F

Cinema, pipoca e um copo de Coca # 07 A desolação de Smaug



Nerds da Terra-Média, mais uma parte de uma jornada inesperada nos aguarda nos cinemas neste mês de dezembro. Agora chega o Hobbit- A desolação de Smaug, segunda parte da adaptação do livro The Hobbit de J.R. R. Tolkien.

A história obviamente continua de onde  o último filme parou com  Bilbo, Gandalf, Thorin e os demais anões indo rumo a Montanha Solitária para recuperar a pedra Arken e com isso trazer a Thorin o respeito dentre os anões e assim ajuda-lo a reconquistar seu reino. Mas enfim, poderia citar tudo o que vai acontecer aqui, mas óbvio que como quero que leiam e não quero spoillerizar nada, só irei citar alguns detalhes do filme.
De início, todos sabem que o projeto inicial era tornar O Hobbit um filme de duas partes, mas resolveram
formar uma nova trilogia e para isso, muito mais coisas do livro foram adaptadas( e sim, cada filme terá versão estendida,imagine aí) e muitas outras coisas foram inseridas como a presença de Legolas, a bela elfo Tauriel, e mais algumas outras passagens que foram inseridas especialmente para encher linguiça acrescentar mais detalhes a história.

Se for bem feito não me incomodo de acrescentar algo a história não. Eu achei que mesmo o que ficou sem sentido, será melhor explicado na terceira parte da história.
O filme é muito mais ação nesta segunda parte e os personagens continuam bem aproveitados e com cenas de destaque para cada um(mesmo entre os 13 anões que você já deve ter se acostumado e decorado o nome de todos) e claro, o destaque ainda é de Thorin, Escudo de Carvalho, o herdeiro do reino dos anões.E como todo bom anão , ele dispensa a simpatia,sendo um personagem que não é muito difícil de odiar. Ou adorar odiá-lo.

Reparem bem na cena dos barris( praticamente fodástica e perfeitamente adaptada e acrescentada com uma coreografia que a destaca como uma das melhores cenas de ação da série)e claro, em Smaug, que ficou perfeito, sendo o Dragão mais foda de todos, todos os filmes de dragão já feitos. Impossível não emocionar fãs de RPG, Conan, etc e talz. E a voz dele no original é de Benedict Cumberbatch, o Khan do mais recente filme de Star Trek, Além da Escuridão.( aqui no Brasil, a voz é do Márcio Simões)

Benedict interpretando Smaug 


O 3D deste filme vale a pena? Sim. E muito. Claro que tem cena altamente dispensável,mas saiu bem o efeito 3D neste filme, então eu que sou contra filme 3D( já que a maioria não cumpre o que promete) recomendo assistir em 3D sim. Os efeitos continuam bons , só não entendo por que realmente eles não utilizaram recursos digitais para corrigir os efeitos do tempo sobre os atores que participaram de LOTR como  Orlando Bloom e Ian Mckellen que claramente estão mais velhos.

Mas fora isso( um detalhe mínimo), temos as belas paisagens da Terra-Média, a fotografia mais que perfeita do filme, o clima de uma história que prende a atenção mesmo nos momentos que não tem ação. Só sinto falta daqueles momentos de reflexão que tínhamos em cada LOTR, mas em questão de ação, o filme tem de sobra. O lado mais filosofal está lá, mas é mais sucinto.

Os personagens novos inseridos? Se você não acompanhou os livros reparem bem em Bard que terá um papel importante na história por ser descendente de um arqueiro que enfrentou Smaug com flechas negras ( as únicas que podem romper o couro espesso do dragão). A elfo Tauriel simplesmente non-ecxiste, foi criada apenas para a história mas faz bonito já que os elfos mandam ver nas cenas de ação como já disse aqui.

Por sinal este filme tem três segmentos de história: A jornada de Bilbo, a investigação de Gandalf e essa caçada dos elfos aos Orcs. Essas três aventuras paralelas devem se encaixar no terceiro filme e fazer mais sentido ( sendo que só existem as duas primeiras, os elfos já canso de dizer que estão lá para acrescentar a história ou se preferir, no popular é encher linguiça).




E aí? É o melhor filme do ano, poderão me perguntar. Não, não o considero o melhor se comparar com tudo que este ano nos trouxe. É injusto colocar qualquer filme desta franquia concorrendo como melhor filme porque é impossível de bater o universo de Tolkien adaptado pelo Peter Jackson!!! Em qualquer ranking, esses filmes tomam até agora sei lá, tipo...os cinco primeiros lugares, então deixa eles a parte mesmo, porque não há dúvidas de que são ótimos.E até por que o topo após A Desolação de Smaug, é para Gravidade e Círculo de Fogo.
Em relação a Uma Jornada Inesperada, acho que a Desolação de Smaug parou mais de parecer prequel de Senhor dos Anéis, ganhando mais identidade, mesmo não sendo pelo menos uns 30% fiel ao livro.

Provavelmente verei este filme muitas vezes ainda ( ok, pelo menos mais umas 3 vezes) para analisar mais e realmente digerir as cenas. E segure o riso quando você encontrar um poser no cinema ao final do filme reclamando algo do tipo " Cadê o final do filme?".

Falando em final, será difícil(mas é o jeito) esperar um ano até vermos a conclusão. Então leia o livro, assista novamente os filmes de LOTR e também  Uma Jornada Inesperada( disponível já em versão simples ou estendida) , veja a adaptação em HQ(clique aqui) e por favor, não morra em 2014, pois todo mundo merece ver o final desta saga épica.

Que venha a Batalha dos Cinco Exércitos em outro filme de 3 horas de duração!
Lá e de volta outra vez em 2014!!!
Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade