F

Cinema,pipoca & um copo de Coca #24 X-Men Apocalipse



O filme dos X-Men causou . Seja ódio,admiração, surpresa, não deu para ficarimune ao sucesso do filme dos mutantes da Marvel, realizado pela Fox. X-Men Apocalipse, já foi assistido até o momento por mais de 300 milhões de pessoas.

Mas temos visto críticas em sua maioria detonando o filme. Procede essa reação?
 Em parte.

A Fox realizou um ótimo trabalho ao meu ver pois nos brindou com um ótimo filme de super-heróis, algo que sinceramente ninguém tinha visto esse ano, pois o mote principal das tramas de Batman vs Superman e Capitão América : Guerra Cvil são na verdade, os confrontos dos protagonistas ( Homem Morcego vs Homem de Aço e Capitão vs Latinha). Deadpool, um filme muito bom,uma surpresa ótima da Fox que provavelmente será a próxima galinha dos ovos de ouro para o estúdio, na verdade conta a história do mercenário tagarela e de como ele salva a esposa,mas não é um filme de super heróis salvando o mundo. E X-Men Apocalipse tem justamente isso, este elemento que estava fazendo falta nos filmes de super heróis este ano. Heroísmo, ameaças, e confrontos com vilões.

O problema da produção está em seu diretor, com certeza o pior diretor de filmes de super heróis: Bryan Singer. Sério, quando vemos que ao longo desses dezesseis anos,os X-Men tiveram 6 filmes que foram sucessos de bilheteria, sentimos uma dor em ver que os filmes não podem ser considerados interligados ou continuações que não escapam de falhas de continuidade. Mesmo o filme anterior, o X-Men : Dias de um Futuro Esquecido, tentou organizar as discrepâncias que haviam entre os diversos filmes dos X-Men e não conseguiu. Na verdade, este filme  atual já começa errando pois ignora o final do filme anterior sem explicar nada do que foi deixado para trás.  E por trás de tudo está Bryan Singer que assume os erros mas não tenta corrigi-los mostrando total descaso com os fãs.

essa cena com referência a mutante Cristal não entrou na versão final do filme

O filme é até certo ponto violento e sua ação é bem dinâmica sendo muito bem aproveitado o tempo de tela do filme, mesmo que alguns fatos aconteçam e não fiquem  bem claros de por que ocorrerem ( afinal, por que Mística resgata o Noturno???), Uma das grandes críticas do filme era quanto ao tratamento dad a Mística, uma das vilãs mais tradicionais dos mutantes. Aqui, o roteiro inicial do filme foi alterado e Mística interpretada pela Jennifer Lawrence se torna uma salvadora dos mutantes, um ídolo, um símbolo depois dos eventos que foram filmados e transmitidos ao mundo em Dias de Um Futuro Esquecido ( sim, isso te lembrou Jogos Vorazes??? A mim também). Mas Mística nem aparece tanto no filme, e seus talentos quase não são postos a prova. E o fato dela ter virado heroína e até certo ponto ser encarada como líder dessa formação de X-Men aqui apresentada, pode ser encarada como mudança na linha temporal que desconsiderou completamente os filmes anteriores a First Class.

O início do filme visita um passado longínquo no qual En Saba Nur,provavelmente o mutante mais antigo desse mundo, é admirado como um deus no antigo Egito e está em um ritual de transferência de corpo, que dá certo, mesmo tendo sido atrapalhado por rebeldes que se levantam contra ele tentando o assassinar, mas En Saba Nur conta com o apoio de seus cavaleiros e graças a ele, é salvo da morte certa e entra em estado de hibernação após ser soterrado por toneladas de escombros de uma pirâmide, aguardando o dia em que irá  acordar. E logo isso acontece claro se não não rolaria tretas.

Então somos levados aos dias atuais nos quais vemos um Magneto em nova vida com esposa e filha na Polônia apenas para perde-las de maneira brutal mas numa cena que realmente choca mais do que a cena dos pais dele em Auschwitz. Vemos também novas versões de X-Men conhecidos do público porém mais jovens ( Noturno, Ciclope, Jean Grey) e alguns mais velhos do que quem acompanhava os filmes anteriores ( Jubileu) e simplesmente não façam associações com os filmes anteriores pois aí o filme destoa completamente de uma linha temporal que faça sentido.
os caras do mal,mas não tão maus assim.

Apocalipse é despertado em 1983 e  um de seus imensos poderes é intensificar os dons mutantes e vê em Charles Xavier um novo hospedeiro que o dará a capacidade de ser um telepata( ele acumula os poderes de quem toma a essência no passar dos anos). Para isso ele conta com seus quatro cavaleiros do Apocalipse: Anjo ( ou melhor, o Arcanjo, pois as asas são metálicas na melhor versão do personagem ), Psylocke ( que usa a tradicional roupa ninja que tornou a personagem conhecida no universo mutante,mas de Psylocke só tem a roupa mesmo) ,Magneto e Tempestade( com seu belo moicano). Montada esse time das trevas, Apocalipse investe contra a humanidade desarmando potências e cria uma ameaça que se apodera de Xavier e o sequestra  deflagrando uma ameaça global contra a humanidade ao potencializar os poderes de Magneto para destruir a Terra e assegurar a sobrevivência apenas dos fortes.
Magnêto ou Magnéto?


Cabe então aos X-Men ( sim, o nome da equipe é usado novamente após First Class) Ciclope, Jean Grey, Mística ,Fera e Mercúrio resgatarem o professor Xavier e deter os planos do vilão que é a maior ameaça aos X-Men.
Chora não bebê

Massa né??? Mas isso daí se a gente pensar só coloca o filme para baixo. Imagina aí que o maior vilão da equipe é a primeira ameaça de uma geração de calouros e que pode ser derrotado por membros principiantes, sem muita experiência.São parentes da rey de Star Wars???
 Quase tão bizarro quanto o primeiro super inimigo de um Homem de Aço ser o monstro que o matou nos quadrinhos né??? Mas é o que acontece.
Primeira luta e já ferramos o Apocalipse, nosso maior inimigo???

Por sinal o vilão Apocalipse ficou ótimo como resultado final e aquele visual de vilão dos Power Rangers nem tá tão marcante assim. Ao contrário do vilão nos quadrinhos, esta versão dele é um mutante que despertou em 1983 e só tinha vivenciado a época dos faraós, e não teve uma visão futurista. Então mais do que adequado o visual utilizado no filme.
Power Rangers é meu ovo!!!

Outra coisa é que os poderes de Apocalipse ( Transmorfo e teleportador) estão bem alterados aqui, sendo na verdade Apocalipse no nome, mas em poderes estaria mais para o vilão rei das Sombras, que manipula o ego dos personagens, intensifica o ódio em cada um,e causa perturbação no plano psíquico, perturbando a jovem Jean Grey, que de um ponto de vista extremamente positivo, aqui acessa aquela personalidade Fênix, mostrando-a como a mutante nível ômega que ela é.
Aqui é Fênix !!!

É um filme de equipe e com muitos personagens então tenta mostrar de maneira legal em tempo de tela o máximo de X-Men centrais a história, como o Ciclope, Jean, Noturno, Mercúrio ( que novamente ganhou a cena mais legal do filme dessa vez ao ao som de Sweet Dreams). Uma pena que a maravilhosa da Psylocke tem lutas boas mas foi muito subaproveitada tendo poucas falas no filme.

Escutei mimimi???

Polêmicas a parte, esse filme recebeu duras críticas por em um de seus Posters mostrar Apocalipse estrangulando Mística e os idiotas de plantão disseram que aquilo era apologia a violência contra a mulher.

Qual parte de " ele é um vilão e tem que estar fazendo maldades no poster vocês não entenderam???" PQP mimizentos!!!


Temos Hugh Jackman como Wolverine em uma participação importantíssima mas que nos faz lembrar que está chegando a hora de dar adeus ao ator interpretando o carcaju nos cinemas. isso é triste, pois Jackman claramente faz seu Wolverine com muito amor diferentemente do Robert Downey Jr que cobrar horrores pelo seu cachê como o babaca do Homem de Ferro.

X-Men Apocalipse é mais um filme dos mutantes em que acontecimentos  não fazem sentido, fãs que esperam semelhanças com a HQ se decepcionam, alguns fatos acontecem e não são explicados ao longo do filme mas no final tem cenas memoráveis e um excelente ritmo de ação que fazem este ser um dos maiores filmes da franquia mutante que a Fox insiste em manter sob seu domínio para concorrer com os filmes da Marvel  produzidos pela Disney. E sim, o lado mais cool dos mutantes é mostrado aqui.

Tem uma cena extra ao final, mas demora muito para aparecer e talvez, seja a margem para a futura continuação deste filme.

Nota para o filme: 4 gemas

Era para ser 6, mas o descaso do Singer não pode passar em branco.


ATENÇÃO!!!!!
Se você quiser spoillers é só clicar no botão abaixo que te levará a ZONA DE SPOILLERS, uma região proibida mas sincera.




Próximo vilão??? 

Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade