F

Naftalina HQ 06 - Super garotos propaganda


No último Naftalina HQ falamos sobre propagandas que vinham nas revistas nos idos anos 80 e 90. Desta vez falaremos ainda sobre propagandas divertidas que vinham nas nossas revistas favoritas, porém com garotos propaganda mais do que especiais: Super-Heróis!!!
Sim, por mais estranho que pareça, algumas propagandas tiveram seu grande atrativo por usarem a temática de heróis. E havia para todos os gostos. Alguns eram criados apenas para propaganda, heróis de campanha publicitária mas algumas vezes se usavam personagens que já tinham caído nas graças do público como por exemplo os heróis Marvel.



Então falemos de campanhas envolvendo os heróis Marvel e DC. Por sua imensa popularidade, e também por serem tempos mais inocentes, era comum vermos propaganda de loteria ou cadernetas de poupança envolvendo os personagens em situações inimagináveis, como a campanha da Caderneta de Poupança da Grande Rio que usava os principais heróis Marvel.(Clique nas imagens para ler os balões)



Ah, antes que você seja capaz de se mostrar um mimizento fique sabendo que era bem comum ( ainda é) colocar Supers fazendo propaganda de diversos produtos ( alguns até absurdos).

Não esqueçamos que os heróis da Marvel já vieram ao Brasil como garotos-propaganda dos postos Shell, no qual suas primeiras revistas aqui no Brasil eram adquiridas nos postos de gasolina, o que lhes valeu o título de Super-Heróis Shell.
A propaganda mais legal de Suér Heróis Marvel no país foi certamente a da divulgação da linha de brinquedos Secret Wars que a Gulliver estava trazendo ao país e que praticamente obrigou a Abril a lançar Secret Wars nas bancas completamente deformada pois tinha uma cronologia defasada em 5 anos em relação ao que estava sendo publicado nos EUA.




Pela DC nem precisa falar que Superman & Batman são dois dos mais poderosos garotos propaganda não é?  Vemos que a coleção de brinquedos Super Powers um sucesso dos anos 80 tinha suas propagandas veiculadas nas revistas abril também e em formato de HQ.



Crossover entre os heróis é algo dificil? Não quando eles se juntavam para se tornarem os Super Heróis Ping-Pong! E suas figurinhas hoje em dia são itens raros de colecionador ( que nem os tazos dos anos 90)




Mas heróis brasileiros também tiveram sua vez nas contracapas de revistas tais como o Capitão 7 em propaganda de fantasias das séries tokusatsu ( vinham nas revistas de Jaspion & Changeman lançadas pela Ebal). Interessante que a linha Capitão 7 só servia para divulgar produtos de outros heróis.


Fora os heróis com propagandas de suas próprias revistas, claro. Algo bem comum hoje naquele tempo também, coma diferença de que havia um pouco mais de sensacionalismo.

Fico por aqui, colocando a minha propaganda logo abaixo:

Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade