F

Momentos de HQ - Uma realidade inconveniente(dentro e fora da ficção)


OBSERVAÇÃO: Ao presenciar ou ser vítima de qualquer forma de violência,  DENUNCIE.


Os quadrinhos são desde o seu início, uma válvula de escape, um escapismo para seus leitores se aventurarem em um mundo fantástico,cheio de coisas que não existem no mundo real tais como monstros gigantes, vilões com super poderes,etc. Porém, como algo que se desenvolve a medida que o tempo passa e seu público evolui, os quadrinhos começaram a ficar mais próximos da realidade em que vivemos, abordando temas "proibidos" a nossa sociedade, como consumo de drogas, diversidade de gêneros e abuso sexual, seja a pedofilia ou o abuso sexual contra mulheres que  são crimes dos  mais hediondos e lamentáveis em nossa sociedade.

Abordar este tema em HQs não se tornou algo para gerar vendas e sim, uma maneira dos quadrinhos saírem do rótulo de "infantis" e contribuírem de maneira válida para combater preconceito e a violência sendo conscientizadores de seu público jovem e quebrando tabus antigos que hoje soam ridículo ser citado em voz alta.

O estupro é algo que acontece TAMBÉM  nos quadrinhos e quando acontece gera polêmica e causa reações diversas no público( assim como na vida real nos solidarizamos com pessoas mesmo sem as conhecermos, pois há coisas que não se deseja a ninguém). Algumas vezes acontece explicitamente, outras vezes fica a dúvida do que aconteceu ou não. ficando a dúvida de que foi uma tentativa ou um fato consumado? Não importa, pois todos são crimes que exigem rigor em sua punição.

Então, vamos a uma breve  lista na qual a violência sexual foi abordada nos quadrinhos sendo a mulher  a principal  vítima, pois ela é o maior alvo deste tipo de crime na sociedade que em alguns momentos mostra o quanto está longe de se dizer civilizada.

Sally Júpiter em Watchmen

Na HQ de Alan Moore , Sally Júpiter fica para trás enquanto os Minutemen vão a algum lugar ( não sei ao certo), despertando o interesse e as más intenções de seu colega de equipe, o Comediante.
Em uma sala, Sally é atacada violentamente pelo Comediante que inicia o ato, mas é detido por Dolar Bill, outro integrante dos Minutemen.  A cena foi fielmente adaptada no filme Watchmen, de 2009.

Tempos depois, Sally se aproxima do Comediante e eles tem um caso do qual nasce uma filha, Laurie( a Silk Spectre ou Espectral aqui no Brasil), que desconhece o passado desse relacionamento entre seus pais biológicos. Já vi em alguns fóruns sobre Watchmen que muitos reclamam de Moore ter feito ela se relacionar com o homem que tentou a estuprar e de fato, a espancou, mas lembrem que existem diversas reações cabíveis ao ser humano. O Comediante achou que Sally estava a fim dele, e estava certo, como se provou com o tempo, mas agiu de maneira completamente errada ao cometer o abuso e o espancamento. Se a Sally continuou gostando dele depois de tudo isso, aí vai entender né? lamentável, mas algo  visto comumente em nossa sociedade.


Bárbara Gordon( Batgirl)  em A Piada Mortal

Bárbara Gordon é o caso mais lembrado das HQs devido a cena em que seu pai, vê sua filha ser torturada e provavelmente molestada. Moore deixou nublado se houve ou não este ato, afinal é um crime tão hediondo, que a confirmação disso na época poderia ter criado uma ojeriza ao Coringa, o maior vilão da DC Comics, além de que assim como hoje, é um tema pesado a ser trabalhado em uma HQ, mesmo colocando um dos maiores escritores de temática adulta.. Então, subentende-se o que houve e pronto.

Em 2014, a revista da Batgirl teve uma capa censurada justamente por fazer alusão do possível crime do Coringa,  e fãs se manifestaram pedindo que deixassem Bárbara em paz, que a personagem não poderia ficar eternamente marcada por aquela história e que mulheres que passaram por situação parecida se incomodavam vendo aquilo. A DC Comics, a pedido do próprio desenhista, o brasileiro  Rafael Albuquerque, solicitou a editora que usasse outra capa e descartasse sua arte nessa ocasião.


Jessica Jones

Na Hq Alias, estrelada por Jessica Jones no selo adulto da Marvel, o selo MAX, vemos que em seus primeiros dias como a heroína Safira, Jessica foi dominada pelo vilão Homem Púrpura, que tem o poder de fazer as pessoas o obedecerem. Em uma cena ele fica atraído por Jessica e a manda tirar a roupa. Daí, subentende-se que algo ocorreu(provavelmente sim) uma vez que em momentos futuros, Jessica e Luke Cage (esposo dela) nutrem um ódio/ressentimento imenso pelo vilão.
Um sentimento mais do que justificado após um ato como esse.

Red Sonja

A guerreira da Era Hiboriana se tornou uma lenda nesta era e em sua história de origem vemos que ela era apenas uma camponesa que morava com seus pais e irmãos em uma casinha simples. certo dia, quando um bando de ladrões invade suas terras, os bandidos acabam matando sua família e a estuprando. Sim, isso fia evidente na história. Sendo essa uma das raras vezes em que o fato fica assim escancarado. Uma deusa aparece para ela a dando possibilidade de vingança desde que ela só se entregue ao homem que a vencer em batalha. Sonja aceita, se torna uma exímia espadachim anos depois presencia a morte do homem que a violentou e destruiu a sua vida o encontrando as portas da morte.

O interessante nessa história curta de Sonja, é que a personagem deixa de ser vista somente como uma brucutu, para mostra-la como alguém que sofreu um trauma e a vida a endureceu,acabando com sua fragilidade e se tornando uma pessoa amargurada,vingativa e sem crer mais nas pessoas, inclusive, nas de sexo oposto. Além de ser uma das raras histórias aonde o culpado é punido pelo que fez(mesmo que não tenha sido por ela).



Sue Dibny, esposa do Homem Elástico

Crise de Identidade é uma das maiores histórias da DC Comics e nela a trama principal é sobre quando os pecados no armário, voltam para nos assombrar.  Quando Sue Dibny aparece morta, os membros da Liga da Justiça tentam deduzir quem é o assassino e lembram do envolvimento do Dr. Luz com Sue, pois certa vez,muitos anos atrás, o Dr. Luz foi ao satélite da Liga da Justiça e encontrou apenas a frágil Sue Dibny que foi violentada pelo vilão, sendo detido após um tempo pela Liga que chegara ao local do crime.

OBS.: Dr. Luz não matou Sue Dibny, o assassinato de Sue ocorreu anos mais tarde a esse fato e foi pela ex-esposa de Ray Palmer, o Eléktron.

Vampira em Uncanny X-Men



Chris Claremont tornou os mutantes X-Men um grupo identificável por seus leitores criando tramas psicológicas nas quais os leitores podiam se identificar com as situações e inclusive, Chris compartilhou sua experiência ao sofrer um derrame vascular  na série Excalibur mostrando a personagem Nocturna passar por tal situação e supera-la.

Porém ele também tocou no tema estupro em sua fase dos X-Men. Na primeira luta do grupo  contra a nação que escravizava mutantes,Genosha, Wolverine e Vampira são derrotados, tem seus poderes bloqueados, são capturados e trancafiados em celas e Vampira sofre um abuso sexual que fica bem claro, quando a oficial responsável admite que Vampira se encontra em choque por alguns oficiais terem "se aproveitado" dela. O trauma foi tão grande que desde então ela passou o controle de seu corpo para Carol Danvers ( que tinha um fragmento de memória em Vampira que havia absorvido permanentemente junto aos seus poderes de Miss Marvel, afinal é daí que vem a super força,invulnerabilidade e poder de voo da X-Man).

Porém, isso na época da publicação não foi explorado passando despercebido para muitos leitores assim como o relacionamento homossexual entre Mística e Sina que ficava subentendido.


Um tema complicado e delicado de escrever sobre, mas como os quadrinhos a sua maneira abordam o tema sem banalizar, fica a ideia de que ao ler tais obras ,refletirmos sobre a sociedade atual, seus rumos  sempre visando esclarecer a outros sobre este tipo de crime  e seja qual for a situação ou condição, não é justificável sob nenhuma hipótese, independente de quem seja a vítima.

E para encerrar, a melhor história na minha opinião sobre este tema é a da Sonja pois ela traz além de vingança,a superação do trauma pela personagem que após muito tempo volta a sorrir ao saber que a imagem que tanto a atormentava agora será apenas uma lembrança a ficar para trás!




Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade