F

Os quadrinhos dos Cavaleiros do Zodíaco



Jamais tivemos a oportunidade adequada de comentar sobre  mangá aqui nestas páginas mas Saint Seiya ou Cavalleiros do Zodíaco merecem ser os primeiros a terem sua trajetória de HQs comentadas por aqui, já que ao contrário do que muitos pensam ( alguns nem sabem)  o mangá na maioria dos casos vem antes do anime.
Em Cavaleiros mangá a impressão é melhor as vezes do que a série afinal, é mais violenta ainda do que a película e é muito mais rápido o desenrolar das aventuras.

Sendo dividida em 3 sagas: Santuário, Poseidon e Hades ( fora uma história curta com o cavaleiro favorito deste que vos fala, o Hyoga) o mangá dos Cavaleiros durou cerca de 48 edições aqui no Brasil, sendo republicado até onde não me engano 3 vezes já. Até Dragon Ball ficou para trás.
No Japão as histórias antes de saírem em encadernados saem na publicação de mangás mais famosa do país, a Shonen Jump.



Aqui no Brasil o lançamento da série original dos Cavaleiros do Zodíaco aconteceu pela Editora Conrad, vindo na onda de lançar uma hq de cavaleiros quando os defensores de Athena ainda estavam no Limbo da TV brasileira. Mesmo assim, o mangá previsto para 52 edições mensais acabou sendo lançado em periodicidade quinzenal e antecipado seu final para 48 números já que a partir do final do santuário durante algumas edições, houve um acréscimo de páginas em cada edição.


Sobre a série original, o traço e o roteiro são assinados pelo Masami Kurumada, um dos mais adorados escritores de mangá que tem em seu currículo diversas outras histórias mais curtas porém com o traço "original" de Cavaleiros, portanto os outros personagens de outras obras do Kurumada são tudo cópia de Cavaleiros. Na verdade, Cavaleiros era para ser uma história mais curta, porém como a fórmula deu certo, devido aos elementos mitológicos, acabou se tornando uma história que rendeu vários e vários anos de publicação no Japão. E de lá para o mundo com a adaptação para anime.
Alguns mangás de Kurumada:
Kojiro, ninjas com cara de Cavaleiros

Ring ni Kakero, lutadores de boxe com cara de Cavaleiros

O anime tem histórias levemente diferentes que foram amenizadas a violência ( e é por que o desenho já é violento pra caraioooo).  Algumas diferenças:

  • Os Cavaleiros principais ( os enviados por Mitsumasa Kido) são todos irmãos( Mitsumasa era pegador). No desenho são orfãos de pais diversos.
  • O Cisne Negro grava a luta contra o Hyoga em seu olho e o arranca para enviar ao Ikki. No desenho, ele grava na sua tiara;
  • A morte de Cassius ( o arrancador de cabeças) é mais violenta nas mãos de Aioria de Leão;
  • O final da saga de Poseidon e suas consequências são melhores que no desenho que deixa tudo muito feliz e termina apressada como se tivesse que acabar logo.
Cavaleiros do Zodíaco completaram agora em setembro 20 anos desde sua primeira exibição no Brasil e 1 desde seu retorno. E agora estão nos cinemas que se não tem uma história tão boa, tem uma qualidade gráfica impecável e serve ao menos para matar a saudade dos fãs mais antigos. E conquistar um novo público.

Confiram aí,alguns momentos incríveis da saga dos cavaleiros nos mangás:






Além de que ainda continua saindo mangás ligados a série que foi revitalizada no século XXI com Lost Canvas e Episódio G. 





Lost Canvas mostra as aventuras de uma geração anterior aos cavaleiros do Zodíaco na primeira Guerra Santa do  Santuário contra Hades. Dohko( o mestre ancião ) e Shion( o mestre que falece e volta como soldado de Hades na série original) são figuras conhecidas e que mostram que todo fodão de hoje começou como um merda ontem.

Episodio G mostra as aventuras do Cavaleiros de Ouro na adolescência de Aioria , recém escolhido como cavaleiro de Leão e tendo que aguentar o fardo de ser o irmão do Cavaleiro traidor Aioros de Sagitário.



Ainda em 2005 tivemos a Coleção Animes Classics lançando em quadrinhos os especiais (OVAs) dos Cavaleiros do Zodíaco que aqui foram lançados em VHS ( era uma fotonovela na verdade, com apenas os quadrinhos sendo as imagens retiradas  dos especiais).
Os especiais eram Seiya O Santo Guerreiro, A Batalhados Deuses, Cavaleiros do Zodíaco - O Filme e A Batalha Final.


Muitas HQs de Cavaleiros estão então disponíveis para os fãs da nona arte. Mesmo para quem não curte mangá, é uma boa opção de leitura, principalmente Lost Canvas ( aonde vemos um cavaleiro de pegasus mais legal que o Seiya). Mas quem é fã roxo de Cavaleiros tem que ler é tudo.

Não se enquadrando na fase dos quadrinhos( mangás!!!) vem os dois livros Gigantomaquia de 2004 com histórias dos Cavaleiros contra os Titãs gregos.


 Como os Cavaleiros dão $$$, em 2006 saiu Next Dimension, o retorno dos Cavaleiros de Athena do ponto em que a história original parou. Com Saori tentando salvar Seiya  após o fim da batalha de Hades. Final para a história mesmo? Não, não...acho que Os Cavaleiros do Zodíaco adquiriram uma característica dos comics americanos: a de não terminar jamais, o que é triste pois o diferencial para se ler um mangá é saber que tem fim a história.

Mas de qualquer forma, há um público consumidor para as franquias de Cavaleiros do Zodíaco, mesmo entre pessoas que não sejam tão fãs de mangá, mas que viveram a magia dos anos 90 que a Manchete causou com a exibição dos Cavaleiros.
Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade