F

SANA 2013 - Valeu a pena?



Mais um SANA se passou e tivemos muita ousadia e alegria para muitos nerds e otakus do Ceará, em um evento que reuniu os fãs de cultura oriental( leia-se anime, mangá e yakisoba), comics, literatura, games, cosplayers e muitas outras coisas do mundo nerd/geek. Mas claro que não é unanimidade que o SANA foi bom pra todo mundo. Mas até onde eu sei nem a vida é boa pra todo mundo, quem dirá um evento nerd como o SANA.Se você quer ser um legítimo nerd você tem que sofrer. Convença-se disto. Se não sofre, é poser. E nem entrarei no quesito se o evento SANA tá ficando chato com o tempo. Se não gosta não vá. Seria pior se não tivesse né?

Então, vamos a um detalhamento de tudo o que houve e que ficou digno de alguma nota. Começando da fila de espera para entrar.Mais de uma hora pra socializar fazendo novas amizades. Não mesmo. Todo mundo quer é entrar e quem tá atrás de você quer te fuzilar com um olhar. É a selva de pedra. O lado bom é que tem ambulante vendendo água, refri e...vinho( se a polícia pega, o ambulante deve sair gritando que é Jesus e fez milagre de transformar Indaiá em São Braz).



O melhor do evento mais uma vez foram os cosplayers. Principalmente no último dia. Cosplayers variados de personagens para todos os gostos,alguns muito bem feitos, outros  bem-feitos e alguns que aham...o que vale é se divertir.Alguns cosplayers se superaram e fizeram mais de um personagem sendo que todos ficaram bons!


Outro fator legal no evento foi que muitos pais e mães acompanharam a galera fazendo cosplay também!!! Massa demais! Não há problema algum em trazer su  papa and su mama para participar.O SANA é saudável e você trazendo seus pais tá dando um tapa na cara da sociedade que acha que esses eventos não são legais.

Vou aproveitar que estamos falando de cosplayers e deixar um recado aos cosplayers: sejam simpáticos, se depois da foto a pessoa te diz "obrigado", responda mesmo que você já esteja cansado de responder. Você sabia que seria procurado ( você quer ser procurado) então não aja como se tivesse fazendo favor. Se alguém quer bater foto com você, isso se chama prestigiar o cosplay E o cosplayer. Fica a dica. Seu mal-educado filho-da-puta.


A galera que curte tenda eletrônica se surpreendeu dessa vez pois não poderiam entrar na tenda com mochilas. Motivo aparente: dizem que podem levar bebidas alcoolicas ou coisas piores( drogas? to fora fui comprar mais!!!). Motivo real: você paga 3 reais(mínimo) e deixa no guarda volumes. Não é só por 20 centavos. É por 3 reais mesmo. Ou você deixa com seu amigo. Mas pode ser incomodo deixar a mochila com um amigo e talvez ele não queira, pois já basta segurar vela pra ti (ou não). Pois é, mas tem gente que guardou no balcão de guarda-volumes, pagou por isso e a mochila ganhou novos donos. Roubaram as coisas duma galera lá assim, então literalmente alguns que foram pra tenda dançaram. E dançaram bonito.
E a mochila? Mandou lembranças


Mas voltando ao assunto, por que aquela revista em mochilas na entrada pelos seguranças? Isso confirma minha (outra) teoria de que aqueles seguranças são na verdade cosplayers de segurança e não seguranças de verdade. E a gente acredita neles. O chato é que ninguém tira foto com os caras. Vou tentar isto no próximo evento. Mas no último dia, claro.


Salas temáticas: não frequento muito, mas ficaram boas tendo a estréia da sala dos tributos (Jogos Vorazes) junto a de Tolkien, Harry Potter e Game of Thrones que já existiam. Até a sala de Tokusatsu, ganhou uma sala de exposição a mais. Modesta mas ganhou e com direito a capacetes, miniaturas,etc. Por sinal, muito boa a palestra sobre tokusatsu bem como a programação de episódios de tokusatsu exibidos. Quase não acreditei que a sala lotou de gente pra ver episódios de Jiraya e Kamen Rider Black RX.




Os lanches lá ainda tão caros pra caramba, sendo recomendado você dar uma de farofeiro nerd e trazer de casa mesmo o lanche pois você lá inevitavelmente vai gastar dinheiro no SANA Market. Mas a comida tá aprovada. Ahh, mas lá fora vende vinho na fila de espera antes do portão abrir,e isso ninguém supera.


Falando em SANA Market, achei muita coisa boa mesmo que com preços salgados. ( como sou fã de comics o estrago não é tão grande no meu bolso). E muita coisa ruim e cara também. Tem mimizento que diz que é caro. Pesquise, ora mais!!! Ou então se aguente e compre pela internet( no caso de uma máscara do Guy Fawks/V de Vingança/ Anonymous realmente a internet era melhor opção do que o SANA).Mas vejo um lado bom: os atendentes das lojas de quadrinhos/mangás eram atenciosos, diferente do SANA  Fest.


Espaço de games sempre dando show, foi bem bacana para quem gostava de jogar(preciso recuperar meu vício). Mas achei a de RPG/card games lá encima mais empolgante. Já no Espaço Art Fest aonde rola o festival K-pop,artes marciais e concurso de cosplayers, estava bem distribuído entre as opções de diversão. Como sempre, 3 dias acaba sendo demais, dá uma preguiça danada mas se tivesse um 4º dia, estaria a galera em peso lá com certeza.

Não vamos esquecer dos dubladores Fábio Lucindo e Guilherme Briggs. Especialmente o Guilherme Briggs ( a atração que eu mais aguardava, afinal é a voz do Superman, Bane, Buzz Lightyear e muitos mais) que no último dia teve um batepapo legal com os fãs e infelizmente teve que ir embora bastante cedo.


As atrações do SANA show foram algo a desejar. Ok, me perdoem os fãs da Tsubasa, se existem, mas o Animeke tava mais empolgante  por que são músicas que aceleram as vibrações da alma se é que me entendem. Cauê Moura e Castro Brothers, um bom entretenimento nerd( embora a maioria dos fãs do Cauê são modinha além de que tem retardado que copia o jeito dele de falar, que se fica legal em alguém, deve ser nele),cantaram,brilharam mas num show de eventos de anime/tokusatsu quero músicas de....anime pelo menos.Porém mais intensas se é que você me entende. Aí, entram as bandas que salvaram a lavoura: Hattori-hanzo e Gaijin Sentai. A galera enlouquecia seja com músicas de tokusatsu ou animes. Isso é 100% dentro da proposta. E tome roda punk. E sim, se você faz roda punk aguente as consequências. Agora se a roda punk chega até você, empurre de volta o cara que te empurrou com um soco bem dado nas costas.

Então resumindo fiz uma avaliação das atrações do evento:

  • Guilherme Briggs - é rei praticamente no SANA 2013. Para mim foi a atração principal  e a nota é Dez com louvor.
  • Fábio Lucindo - O "Ash" de pokémon em um bom batepapo no sábado, mas não dá para concorrer com Superman né? Nove e tá de boa.
  • Castro Brothers - O Márcio deu show com seu stand-up no sábado. Domingo, ele junto ao Matheus fizeram aquele momento "um joystick e um violão" do qual acho meio forçado em alguns momentos. Mas vale um 7,0.
  • Cauê Moura - 7,0 Modinha pura dentre os adolescentes da geração "massa véio", gostei mais da interação que ele teve da vez passada.
  • Gaijin Sentai e Hattori-Hanzo- Dez é pouco pras bandas que salvaram a parte musical do evento.
  • Yonekura Chihiro -  Não vou avaliar pois fui embora mais cedo. Quem quiser comenta ok?


  • Tsubasa - nota 6,0 pois graças a isso encontrei cosplayers de Darkness & Witchblade lá fora do show. E isto salvou minha noite.


E é isso...se concorda ou discorda, comente abaixo. De qualquer jeito clique em se inscrever no blog e estarei sempre durante os próximos meses vendo quais cosplayers se interessam de participar do nosso Momento SANA. Ahh e curta nossa página no Facebook.

Agora, hora da galera voltar pra casa...deve dar um trabalhão em alguns casos.









Compartilhe este post: :

+ comentários + 2 comentários

16 de julho de 2013 às 18:02

uahuahuhauhau...ri demais com o vinho São Braz, até pq sou consumidora assídua desta marca de vinhos. Achei muito bem colocada a minha foto na parte dos seguranças na entrada, até pq eles revistaram minha aljava antes de eu entrar (pra que né??) e pasmem, na revista eles estragaram uma das minhas flechas, tive que consertar depois =(

16 de julho de 2013 às 20:12

Feliz ( ou não) coincidência a sua foto ter ficado perto da parte que falava sobre os seguranças. De fato, eles estão lá e tem hora que são displiscentes e hora que exageram na revista em coisas desnecesárias. Sacanagem essa da flecha.
Abraço Mel.

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade