F

Cinema, pipoca e um copo de coca 01 - The Man of Steel



Na semana passada fui ver o filme do Homem de Aço o qual já havia conferido em espanhol ( puramente por ter detestado a estratégia da Warner de não lançar simultaneamente e com um mês de atraso) mas é claro que quando as coisas ficam em tela grande, o cinema proporciona uma experiência fantástica.



Já havia feito diversas considerações acerca do filme em uma matéria para o Mundo Animado.  Aí decidi que após ver o filme no cinema viria fazer declarações aqui mesmo no Enquadrinhados.  Como já havia dito antes, o filme é MUITO BOM. É um Superman diferente, tem suas falhas ( e acertos, claro) mas é sim muito bom. Desde o início mostrando o mundo de Krypton até o envio de Kal-El para a Terra, aí fica um pouco brochante e após os 57 minutos a história engrena de novo. Sempre digo que acho muito tempo dar 50 minutos para a origem de um personagem como o Superman o qual até quem não conhece bem o personagem sabe sua origem. Palmas para Action Comics 1 que mostra uma hora de filme em uma página apenas(clique na imagem e veja ela em tamanho o original). Então a única coisa que acho maçante é a origem nos mesmos padrões de Batman Begins ( forma não linear).


O título do filme não deveria ser The Man of Steel. Não, o título mais adequado seria Superman - The son of Jor-El.  Sim, pois Jor-El é muito mais foda que o Superman. Ele é cientista, guerreiro,quebrador de protocolos ( ninguém dava um "tapa no sorriso do coringa" pra fazer filho desde uns 1000 anos lá em Krypton). E fora que mesmo quando  ele aparece na Terra como uma inteligência artificial, rouba as cenas em que aparece. Excelente ator esse Russel Crowe. É uma mente brilhante. É  um gladiador.É Jor-El.

Esse Superman que vemos nos cinemas é como já dito antes, um Superman diferente do que estamos acostumados a ver incorporados por Christopher Reeve, Dean Cain,George Reeves e outros. O Superman de Henry Cavill é um pouco diferente. Tem bons princípios mas não é tão certinho. No filme você só o vê salvando quem ele conhece (raras vezes ele salva diretamente alguém de fora do seu convívio). Mas isso não é tão relevante, afinal depende de como cada um vê o filme e interpreta. Digamos apenas que ele não é tão zeloso quanto o que estamos acostumados.

Erros lógicos estão presentes no filme e claro   achei alguns e algumas outras observações :
1º) Lois desce de uma viatura no rancho Kent e grita o nome de Clark na frente do policial que a trouxe . Será que ele( "o puliça") é tão burro que não percebeu que estava em uma residência, acompanhado de um alienígena, uma mulher mais velha( Martha Kent), a qual ele poderia deduzir que seria a mãe dele e então tcharaaam( goodbye identidade nada secreta)!!!


2º) Superman diz para o general ao fim do filme que cresceu no Kansas.
Ok, muito interessante dizer de onde vem. Uma investigação mais apurada de eventos estranhos no Kansas revelariam quem é Superman afinal. ( Burro, dá zero pra ele!)

3º) A polêmica morte de Zod.
Ok, assistindo a morte você vê que não havia outra solução a tomar. Era o Zod ou as pessoas que seriam queimadas. Mas o ruim é que ele sente naquela hora e depois não mais. Espero que seja trabalhado o remorso por matar alguém ( por mais justo que fosse o motivo) na continuação do filme. Até por que seria legal o fato de que muita gente diz que mataria em situação igual. mas quem se habilitaria a matar ? E a conviver com o peso de ter assassinado alguém? Essa poderia ser a linha para o juramento do Superman de não matar nunca mais.
E aproveito o espaço para dizer que o Superman já matou antes, em Superman 2 de 1980. E por que naquele tempo não teve polêmica? Por causa de um negócio chamado internet aí não teve repercussão, mas este Superman atual mata de igual para igual. O de 80, matou após tirar os poderes e quebrar/esmagar a mão de Zod). E não achei ruim. Superman 2 é meu filme favorito de Super Heróis.


4º) Superman tem aquela gama de poderes por ter cerca de 20 ou 30 anos de energia solar acumulada em seu corpo. Zod ganha os poderes instantaneamente. Certo que ele como um general de Krypton pode ser mais bem treinado para se adequar sensorialmente aos poderes, mas não a ponto de estar em pé de igualdade no quesito força. Fica a explicação talvez de que Zod tem menos poder mas sabe usar melhor do que Superman. Agora imagino se de repente é a Faora que ganha os poderes....coitado do Superman. Aquela mulher era a vilã!!! Além de linda.



5º) O disfarce Clark Kent.
As pessoas do Planeta Diário não ficaram muito perto de Superman durante o filme. Então fica a dúvida se o disfarce Clark Kent terá realmente aquele efeito de enganar todo mundo que estamos acostumados (exceto Lois que sabe quem ele é, achei ótimo esta sacada), ou se é um disfarce que se ele não tiver cuidado pode ser descoberto. Por sinal como é que o Clark vira jornalista sem ter feito faculdade? Ele fraudou o diploma? A história mostra ele como um nômade, não se refere a vida acadêmica dele.


Então ao final, é um filme que merece uma nota 10,0 mesmo. vale o ingresso ( menos se for 3D, não é legal de ver em 3D este filme) e aguardamos a continuação comas presenças de Lex Luthor ( queria o Michael Rosenbaum de volta) e....aquilo lá fora é um Bat sinal???

Compartilhe este post: :

+ comentários + 2 comentários

23 de julho de 2013 às 11:58

Cara, nao precisa mais de diploma pra ser jornalista, mas se precisassem, ele teria tirado o dele no Instituto Universal Brasileiro, junto com o curso de Eletrônica de TV PB e Cores

23 de julho de 2013 às 21:42

Realmente, com o Universal você pode chegar lá!!!

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade