F

As 12 maiores histórias dos X-Men



X-Men  tem mais de 50 anos de aventuras ( ok, teve um hiato entre 1969 e 1975, mas com tanta revista tirou o atraso). Hoje em dia, quem quiser começar a ler sobre o universo mutante deve ter uma paciência enorme para a leitura de sagas, cross-overs, etc e então vamos a uma lista/roteiro  que é interessante para quem quiser começar a se aventurar no universo mutante e entender alguns acontecimentos chave na história dos heróis mutantes.






As aventuras da equipe clássica são boas, mas se você é fã de Wolverine e companhia,comece a ler a partir de Novos X-Men de 1975 coma segunda formação da equipe.

1º)Os Novos X-Men
A Ilha de Krakoa, um ecossistema que desenvolveu inteligência coletiva após serem realizados testes nucleares nela, passa a capturar os X-Men originais e a opção de Charles Xavier é reunir um grupo mais diversificado de mutantes que serviu para mostrar que não existiam mutantes apenas nos EUA e sim no mundo.

 Aonde encontrar:
X-Men Classic 01( 1993); Wolverine 100(2000) - Editora Abril


2º) X-Men Anos Escondidos
Se você quer ver alguma história da equipe original de maneira que você não se sinta entediado com as histórias do grupo que eram fraquinhas mesmo leia a ótima série X-Men- Anos Escondidos, escrita
pelo John Byrne no final dos anos 90. Ela mostra o que os X-Men fizeram durante o período em que não tinham revista própria, pois esta havia sido cancelada.

Aonde encontrar:
X-Men Premium(ano 2001, a partir da edição 06)
3º)Saga da Fênix Negra
Voltando a segunda formação da equipe, você pode ler as aventuras que compõem a saga da Fênix , desde o momento em que Jean Grey para salvar seus amigos se torna a entidade Fênix, até sua loucura se manifestar e consequentemente sua morte no espaço.
Aonde encontrar:
Marvel Especial 07 e 08( 1989)
X-Men Classic II( 1995)
A Saga de Fênix (Mythos, 2002, em preto e branco)
A Saga da Fênix ( 2006, Panini)
A Saga da Fênix Negra ( Salvat 02( em banca é a 25)) e aqui no blog
4º) Dias de um Futuro Esquecido
Essa hq mostra um futuro  apocalíptico dos X-Men no qual a raça mutante foi capturada em campos de concentração ou morta por robôs Sentinelas. Os restantes decidem que Kitty Pryde deve transportar sua mente ao passado para impedir o acontecimento que gerou toda essa catástrofe.
Aonde encontrar:
X-men especial 01(1990)
Superaventuras Marvel 45 e 46(1987) e aqui no blog
5º) Deus Ama o Homem Mata
Nesta hq que é praticamente a história definitiva dos X-Men(aquela que você pode ler mesmo sem conhecer o grupo), não temos nenhum supervilão, mas temos o preconceito, o pior inimigo dos X-Men ( na verdade eles foram criados para combater o preconceito, vilões vieram por que se não ficava tudo muito piegas). Nesta hq vemos o conflito da raça mutante, sempre temida e odiada por quem não os entende e temos um manipulador da opinião pública.
X-men O Conflito de uma raça (1988)
X-men Deus Ama o Homem Mata - 2003, 2009 e 2015( panini)
6º)Massacre e Queda de Mutantes 
O que acontece quando uma enorme comunidade de mutantes é exterminada? A Queda de Mutantes é uma das grandes sagas dos X-Men na qual os Morlocks( uma comunidade mutante com membros cujas mutações afetaram sua aparência os impedindo de se misturar aos humanos) são caçados nos esgotos pelos carrascos, um grupo de mutantes que deixou três X-Men hospitalizados e gravemente feridos.
Aonde encontrar: Grandes Clássicos dos X-Men (2003,panini)
O Melhor dos X-Men 02 ( 1997, Abril)
Coleção A Queda dos Mutantes 2013, Panini) e aqui no blog
7º)X-Men Azul e Dourado
Essas são histórias que saíram nas revistas dos X-Men  em 1992/ 1993 e praticamente trazem a formação da equipe mostrada no saudoso desenho animado dos anos 90.
Aonde encontrar: X-Men Genese Mutante(2014, Panini)
Revistas mensais dos X-Men de 1995 ( vendidas até por R$0,50 centavos em sites devido a grande impressão destas revistas)

8º) Surpreendentes X-Men,
Os X-men escritos por Joss Whedon trazem ótimas histórias sem apelar ppara complexas linhas do tempo, dando para ler numa boa suas 24 edições de tirar o fôlego na qual são abordados a cura mutante ( que virou tema de X-Men 3), a consciência (IA) da sala de Perigo e o conflito com uma raça extradimensional (o Grimamundo).
Aonde encontrar: Coleção Surpreendentes X-men 1,2 e 3
X-Men Superdotados e Perigoso ( ambas da Salvat capa preta)

9º) X-Men E de extinção
A saga que deixou os X-Men mais p´roximos do universo dos filmes e fez charles xavier expor as identidades secretas dos X-Men, tornando mais eficaz seu combate pelo sonho de harmonia entre mutantes e humanos. É a fase de Grant Morrison que apesar de não ser excelente, teve um ótimo começo e instaurou  regras que ainda valem hoje no universo mutante.
Coleção Novos X-Men( 2010 ,panini)
E de extinção e Imperial ( Salvat da capa preta)

10º) Dinastia M
Os mutantes X-Men e os Vingadores não sabem o que fazer coma Feiticeira Escarlate, que possui poderes de manipulação da realidade e é mentalmente instável. temendo que optassem pelo pior, seu irmão Pietro(o Mercúrio), convence a irmã a criar uma nova realidade aonde mutantes e humanos convivam pacificamente e o mundo seja governado ppor Magneto. A idéia não dá certo e na batalha, quando Mercúrio é ferido gravemente, wanda solta a frase " No more mutants" o que reduziria drasticamente o número de portadores do gene X no mundo.

Aonde encontrar:  Encadernado Dinastia M ( lançado duas vezes pela Panini)
Dinastia M ( Salvat da capa preta)
Minissérie Dinastia M ( lançada em 2006)

11)Complexo de Messias
Os mutantes são uma raça em extinção pois devido aos acontecimentos de Dinastia M, não nasceram mais mutantes. Pelo menos até nascer uma mutante que pode vir a ser a salvação da espécie. nesta saga temos Bishop e Cable sendo remotivados, já que os personagens estavam sem razão de existir nos últimos tempos. E muita coisa acontece nesta saga.
Aonde encontrar:
nas mensais dos X-men de 2008
12º)O Segundo Advento
O retorno de Esperança para o nosso tempo, manifestou uma ação intensa de Bastion, Cameron Hodge e outros inimigos de mutantes, uma raça praticamente em extinção e sofrendo baixas intensas pra proteger a garota que pode vir a salvar a raça mutante.


Aonde encontrar: Nas mensais dos X-Men de 2012
menção honrosa
Era do Apocalipse
Uma história enorme com um roteiro próprio e perfeita para vermos uma guerra entre humanos e mutantes, mas com os mutantes sendo os caçadores dos humanos. Neste mundo, Charles Xavier morreu antes de formar os X-Men e Apocalipse se revelou mais cedo do que na nossa realidade, vendo que  não haveria oposição. Neste mundo o fundador e líder dos X-Men é magneto e a continuidade é bem amarrada e muitos personagens estão lá com sentido de ser, nada por acaso.  Uma boa história.

Aonde encontrar: Coleção A Era do Apocalipse (panini, 2011)


Basicamente esse roteiro já te coloca em dias com os mutantes e claro, você vai ter vontade de ler mais. Porém aí já é por sua conta, ok?

Alguma ficou de fora???


Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade