F

X-Men : Uma Franquia entre o céu e o Inferno



X-Men Apocalipse estreou há duas semanas e o filme como todos da franquia iniciada no ano 2000,gerou polêmicas diversas,e como sempre acabou dividindo opiniões. Muitos amaram, muitos outros odiaram e é por isso que iremos abordar a franquia como um todo falando brevemente de cada filme dos X-Men a fim de fazer um retrospecto de como aumentaram seus fãs e também seus haters, como se chegou a esse ponto. Até fecharmos essa matéria o filme já havia passado de 250 milhões de dólares em arrecadação mundial.

E apesar do tom parecer bater nos mutantes da FOX, adorei o filme e já já vejo de novo!!!)

X-Men ( 2000) 

O primeiro filme dos mutantes veio em uma época em que o mundo ainda tinha medo de filmes de super-heróis pois Spawn e Batman & Robin quase destruíram o gênero nos cinemas. Blade foi bem aceito, mas em termos de grandes personagens, X-Men foi o filme.

O filme foi um sucesso, mas claro, muitas diferenças surgiriam: desde os uniformes de couro preto substituindo os uniformes ( que na época ficariam ridículos), a escolha de Ian Mckellen como Magneto( por não ser atlético como o dos quadrinhos que é um puta coroa enxuto), o Dentes-de-Sabre mudo ( que depois se descobriu ser irmão de Wolverine e agir como se não soubesse de nada) e uma Vampira interpretada por Anna Paquin que não era tão sensual quanto a versão erotizada desenhada pelo Jim Lee e a mais famosa encarnação da personagem.

  


X-Men 2 ( 2003) 




O segundo filme foi o mais bem sucedido e os aplausos vieram de vez consagrando a franquia e rendendo tanto promessas de continuação como também filmes solo de alguns personagens ( os quais só o Wolverine ganhou).

O segundo filme adaptou Deus Ama, o Homem Mata e aparentemente todos se acostumaram com o estilo do Singer nos X-Men. Nada alteraria isso aparentemente. Só a saída dele e os furos de continuidade que ele mesmo criou em seus filmes que foram sendo percebidos depois.


X-Men: O Confronto Final 


Esse veio adaptando arcos Saga da Fênix e Superdotados ( o da cura mutante) e é o filme mais curto dos mutantes. O diretor dos dois primeiros,Bryan Singer, saiu para dirigir Superman Returns e o diretor de A Hora do Rush, Brett Ratner, assumiu .o filme que, francamente, nem é tão ruim. E se for ruim, é o mais curto pelo menos.

As críticas principais foram: Subutilização de personagens como Arco Voltaico, Psylocke nada sensual,um Fanático nada a ver com o dos quadrinhos, a morte de Ciclope,  Xavier e um eventual retorno do professor no corpo de um outro mutante na cena pós-crédito(quem disse que a Marvel criou essa moda???),o qual não soubemos mais nada pois não teve mais filme dos X-Men depois desse daí  para dar espaço a um filme solo do Wolverine.

 X-Men Origens-Wolverine

 Não é dos X-Men ,mas aqui a gente vê os mutantes na trama mesmo que indiretamente, como o Ciclope e o Professor Xavier. Dizem para desconsidera-lo mas não há motivo para tanto. O fato de ser ruim??? Então a gente vai  fazer isso para muitos filmes da Fox né???

Esse filme colocou Dentes-de-Sabre como irmão de Logan e ferrou com a imagem do Deadpool que virou um Baraka sem dentes.

MAS SE A FOX DISSE PRA ESQUECER...TÁ ESQUECIDO.
( mas só por causa do problema gerado pela Emma Frost que tá aqui e em Primeira Classe)



X-Men: Primeira Classe

O melhor filme dos X-Men na minha opinião.  Junto a X2 foi o que menos sofreu críticas mas levantou muitas inconsistências com os filmes da primeira trilogia e ninguém dizia se era reboot ou prequel. Quando foi anunciado Dias de um Futuro Esquecido, aí sim, tivemos a certeza era um prequel e o próximo filme uniria as duas trilogias dos mutantes no cinema.

X-Men Dias de Um Futuro Esquecido

Tinha tudo para dar certo ao unir as duas trilogias em uma trama de viagem no tempo na qual Wolverine voltava no tempo para impedir Mística de matar Bolívar Trask e causar uma guerra que muitos anos depois, acabaria com os mutantes.

Esse filme teve um prólogo em Wolverine Imortal, mas o Singer óóó, ignorou e pronto.

Por sinal Bolívar Trask apareceu em X3 e ele era negão. Agora é anão. Homônimos??? Talvez sim. Junta aí três homônimos da franquia: Emma Frost(Origens e Primeira Classe), Moira McTagertt(Primeira Classe,Apocalipse e Confronto Final) e o já citado Bolívar Trask. Engoliu numa boa??? Nem eu.

Mas a trama de corrigir algum eventual deslize,vacilo,incoerênceia ficou de lado  e pior: o Professor Xavier, morto em O Confronto Final estava de volta( desde o final de Wolverine Imortal) e ninguém explicou como.
Alguns fãs disseram na internet que O Confronto Final foi desconsiderado pelo Singer mas vale lembrar que a cena extra de Wolverine Imortal traz o Xavier buscando Logan em um aeroporto e aquela cena final é a ponte para Dias de Um Futuro Esquecido e em Imortal, Wolverine sofria por ter matado a Jean Grey em O Confronto Final. Complicado né???

Mas no final, o único filme que precisamos agora considerar intocável por não ter sido afetado pela viagem no tempo é o X-Men Primeira Classe e Dias de Um Futuro Esquecido. Sim, jogaram fora os três primeiros filmes ( e os do Wolverine também, o imortal nunca aconteceu ou aconteceu de outra forma, já que a Jean não morreu e nem tem o problema do Wolvie com o fantasma da Jean) deixando liberdade criativa ( ou destrutiva) para quem quiser mexer com os personagens atualmente.

Ah, o filme mostrava o Wolverine acordando no futuro e tudo tava numa paz e calmaria, com direito a Jean Grey revivida ( ou nunca morta) e mostrando que o futuro havia sido aletrado e que não importava o que acontecesse, o final dos X-Men será um final feliz( no desenho, a moral da história era: quanto mais se mexe no tempo, pior fica além de que aquele incidente entre Magneto, Mística e Bolívar Trask só faria a situação piorar mais ainda entre os mutantes).

X-Men Apocalipse( 2016)

O terceiro filme ( Apocalipse) já ajuda( só que não) mostrando incoerências como a idade dos personagens. Sério, mudar a linha temporal dos acontecimentos tudo bem,mas até o nascimento ou a idade dos personagens é bizarro.

Temos Jubileu que em X-Men 2 era criança e nos anos 80 uma adolescente, a Jean Grey de Confronto Final tinha 10 anos em 1986. O filme X-Men Apocalipse se passa em 1983 e ela praticamente não tem menos do que quinze anos ali. O Anjo tá no filme, mas reparei que ele não é chamado de Warren durante o filme.

Além de que o vilão é o maior inimigo da equipe e os mutantes sem treino nenhum de batalha dão uma de Rey e botam moral na casa durante a batalha(depois boto spoiller aqui)




Um fato que devemos aprender é que:

1º) Os filmes de X-Men são bons( quando não ótimos)  apesar de terem uma linha do tempo zoada e toda cheia de falhas de continuidade. Mas alguém deixa de ir ver no cinema por conta disso??? Fora que a gente tá sempre metendo o pau na Fox mas não para de acreditar que ela vai acertar a mão.

2º) Quem não acompanha quadrinhos tem 70% de decepção a menos com esses filmes, pois por mais que quem curte HQs dos mutantes  já tenha sacado que não tem nada a ver com o papel, ainda tenta associar o filme à obra original quando tá assistindo.

3º) Difícil a Fox largar o osso e passar esses personagens para a Marvel  como um milhão de hashtags do tipo #foxdevolveosx-menpramarvel   demonstram  e não farão efeito( até por que a Fox não vai ler nada que se escreva em português). Para eles, X-Men é um produto. Dá dinheiro. E ponto final. Enquanto der dinheiro, vai rolar a festa ( ou o massacre de mutantes).

 Apesar de que acho que a Marvel não teria tempo e nem  calendário para realizar produções dos     X-Men em tão pouco tempo como a Fox o faz mesmo que mal feito. Uma prova: O Hulk, ela se nega a fazer filmes com o gigante verde por conta de não querer dividir qualquer lucro com a Universal. Os X-Men na Marvel, significaria talvez somente o Limbo ao invés de um recomeço.

4º) A ideologia do filme tem força pois o lado ideológico, a premissa da qual os X-Men partem, de um mundo aonde a intolerância deva ser combatida é algo muito vivo nos dias de hoje. E os X-Men ainda cumprem esse lado social quando são colocados

5º) As cenas são épicas e sempre são lembradas seja por fãs ou não fãs. Aquele jeitinho do Synger de fazer uma tomada representar o filme inteiro.


Mas e então? Não resta nada a fazer mais? Bom, se você curte os X-Men só nos cinemas, aí não tem jeito mesmo. Mas se você acompanha ou acompanhou os mutantes nas HQs. vai naquela tua estante,caixa , o que for e tira uma revista deles para ler. Aquilo tá lá, intocável e não tem Fox nenhuma que tire de você aquele prazer de ler uma boa história feita sem pensar em cifras de bilheteria.

Hoje em dia é a melhor solução para quem não quer se estressar.




Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade