sexta-feira, 13 de outubro de 2017

A Fama Infame

Que as HQs estão passando por uma crise de originalidade e criatividade isso quem acompanha o mercado atual já percebeu. HQs atuais não estão causando mais reações nos fãs e ultimamente a que chegou mais perto disso foi Rebirth da DC Comics,principalmente por que aqui no Brasil a Panini resolveu acabar mais ou menos com o formato de revistas mix.

Mas vamos ao principal : personagens não tão memoráveis que foram alavancados a grandes ícones de suas editoras. Tipo, aquele personagem que você sabe que ele tá longe do podium da editora se comparado historicamente com todos os personagens medalhões,mas  sabe-se lá por que ele está com tudo em um grandiosíssimo hype.

Vamos a uma lista de cinco casos destes:


Deadpool

Desde sua criação por Rob Liefeld e Fabian Nicieza, o mercenário tagarela já passou por muitas situações e fases nas quais mesmo sem terem importância fundamental no universo marvel, acabaram por serem sucessos absolutos entre um público específico que passou a idolatrar o personagem. Deapool de anti-herói ou até vilão na X-Force, passou a ser um dos maiores ícones da casa das idéias e se tornou recentemente  um vingador!!!  Até agora muita gente se pergunta como o desespero dos editores americanos deixaram isso ocorrer já que Deadpool é um assassino mercenário ( bom, o Wolverine é assassino também né?)
Hoje em dia muito título em bancas e até mesmo um dividido com o Homem Aranha!!!


Arlequina

 A namorada do Coringa ,estreou no desenho do Batman dos anos 90 e veio para os quadrinhos no final de 1999. Totalmente como no desenho, a personagem ganhou uma série solo em 38 edições e a partir daí seu carisma fez um trabalho de simpatia com o público, aos poucos deixando de ser vilã quando co- protagonizou séries como Sexteto Secreto,Sereias de Gotham e Esquadrão Suicida nos novos 52 até chegar  na sua nova fase solo que por incrível que pareça a colocou nos quatro pilares da DC, chegando a vender mais que um título do Batman!!!(e mais que Superman que em N52 já era ruim)

Homem de Ferro

Sim, este tem sua fama maldita desde o sucesso dos cinemas com o primeiro filme do personagem em 2008. Convenhamos, era pra ser um dos medalhões mas não engatava como Capitão,Thor ,Hulk e cia. De repente, um personagem que tinha tudo para ser um dos principais da editora, na tal "trindade Marvel" mas que nunca decolou, virou o mega star da editora. Tudo que Tony Stark poderia ser, ele se tornou com o impulso do seu personagem nos cinemas e virou o personagem mais importante em diversas tramas principais da Marvel. Só pensar que ele teve fases boas,mas não excelentes e não tenha vilões que a gente lembre de cabeça no conhecimento popular, fazem Tony ter uma fama que parece não ser devido ao personagem em si, e sim ao ator que o interpreta, Robert Downey Jr.




Garota Esquilo

Certo, esta é uma personagem que nas hqs descia o cacete no Thanos e no Dr Destino e tem um poder de se comunicar com esquilos. Sabe-se lá como e porquê , cria uma grande legião de fãs,  fazendo com que ela estourasse nas redes sociais nerds. E uma personagem estranha dessas, corre vez por outra a notícia de ser adaptada para TV ou cinema...enquanto isso tem personagem com série há mais de trinta anos e ninguém lembra.....
(por sinal sabiam que ela estreou na revista do Homem de Ferro?)

Wolverine

Sim, o Wolverine. Mas este é um personagem consolidado, você pode dizer. Acho que hoje ele está consolidado mesmo,mas já esteve na situação dos personagens acima com um hype absurdo que foi piorando com o tempo e sendo incorporado ao personagem capacidades exageradamente fora dos seus poderes.
Wolverine ganhou um título mensal lá no fim dos anos 80 e aparecia nele e nos título dos X-Men mas nada exagerado com o personagem nos primeiros anos. Ok, até aí. Mas a marca X-Men cresceu,novas equipes foram criadas  e Logan passou a ser utilizado em várias equipes de X-Men, em várias edições de outros heróis como astro convidado e com o tempo, até equipes derivadas dos X-Men!!! E se não bastasse, nas ligadas aos Vingadores também(mesmo sendo assassino)!!! E ainda tinha tempo pra nas horas vagas (quais???) ser diretor do Instituto Jean Grey. De fator de cura que o recuperava rápido, passou a ter o exagero deste poder que o tornava capaz de sobreviver a uma bomba atômica ou reconstituir um membro perdido!!! Pode ser foda,mas isso gerou um desgaste no personagem,porém ele ainda vende bastante mesmo que seus fãs das antigas não o curtam mais como antes.


Opa......e o Batman??? Se for assim, ele também poderia entrar nesta lista. até por que com certeza ele tem tudo isso do wolvie e mais os crossovers com outras editoras. Mas o Batman é o Batman e tem um papel central no UDC há muito tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário