mesmo para quem curtiu os 3 filmes dirigidos pelo Sam Raimi. Então nos quadrinhos há polêmica quando uma história se reinicia mais do que em outras mídias pois são fãs que tem maior contato com os personagens, acompanham suas trajetórias há anos, foram até os mais longinquos sebos para aprender sobre determinado personagem, enfim criaram uma vínculo legal e não querem ver sua história de anos e anos bem ou mal montada ser apagada em um simples ponto de ignição.
Compartilhe este post: :

+ comentários + 2 comentários

25 de dezembro de 2012 às 21:45

Cara , eu não Chego falar os HQs de Reboot e sim de Versões ... Pow mais FOX ( fdps ) Com os X - Men só fizeram MERDA , o Pior ainda é que vai vir o Reboot dos 4 Fantástico ... Pra que fazer isso só pra deixar o Galactus como um Pó Espacial ??

Vc sabia que a Fox , ira fazer um MUNDO MARVEL na FOX .... Sonho Nerd de ver os X - MEN e os Vingadores Juntos já era hahahah FODAO A GALERA DO ENQUADRINHADOS tamo Junto

26 de dezembro de 2012 às 06:50

Sonho de todo fã é ter os heróis MARVEL juntos na Disney. Ao mesmo tempo a Warner tem a DC Comics inteira a disposição e não usa.
Vai entender esse mundo louco né?
Na minha opinião devia existir algum acordo entre as empresas para interligar quem está sob disney ou fox ou sony para que pudessem ser feitos os "cross-overs".

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade