F

Curiosidade HQ 09- Fantomah



Normalmente é senso comum crer que a Mulher Maravilha seja a primeira super heroína dos quadrinhos.
Mas não, ela talvez seja a primeira super heroína convencional, aquela que você pode apresentar a uma geração e aos pais das crianças sem esperar uma reprovação.
O título de primeira super heroína é disputado pela Viúva Negra(não é a Natasha, desanimem), por Invisible Scarlett O'Neil e pela Fantomah que é de quem falaremos hoje.

Fantomah , a " Misteriosa Mulher da Selva", foi  publicada pela primeira vez em fevereiro de 1940, apesar
de que pode haver uma flutuação nesta data( mas veio antes da Wonder Woman que data de 1941, perdeu DIANA)

Criada pelo escritor Fletcher Hanks(autor de Stardust, não o livro do Gaiman, não), as muito doidas(algo normal na Era de Ouro já que o que infantilizou as hqs foi a maldita Era de Prata)  as aventuras de Fantomah eram sobre a vingança simples e pura de uma mulher( novidade né?) . Tipo um Espectro da DC Comics ou um Motoqueiro Fantasma(opaaa) era uma personagem que habitava uma selva e protegia seus nativos. Aí, mais uma semelhança ´pbvio com o Fantasma, o espírito que anda. Mas ela tinha poderes e acho que o Fantasma na frente dela saia correndo depois de descarregar suas armas.


 Ela parece ser onipotente, quase onisciente, e qualquer que seja desova poderes divinos são convenientes para a história. Ela nunca está em perigo a si mesma, e existe apenas para punir a marginália da pior maneira possível. Eu acho que ela é a mulher do Motoqueiro Fantasma.Será que estariam aí as origens do Ghost Rider??? hein???
Confiram aí a transformação da personagem:



Pois bem, ela deixa seu rostinho angelical e assume as feições de uma caveira azulada( tá certo, nem falo sobre o Ghost Rider de chama azulada).
Os poderes de Fantomah dependem do autor, ela levita objetos, transforma pessoas em outros seres, perfeita para um escritor que não quer se restringir a um só poder e dar um nem aí pra lógica da história Mas que lógica eu posso querer em uma hq de um espírito da vingança da Floresta?

E na história tem um monte de comentários racistas sobre asiáticos e nem se assustem pois a Era de ouro era isso mesmo, sem Comics Code e sem mimimi. mas para dizer que só tem cacetada , uma curiosidade a mais: Negros nas aventuras de Fantomah nunca são vilões, e sim as vítimas. Cito isso por se tratar de uma personagem com uma postura anticolonialista em uma selva.

Mas seria isso algo bom? Fantomah protege a selva de colonizadores adotando uma postura anticolonialista ( nos EUA? explicado por que a maldita não teve vida longa).

Mas e os aliens??? Ninguém lembra que são as maiores vítimas né? os caras nunca se dão bem,isso é fato.

Algum tempo depois, Fantomah ganhou uma nova versão na qual era uma princesa egipcia e daí partiu para o Limbo dos quadrinhos ( aquele que o Homem Animal passou uma vez) retornando em 2011 na HQ Hack/Slash

E para encerrar o racismo citado anteriormente, Fantomah tem o aspecto de uma caveira (loira, é verdade) mas caveiras são conhecidas por mostrarem que somos todos iguais nesse mundo, independente de etnias.




Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade