F

O Leitor_Dicas de Leitura: Neil Gaiman além de Sandman


Bora começar hoje uma nova coluna que será de Dicas de Leitura, mas de maneira que atenda tanto novos quanto alguns relativamente veteranos leitores de quadrinhos. E para começar vamos então a uma lista de HQs de Neil Gaiman o cara de quem todos quando se lembram o ligam a Sandman, e com razão pois é sua maior obra em quadrinhos, revolucionando o selo Vertigo nos anos 90.

Mas será que Neil Gaiman é só Sandman? Claro que não, leitor então vamos a alguns trabalhos de Neil Gaiman para o fantástico mundo dos quadrinhos, com alguns bem badalados e outros que tiveram uma publicação meio esquecida por aqui.

01) A Lenda da Chama Verde
Essa hq passou despercebida aqui no Brasil para muita gente e ficou muito tempo engavetada na DC Comics pois fora escrita por Gaiman situando no período pré-Crise nas Infinitas Terras, e mesmo coma DC pedindo que o roteiro fosse alterado, Gaiman disse que não.
Então a DC querendo dar novo fôlego em suas publicações e novo universo, achou melhor não publicar na época só a produzindo anos depois e por que o nome de Neil Gaiman subiu a estratosfera depois de Sandman..
A trama mostra Superman e Lanterna Verde em dupla numa história com sutis referências a Sandman, ao lanterna Verde original, algumas participações especiais além do personagem favorito de Gaiman que é o Vingador Fantasma.
Na história Superman e Lanterna Verde encontram uma lanterna similar a de Allan Scott e ao tentar recarregar seu anel de OA nela, Hal morre e ainda leva o Superman que estava junto. A partir daí, temos Desafiador, uma visita ao inferno e dois interlúdios importantes para o desfecho da história.

02) O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?
 Essa ganhou até uma versão encadernada em 2014, mostrando uma história que ao estilo da clássica "O que aconteceu com o Homem de Aço?" escrita por Alan Moore para o Super-Homem, mostrava  também uma "última história do morcegão".

Na versão encadernada de capa dura que só veio por conta do Neil Gaiman, a revista teve um sucesso maior, pois além de que  na época da publicação na mensal do Batman, ela passou muito batida esse encadernado ainda veio com histórias de Neil Gaiman focando nos vilões, material publicado no Super Almanaque DC 01, Novos Titãs 62( ambos da Abril) e em Batman Preto & Branco( Abril e Panini).
Mas leia e tire suas conclusões.

03) Livros da Magia


Esta é uma das mais conhecidas além de Sandman, a historia do bruxo adolescente Tim Hunter que inspirou esse universo de Harry Potter (por mais que digam que não, foi sim e acabou!!!)teve suas histórias publicadas em quatro edições as quais já saíram em encadernado pela Panini que está esgotado atualmente( mas lá embaixo tem uma dica esperta de onde encontrar,rs)

04) Sinal e Ruído



Muito conhecida também essa hq feita em parceria com Dave McKean( que recebe muitos méritos pela história) mostra a história de um cineasta em seus últimos dias de vida, que pretende criar uma obra antes do fim, que cria  vida a seus filmes primeiro em sua cabeça e depois os produz, algo que nem sempre dá tão certo. Como nas próximas obras citadas, a arte casa perfeitamente com o estilo de Gaiman dando maior profundidade a história.

05)A Cômica Tragédia ou a Tragédia cômica de  Mr. Punch
Esse memorial de um garoto que justamente a narrativa te deixa na dúvida se devemos ou não crer no seu relato, daquela forma que o Gaiman gosta de escrever: leituras nada óbvias. Aquela HQ para ler quando não se tem pressa.Leia mais de uma vez.

06) Orquídea Negra

Orquídea Negra é top também. O assassinato da personagem título da história é o mote da história que é conduzida muito bem em suas páginas,logo escrevo aqui em qualquer dia, uma rsenha mais detalhada sobre essa obra que merece sim, ser lida por todos.
Orquídea abriu as portas para Sandman, tem uma arte belíssima ( de novo Dave Mckean) e conta com participações de Batman, Monstro do Pântano e Hera Venenosa.

07) 1602

A entrada de Neil Gaiman na Marvel, rendeu esta aventura alternativa na qual os heróis Marvel são reimaginados no século XVII e vemos muitos(até demais) personagens em versões novas situadas neste mundo que precisa dos heróis Marvel antes do previsto. Lançado pela Panini ( dificil de achar) e na coleção Salvat da capa preta( disponível ainda na internet)

Sobre 1602 quero ainda escrever muito em um post só dela.

08) Eternos


Personagens bem esquecidos da Marvel que foram criados por Jack Kirby após ele retornar para a Marvel e cancelados ainda nos anos 70, Gaiman junto com John Romita Jr dá uma reacendida nesta obra que você não precisa ser conhecedor da Marvel para ler e entender. E sim, o mais importante aqui são os diálogos e não as batalhas. Pra ver batalha você vai ler em qualquer outra revista, mais do mesmo. Mas te garanto: não dá sono.

09) Batman Preto-e-branco

Mesmo que seja uma compilação de vários autores , Gaiman está aqui com um pequeno conto, no qual Batman e Coringa são personagens de  uma série de TV e após gravarem suas cenas voltam para suas vidas comuns com a família. Minha história preferida desta série, devido a criatividade e a interpretação dada.
Vale lembrar que essa hq também se encontra no encadernado "Batman O Que Aconteceu com o Homem Morcego? "


10) Ângela em Spawn 09 e na sua própria mini



Gaiman ao inserir Ângela, a anja caçadora de HellsSpawns, expandiu o que queríamos ver do universo do personagem com uma luta secular entre céu e inferno com entidades poderosas em cada lado. Gaiman escreveu também Ângela, a minissérie em três partes na qual ela se alia ao Spawn.

 A personagem criada por Gaiman e apresentada por ele no número 09 de Spawn, se tornou importante na Image, e essa edição da revista é considerada raridade e especial para colecionadores. Além da história e do crédito do autor, Ângela é uma personagem que por direitos autorais, saiu da image e foi realocada no universo Marvel, após Era de Ultron. Um fato raro de acontecer. O máximo que temos de outros exemplos é quando a DC comprava outras editoras e incorporava-os a sua linha principal ( Wildstorm,Milestone,etc). Este caso da Ângela é uma singularidade.

Na minha pilha da vergonha( aquela pilha de revista que todo colecionador tem pra ler e nunca o faz)  está Violent Cases( também da dupla Gaiman e McKean) a qual não li e não seria justo comentar. Então quem tiver já lido pode escrever aí nos comentários e depois coloco minha opinião pessoal,ok?


AONDE LER ESSAS EDIÇÕES:
  • A LENDA DA CHAMA VERDE - WIZARD BRASIL 03( PANINI,2004)
  • BATMAN- O QUE ACONTECEU AO CAVALEIRO DAS TREVAS? - ENCADERNADO PANINI E BATMAN 1ª SÉRIE 88 ,89( 2010)
  • LIVROS DA MAGIA- ENCADERNADO PANINI E AQUI NO BLOG
  • SINAL E RUÍDO-  CONRAD em versão capa cartão e capa dura
  • A TRAGÉDIA CÔMICA DE MR PUNCH- CONRAD em versão capa cartão e capa dura
  • ORQUÍDEA NEGRA( ENCADERNADO PANINI mas tem outras versões de outras editoras , tipo Globo) 
  • 1602- MINISSÉRIE PANINI (2004),ENCADERNADO PANINI  E ENCADERNADO SALVAT CAPA PRETA)
  • ETERNOS- MINISSÉRIE PANINI  E COLEÇÃO SALVAT CAPA PRETA
  • BATMAN PRETO & BRANCO - MINISSÉRIE EDITORA ABRIL E ENCADERNADO PANINI
  • ÂNGELA- SPAWN 09 e ÂNGELA (MINI EM 3 EDIÇÕES)(EDITORA ABRIL)

Logo logo, voltamos com mais dicas de leitura!!!
Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade