F

O Leitor- Salvat Capa Preta_Avaliando as edições 01 a 30



Após fazermos uns reviews sobre a coleção Capa Vermelha da Salvat faremos mais um review especial em duas partes sobre a Coleção Graphic Novels Salvat, a coleção da capa preta.
Mas agora? Alguns poderão dizer isso, mas o fato é que a ordem das lombadas faz muito mais sentido até mesmo cronológico da Marvel pois começa nos anos 80 com Demônio na Garrafa ,passa pela Saga da Fênix, Thor do Walt Simonson, chega aos dias da Guerra Civil, Planeta Hulk, Hulk contra o mundo e conclui no Cerco.
Então vamos ao review que irá ajudar quem está pegando a coleção no seu n-ésimo relançamento.
( em breve falaremos da linha Expansão Salvat Preta- Classics!!!)


  01) Homem de Ferro- O Diabo na Garrafa
 O que esperar: 
Bom, é Homem de Ferro, o queridinho da Marvel, que abre esta coleção épica de hqs que revolucionou o mercado brasileiro. Mas o Homem de Ferro tem poucas edições no total da primeira fase da coleção e o motivo é que o personagem é fraco,chato e Demônio na Garrafa foi o melhor trabalho feito com Tony Stark no século passado.


Vale a pena comprar: SIM(???)

Mesmo que você se decepcione pois aqui você verá o verdadeiro Tony Stark e não o brincalhão debochado Robert Downey Jr( apesar de que o Tony dos cinemas tá ficando aos poucos deprê como o dos quadrinhos, mas ainda tem seus momentos descontraídos). E ainda tem participação especial do Namor.

02) Os fabulosos X-Men - A Saga da Fênix

 O que esperar?
 Bom, os X-Men estão aqui em uma das maiores -senão a maior- sagas da equipe mutante com a conclusão da Saga da Fênix, quando Jean Grey é dominada pelo lado maligno da Fênix e se torna uma ameaça de nível cósmico.

Vale a pena comprar? SIM
X-Men tem a Saga da Fênix como um marco histórico e todo fã dos mutantes que se preze, deve conhecer essa história. Fora, que ela não veio com erros, exceto a capa que mostra a perna de pau do Wolverine. Mas se você for fã hardcore dos X-Men pega a da Panini que vem com extras e o final alternativo!!!
Nota:

03) Capitão Britania- O Mundo Distorcido
 O que esperar: Bom, o Capitão Britânia é desconhecido de muita gente, mas é,ou melhor se tornou um personagem interessante da editora após seu tratamento nas mãos de Alan Moore. Por sinal, Capitão Britânia foi uma das pouquíssimas  colaborações de Moore para a Marvel Comics( a outra é Miracleman).Mas a história em si, para a época, mostra um Moore até mais inocente mas que já se destaca de diversos escritores da mesma época. E muitos conceitos aqui usados são explorados novamente em Excalibur escrito pelo Alan Davis.

Vale a pena comprar: SIM !!!
Alan Moore é Alan Moore e sempre deve ser experimentado com cuidado para não se viciar.
Se bem que pode ser exagero. Mas a edição é boa sim.

04) Eu, Wolverine

O que esperar: Wolverine e a épica saga escrita por Chris Claremont e desenhada por Frank Miller!!! Samurais, garras e sangue para todo lado na luta de Wolverine contra Lorde Shingen, pai de sua amada Maryko Yashida, que é contra este relacionamento.
Vale a pena comprar: SIM, e garantimos que você irá se divertir mais do que ao assistir Wolverine Imortal ( que não morre no final),já que o filme se inspirou nesta história.

05) Thor O Último Viking
O que esperar: Walt Simonson. este nome fez história em Thor, e aqui temos algumas histórias desta fase, aqui representadas na fase em que surge o Bill Raio Beta( que se torna Thor Raio Beta), mas a faase Walter Simonson é muito mais do que isso.
Vale a pena? SIM
Infelizmente os encadernados que continham as histórias de Thor por Walt Simonson estão esgotados,fora de catálogo e sem previsão de retorno as livrarias. Pelo menos este encadernado pode te dar um gostinho do que foi esta fase, caso não conheça.

06) Guerras Secretas- parte I
07) Guerras Secretas - Parte II
 O que esperar? Este foi o primeiro crossover interno das grandes editoras ( CRISE foi concebida primeiro, mas a Marvel adiantou os planos lançando Secret Wars em 1984). Nesta saga, uma criatura chamada Beyonder, sequestra os maiores vilões e heróis do mundo, os instala em um planeta criado as custas de um sistema solar e faz com que os dois lados guerreiem entre si a fim de conseguirem como prêmio, tudo aquilo que eles quiserem.
Vale a pena comprar? NÃO  .
Mesmo que tenha sido dividida em duas partes, HOJE a opção mais viável par ter esta saga é a edição definitiva capa dura lançada pela Panini com capa do Alex Ross, reproduzindo ao estilo dele a capa clássica desta história.Outras opções são  a capa cartonada e a Coleção Histórica Marvel Guerras Secretas que traz a saga principal e mais uns tie-ins ,pelo menos hipoteticamente deveria ser isso, já que já na primeira edição, os tie-ins são focados em histórias fora da saga. E financeiramente, é quase a mesma coisa comprar ela definitiva e as duas separadas, mas vale lembrar que Salvat não vende na Amazon, e a da Panini sim, e aí você pega mais barato ainda.

08) A Queda de Murdock

O que esperar:
Essa história é um divisor de águas na vida do Demolidor, assim como a saga de Elektra, esta saga mexeu profundamente com o Demolidor , numa história em que seu maior segredo chega em seu maior inimigo e assim, sua vida de advogado é destruída da noite para o dia numa trama que praticamente deixa mais evidente ainda o antagonismo entre Demolidor e Rei do Crime.

VALE A PENA? SIM
Essa história mesmo sendo com um vigilante que não tem aventuras cósmicas como o Homem Aranha,representa um dos grandes pontos altos da editora e deve ser apreciado sim. E ainda está num preço bem mais acessível do que quando a Panini republicou. Compre e jamais se arrependa.

09) A Última Caçada de Kraven

O que esperar:
Essa história do Aranha mostra o Kraven, numa última tentativa de matar o nosso herói aracnídeo,assumindo sua identidade e com uma boa trama de diálogos psicológicos. Não é um primor, mas para o HomemAranha foi uma história importante por muito tempo.

Vale a pena? MAIS SIM DO QUE NÃO.
A indecisão é o ponto de vista financeiro. A da Panini tem uma capa mais bonita e é mais barata. Porém, a qualquer hora esgota e aí já era.E pra mim por exemplo, o que importa é a história.

10) O Nascimento de Venom
O que esperar?
Sim, a melhor fase do Venom, a de quando ele surgiu, e era um vilão que dava medo  por ser uma ameaça grande demais para o aracnídeo. Arte do McFarlane,traz os primeiros embates entre Peter e Eddie Brock.
Vale a pena?SIM
Já foi lançada aqui no Brasil mais de cinco vezes entre formatinhos e edições especiais mas é uma boa história em quadrinhos, de quando se faziam histórias legais do Homem Aranha.

11) Hulk Gritos Silenciosos


O que esperar: A saga que foi um dos pontos mais importantes no Hulk dos Anos 90, a unificação entre Hulk e Bruce Banner na personalidade chamada de Professor.  Banner está com sua mente dividida e aqui ele passará por uma nova transformação que o trará de volta ao verde, mas sem o cerébro de uma ostra. Essa edição complementa  (mas é independente) com a capa vermelha do  Hulk, quando Banner descobre a verdade sobre essa unificação de personalidades. Mas aqui, dá pra ler tranquilo.

VALE A PENA? SIM
Hulk nos anos 90, entre o verde irracional e o cinza escroto e malandro?
E é do Peter David um dos melhores escritores de Hulk que já tivemos.

12) Wolverine - Arma X

O que esperar? Uma história que apesar de ter sido publicada numa revista que dava ao Wolverine apenas 8 páginas, acabou revolucionando o personagem e fincando o pé na origem deficitiva do herói. Arma X é junto com Origem, o ponto chave que ninguém mexe na origem de Logan, portanto não está desatualizada.
Vale a pena? Claro que SIM!!!
Vai fundo e se diverte, vendo o que tronou o Logan em uma máquina de matar e como conseguiu aquelas garras maravilhosas( neste tempo não havia a descoberta da tal garra de osso)

13) Marvels
O que esperar?
Uma homenagem a casa das Idéias com uma visão completa e inédita nos quadrinhos ( a de uma pessoa comum) que acompanha os heróis desde os anos 40 até um tempo mais moderno (época da morte de Gwen Stacy). Marvels revelou o grande Alex Ross, que depois desse trabalho fez inúmeras capas para Marvel,DC além de grandeshistórias para a DC também.

VALE A PENA? SIM
Marvels mostra como os heróis seriam se vivessem no nosso mundo e tem cenas que te arrepiam dada o realismo de alguns momentos quanto pela visão dos "humanos normais" perante uma invasão do Galactus, o aparecimento de um mutante, uma nuvem de Sentinelas e por aí vai.

14) Vingadores Eternamente Parte I
15) Vingadores Eternamente Parte II

O que esperar?
Muitas homenagens ao grupo de heróis chave do Universo Marvel. Kurt Busiek( autor de marvels) e responsável por reavivar os Vingadores após o fiasco dos Heróis Renascem, monta uma equipe com diversos Vingadores tirados de instantes diversos no tempo, com a missão de proteger Rick Jones

VALE A PENA? SIM
Uma saga dessas só tem encadernada nesta versão da Salvat e traz uma boa história que dificilmente fãs do grupo acharão ruim ou decepcionante. E vale lembrar que é uma oportunidade de ouro de ter essa história, pois só saiu em mensais na famigerada fase Premium da Abril( assim como Bem vindo de Volta Frank)


16) O PODEROSO THOR EM BUSCA DOS DEUSES
O que esperar: O comecinho das aventuras de Thor após Heróis renascem, coma fase de Dan Jurgens a fente do título. História legal, um novo hospedeiro para Thor( tentando revitalizar uma identidade secreta para o loirão) em uma busca pelos deuses de Asgard que sumiram misteriosamente( na verdade foram capturados pelos Deuses Negros).

VALE A PENA? NÃO
A história é boa, mas aqui temos apenas as primeiras histórias desta fase, o que deixa algumas dúvidas no ar.
17) Demolidor - Diabo da Guarda
O que esperar: A aclamada história de Kevin Smith, um clássico moderno do Homem sem Medo, comparável a fase Frank Miller. Kevin ficou uma única história mas sua passagem pelo título do Homem se Medo foi marcante demais e contou com uma bela arte de Joe Quesada.
VALE A PENA?SIM
Todo mundo que viu esta edição, curtiu. Só o Demolidor que não...viu.

18 e 19 ) JUSTICEIRO BEM VINDO DE VOLTA FRANK - PARTE I E PARTE II

O QUE ESPERAR?
O Justiceiro estava antes destas histórias sendo punido( entendeu?) por todos os seus pecados. Já havia se juntado a máfia, havia ficado desmemoriado e louco,morreu e voltou como assassino a serviço dos anjos. Putz...somente Garth Ennis conseguiu restabelecer o padrão e seriedade do personagem com este arco de doze edições que trouxe o vigilante de volta ao topo, gerando uma nova HQ para ele e mais tarde sua migração para o selo MAX.
VALE A PENA? SIM
Garth Ennis é um excelente escritor,responsável por Preacher e diversas histórias de guerra que sabe dosar ação com um certo humor negro até escatológico. Diversão garantida.
20) Ultimate Homem Aranha
O que esperar:
É a origem século XXI do mito de 1962.  mas agora nas mão de Brian Michael Bendis com a história que deu o pontape inicial no universo ultimate que por anos se mostrou mais interessante e atraente do que o 616, sendo cogitado até mesmo a substituir o universo oficial da Marvel!!! Mas o tempo passou e sabemos o que houve com o universo Ultimate. mas foram essas histórias que fizeram a Marvel cogitar tal substituição
VALE A PENA? SIM
Aqui a história ficou mais completa e o Homem Aranha é realmente um adolescente moderno que gera identificação com muitos jovens Recomendo pois Bendis é um dos maiores escritores de quadrinhos e um dos melhores roteiristas que o Homem Aranha já teve, escrevendo o cabeça de Teia por mais tempo até do que o Stan Lee!!!

21) O HOMEM ARANHA DE VOLTA AO LAR
 O que esperar?
Aqui temos a primeira edição em bancas desta promoção ( aquela que é mais barata, tipo R$ 9,90) e traz o início de uma nova fase do Homem Aranha que tem a intenção de permitir o leitor começar a ler sem se preocupar com o que já aconteceu antes. Em relação a história, Aqui o Homem-Aranha encontra um ancião com os mesmos poderes seus e se questiona sobre a real origem de seus super poderes. E ao mesmo tempo, Morlun, um vampiro das espécies deseja se alimentar do portador dos poderes do totem aranha.
VALE A PENA? SIM
Esta fase do Homem Aranha começou muito bem e dá pra devorar as histórias rapidamente e inclusive nesta fase, mais uma mudança radical na vida do Homem Aranha ao fim deste encadernado.J Michael Straczynski aprontou muito, até perder o controle do que podia e não podia. Mas aqui ele só acerta.
 O que esperar: A continuação do encadernado anterior, traz histórias de J Michael Straczynski em um ritmo de ação mais contido do que a edição anterior, mas com uma mudança fundamental no círculo de pessoas que sabem o segredo de Peter Parker. Aqui o foco desta edição são os relacionamentos de Peter Parker e como as duas mulheres na sua vida, lidam com o Homem Aranha.

Vale a Pena? SIM
Porém o encadernado anterior achei mais marcante, aqui o lance de totem aranha fica mais de lado, porém temos maior acesso a vida do professor Peter Parker e seu dilema em ajudar alunos, além da participação do Dr. Estranho, um personagem muito querido de J Michael.

23) NOVOS X-MEN - E DE EXTINÇÃO

O que esperar:
Assim como o Homem-Aranha nas mãos de JMS, os X-Men tiveram um reinicio, deixando pra trás as confusões cronológicas que marcam a saga dos mutantes. Aqui,os X-Men são escritos pelo roteirista mais que querido, Grant Morrison abordando um lado dos mutantes que ninguém havia visto antes e revolucionando a equipe em sua relação mundial. Aqui também os X-Men deixam de usar os uniformes coloridos e ficam com roupas parecidas com as dos filmes de cinema, tudo preto.

VALE A PENA? SIM
É Grant Morrison,e ele fez um bom trabalho no começo com os mutantes,provocando impactos profundos em suas primeiras histórias e foi com ele, que Xavier ficou menos "santinho".

24) NOVOS X-MEN  IMPERIAL
 O que esperar: A continuação de E de Extinção está aqui ( com o restante das histórias que vieram no encadernado da Panini. Imperial mostra mais um embate entre X-Men e Cassandra Nova e a repercussão dos mutantes da escola Xavier terem sido revelados ao mundo.
VALE A PENA: SIM
Se você curtir E de Extinção,é indispensável ler sua continuação né?

25) HOMEM ARANHA AZUL
 O que esperar:Uma história em 6 partes com o passado do Homem Aranha nos tempos em que namorava Gwen Stacy. Foi escrita por Jeph Loeb e Tim Sale( desenhista) numa série Colors da Marvel a qual tem Hulk Cinza e Demolidor Amarelo, escrito e desenhado pela dupla. Uma visita ao passado do Homem Aranha.

VALE A PENA? SIM
Mas se você gostar de histórias da dupla Loeb-Sale,como As Quatro Estações,Longo Dia das Bruxas.

26) Origem
 O que esperar?
Origem há pouco mais de uma década revolucionou ao contar a verdadeira origem ( desde o comecinho) da vida de Logan, o qual descobrimos seu nome verdadeiro. Não direi mais nada, pois as duas primeiras histórias nos dão um rumo que no finalzinho da dois, nos surpreendemos com certos ocorridos. ORIGEM é muito melhor que o filme Origens, e muito diferente.

VALE A PENA? SIM
ORIGEM junto a Arma X é um pilar fundamental na vida do carcaju.

27) CAPITÃO AMÉRICA- NOVO PACTO
 O que esperar: Aqui temos as primeiras história do Capitão América imediatamente pós 11 de setembro. Um Capitão que se deparou com o choque do terrorismo e luta com todas as forças

VALE A PENA; SIM
Você pode ser contra a política norte americana mas acho que o contexto social e histórico em que os EUA se encontravam neste período pode ser sentido ao ler estas histórias. E se você já existia e tem idade para lembrar do clima de guerra que assolou o mundo, vale dar uma chance.

28 e 29) OS SUPREMOS SUPER HUMANO E SEGURANÇA NACIONAL

 O que esperar:
Supremos é a versão Vingadores do universo Ultimate, porém o grupo chegou a fazer mais sucesso do que os Vingadores e aqui temos o Nick Fury de verdade já negro, e inspirado em Samuel L Jackson( muitos anos antes de se cogitar um Iron Man nos cinemas)!!!
Novas origens, antigos personagens, novos estilos. Nada como no 616 e esses vingadores são quase celebridades.

VALE A PENA? SIM
Esses encadernados trazem o Ano Um de Supremos e realmente trazem muita coisa boa, como um Capitão América mais agressivo,um Hulk atualizado aos dias de hoje , Um THor que não se sabe se é um deus de verdade ou um louco com poderes sobre humanos e um Hank Pym que leva o que merece.

30) QUARTETO FANTÁSTICO INCONCEBÍVEL
O que esperar: Essa hq do Quarteto traz um confronto do Dr. Destino, aceitando a magia para derrotar o Quarteto Fantástico. E agora, as coisas vão tomar um rumo...

VALE A PENA: SIM
Quarteto Fantástico nas mãos do Mark Waid é muito bom, proporciona uma visão do Dr. Destino pouco explorada em confrontos contra o Quarteto e nos mostra mais do que Victor von Doom está disposto para atingir Reed Richards e sua família.e esse arco mantem-se muito bom, assim como o seguinte ( Ações Autoritárias). 
Compartilhe este post: :

+ comentários + 2 comentários

2 de janeiro de 2017 às 11:29

Bom Post Agustín.

Anônimo
7 de fevereiro de 2017 às 09:00

Ótimo post! No aguardo das próximas avaliações!

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade