F

NAFTALINA HQ #07 - Nos tempos das Super Aventuras


Retornando a escrever mais para o blog neste ano de 2014 uma vez que  a fan page está indo de vento em popa e outro projeto que iria se iniciar e seria promissor, acabou caindo por terra. A sessão Naftalina HQ volta com as maiores velharias que já se viu no mundo dos comics mas que dão aquela saudade no peito.




Falando da saudosa de hoje, temos a Super Aventuras Marvel ou superaventurasmarvel( tudo junto mesmo) que foi a revista que mais marcou a década de 80 no Brasil sendo a revista principal para muitos fãs. Foi ela quem apresentou personagens na Abril como X-Men ( na edição 14), Demolidor, Sonja etc.


Super Aventuras Marvel teve sua primeira edição sendo lançada em  de 1982 aqui no Brasil, um tempo aonde alguns personagens da Marvel estavam divididos entre a Abril e a Ebal ( que detinha direitos sobre  Homem Aranha e Hulk). A Marvel tinha comorevistas mensais somente Heróis da TV e Capitão América, mas para lançar os outros personagens que queria ( e com as revistas mensais vendendo bem) resolveram lançar a SAM ( como era abreviada e carinhosamente chamada pelos leitores e editores inicialmente).

Em sua primeira edição ela vinha com estréias como Luke Cage e Demolidor e mais uma história do Conan.
O mix variado atraiu muitos fãs e fez mais sucesso do que HTV( Heróis da TV) justamente por ter uma rotatividade maior no mix. SAM apresentou X-Men de Claremont e Byrne, Pantera Negra, Sonja, Demolidor de Frank Miller, Justiceiro de Mike Baron fora outras séries de tanto sucesso.

Sua edição nº 100 foi homenageando o seu carro-chefe que era o Demolidor ( e olha que na época ele estava hospitalizado). Isso no começo dos anos 90. Depois da edição 100, a revista prosseguiu seu sucessos endo o lar de Thor, Demolidor e Justiceiro praticamente. Esses não podiam faltar em SAM. Mas em seusúltimos anos entrou para o rol das revistas X( relacionadas com X-Men) e aí acelerou a queda da revista que durou até a edição de número 176 com uma edição totalmente dedicada a saga Aliança Falange, mas sóa 2ª parte desta saga ou seja ainda era meio de história. Depois daí entraram em cena as revistas Marvel '97,98,99 e 2000 que iam na mesma onda mas não tiveram o sucesso de SAM.


SAM tinha como a maioria das revistas Marvel, 84 páginas que durante um período de crise, caiu para 68 páginas no fim dos anos 80 voltando para 84 páginas no início de 1990. Edições especiais  com maispáginas foram as edições 100, 112,150 e 176 aonde tudo terminou.

Sua seção de cartas tinha o sugestivo nome de Super Leitores Marvel.

 Então para fechar bem essa matéria vamos agora a uma lista de 10 edições imperdíveis de SAM



1º)SAM 01

Claro que a edição nº 1 tem que estar aí. Além de ser um dos gibis mais cobiçados de todos os tempos ( entenda-se caro com isso) tem histórias muito boas e a estréia de alguns personagens como Demolidor e Luke Cage ( eram legais a beça as histórias do Lucas naquele tempo)

2º) SAM 22

Aí aconteceu a Morte da Elektra que deveria ter continuado morta, mas o que conta é que aí é o auge da fase Frank Miller  e havia um acordo de Frank com a Marvel de que ela continuasse morta, mas vai confiar na Marvel vai....

3º) SAM nº 75

A partir desta edição Frank Castle é revitalizado e passa a ser um anti-herói mais próximo de herói do que de um vilão que sempre dava trabalho ao Aranha ou Demolidor. Aí sim foi o começo de Frank com título regular e tals.

4º) SAM nº 112( O Thor de Walt Simonson)
Thor mudou seu visual pela primeira vez em SAM. A fase de Walter Simonson percorreu as páginas dessa revista dando aquele ar mais viking ao guerreiro nórdico que além de armadura começou a usar barba e ficar com mais cara de macho.

5º) SAM nº 134



Era de Ultron? Vingadores para deter o robô??
O Demolidor encarou o Ultron na série Atos de Vingança...e ganhou!!! Edições 134 e 135. Com participação dos Inumanos, um dia o Demolidor foi personagem mais interativo com o universo fantástico da marvel.

6º) SAM nº 14
A estréia dos Fabulosos X-Men coma história em que os X-Men enfrentam o Arcade ( aquele cara que gosta de jogos mortais antes mesmo dessa franquia ser sucesso)

7º) SAM nº 98

Uma das poucas revistas a mostrar a Morte do Passáro Trovejante original( John Proudstar). Só me lembro de ter lido esta HQ nessa revista e em X-Men Classic 03.  Muito divertido ler quanto os X-Men brigavam entre si no começo da carreira.

8º) Revistas com Conan



                                   
Conan é foda e  ter uma SAM com uma ótima capa do Conan no padrão de espada Selvagem de Conan era de cair o queixo de qualquer um. E suas aventuras, mesmo as coloridas eram muito boas. Ainda bem que não tinha censura ou recomendação de público.

9º) SAM  com a Tropa Alfa


O supergrupo canadense que fez sucesso nos anos 80 era presença das boas nas páginas de SAM e um dos preferidos dos leitores, mas não ficava muito tempo no mix...outros grupos brilharam lá como o Quarteto Futuro e os Novos Guerreiros.




10º) Demolidor nº 100


A centésima edição da revista homenageou o herói cego da Marvel que se tornou o carro-chefe da publicação após a saída dos X-Men para um título próprio. Na época achei que o Justiceiro deveria ter participação mas ele ganhou a edição 150( com participação do Demolidor) e tudo ficou bem.

saudades de uma revista que marcou uma geração, mas é preferível que ela continue com seu bomnome enterrada do que ela voltar e virar uma Grandes Heróis Marvel da panini.




Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade