F

NAFTALINA HQ - SPAWN O SOLDADO CAPIROTO DO INFERNO

 


Há 25 anos atrás, a Editora Abril finalmente trazia a linha de quadrinhos Image ao Brasil, a famosa editora dos caras que deram um tchau pra Marvel e abriram sua própria empresa de quadrinhos. Galera geral que acompanhava o mercado de importadas( pouca gente, bem menos do que hoje) era mó curiosa de conhecer principalmente o Spawn, a obra máxima de Todd McFarlane que deixou de escrever e desenhar o Homem-Aranha para investir em seus sonhos ( ahammm...sei).

Mas a curiosidade sobre Image Comics mesmo surgiu aqui no Brasil por conta dos... Cavaleiros do Zodíaco ? Não é bem assim, mas quase. Em 1994,1995 circulava a revista Heróis um baita abertura no mercado informativo nerd que contava com poucas e sempre canceladas publicações. Mas a revista Herói da ACME/Nova Sampa desde a primeira edição trazia informações sobre o Soldado do Inferno. Como a revista se sustentava em cima dos Cavaleiros de Athena, praticamente não foi cancelada e mostrou muito mais coisas da Image como por exemplo Gen13( ahhhh Fairchild), Savage Dragon, CyberForce, WildCats,etc. 



A abril viu que os personagens estavam crescendo em fama aqui no BRe em 1996 começou logo com Spawn. Formato americano, papel couchê, 20 e poucas páginas, sucesso de cara. Preço de 3,30 por poucas páginas mas qualidade editorial óóó... belezura.



Spawn se manteve bem e para acelerar a cronologia, Abril decidiu tornar a revista quinzenal a partir da edição 18( 1997) por R$ 3,00 e assim ficou até 1999 quando voltou a ser mensal mas ganhou a revista A Maldição do Spawn para fazer companhia. No fim de 1999 voltou a ser quinzenal, ficando definitivamente mensal a partir de 2001.

Importante citar que o Spawn foi o maior sucesso Image na Abril e o único a resistir aos cancelamentos. Savage Dragon, Youngblood partiram foi cedo e os que já vinham da Globo como Gen13 e WildCats ficaram também pouco tempo na Abril. Seja pela qualidade das histórias, pelo filme ( com certeza não) mas Spawn ficou em bancas inabalável por muito mais tempo do que se pensava quando os títulos começaram a sair um por um.

A revista Spawn teve momentos e edições super importantes( como a 49 e 50 que igualaram com a numeração americana )e especiais/minisséries como Bíblia do Spawn, Feudo de sangue, Ângela, Violador. Quando a Abril em 2002 perdeu Marvel( com Conan ainda no pacote) e DC, Spawn foi a última publicação 100% de uma grande editora americana por lá, mas ficaram só com Spawn. E assim seguiu até o fim de 2005 com a edição 150. Parecia o fim...

Mas não foi!!! Spawn 151 saiu sim mas por outra editora, a Pixel que no mesmo ano em que começou Spawn em 2006 quis pegar a DC da Panini (mas isso é outra história, FOCO!!!). Spawn foi até a edição 178 pela Pixel e no mês seguinte e nos outros não saiu mais nada do Soldado do Inferno. 



Mas em 2012( eitaaaa) saiu pela HQM um encadernado que continuava de onde havia parado e indo até a edição 185. Mas parou aí. Até 2019...



Em 2019 a editora New Order publicou um encadernado capa dura de Spawn continuando as histórias do personagem...a partir da edição 250!!! Sim. Saltaram 65 edições de Spawn e pronto. Pelo menos a editora tinha( ou tem???) planos de lançar 2 encadernados por ano ou seja 12 histórias. Mas 2020 teve pandemia e ainda estamos nela em pleno 2021, então nada do segundo volume de Spawn pela New Order. 



Complicado? Demais. Vale lembrar que a Pixel relançou as primeiras histórias de Spawn no encadernado Origem vol1 e vol2 mas hoje essas histórias não devem sair novamente pois uma personagem fundamental de Spawn é da Marvel!!! Sim, falamos da Ângela a caçadora de Spawns, a qual Neil Gaiman ganhou os direitos e vendeu a Marvel Comics estreando em 2013 como uma irmã do Thor.



Primeira vez que falamos aqui de uma revista que na verdade passou por mais de uma editora mantendo numeração. Tal feito foi feito muito antes pelo ranger Tex aqui no Brasil mas isso fica para outro Naftalina HQ.



Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade