F

Superman Terra Um resenha


Superman Terra 1 é uma nova versão para a origem do Superman escrita por J. Michael Straczinsky. Ou seja é a versão para o Homem de Aço escrita por um dos maiores escritores dos quadrinhos atuais. Ok, o cara fez besteira com o Aranha mas escreveu ótimos trabalhos para Thor e Dr. Estranho usando e abusando da magia. Mas...a fraqueza do Superman é a magia né? tsc tsc...continuando então, vemos a origem do último filho de Krypton de uma forma dinâmica e bem interessante para os dias atuais corrigindo falhas da versão anterior como o fato do governo caçar o passageiro da nave que caiu no Kansas.


Só alguns talentos cognitivos de Clark Kent ficam muito superestimados como o lado cientista supergênio dele. Não é por nada, mas a superinteligência é meio forçada pois isso deixaria ele bem menos humano do que o normal. Quer um alien pior que o Reed Richards??? E nunca fica explicado que repórter que não fez curso de jornalismo é este? Isso deve ser explicado talvez pelo sistema educacional dos EUA, sei lá mas enfim essas falhas foram detectadas mas passa a história pra frente.


Nesta nova versão, Clark quer ter uma vida normal e isso é bem trabalhado ao longo da história em flashbacks aonde é mostrado sua relação com os Kent bem como seu crescimento bem como a descoberta de não ser da Terra, de uma forma real. Ele acredita que se optar por ajudar a humanidade e se mostrar como realmente é, estará se isolando do resto da humanidade e deixando a oportunidade de ter uma vida feliz. E este Clark Kent quer ser acima de tudo um humano , ele não pediu estes poderes ele não se vê com a obrigação de se sacrificar em prol da humanidade mesmo tendo um grande senso de responsabilidade. Os seus pais acreditam que ele está fadado a realizar coisas grandes mas respeitam a decisão que o filho tomar. Jonathan Kent é revelado estar morto no tempo presente da história e a preocupação de Kent é dar uma vida confortável para sua mãe, por isso ao chegar em Metropolis arrisca diversos empregos: jogador de Rugby, cientista ( já falei que isso é forçado) e jornalista no Planeta Diário, mas neste emprego ele é dispensado pois realmente Perry White exige um perfil dedicado de jornalista e convenhamos o Clark tava meio mimadão. Mas a paz não pode perdurar...( se não não tinha história e seria só um drama)


Ah, como sempre inicialmente as pessoas de Metropolis são mostradas muito frias e insensíveis e isto é mostrado através de Lois Lane que nem olha Clark quando este é apresentado por Perry. Mas aí se justifica que as pessoas da cidade são insensíveis por estarem muito atarefadas, apesar de que a gente não vê muito isto. Mas ok, o Superman já já chega e despertará o melhor desses humanos.




Uma invasão alienígena liderada por Tyrell ( que é de uma raça rival dos kryptonianos mas a qual não é nomeada na história) chega a Terra conclamando que um ser proveniente do extinto planeta Krypton se infiltrou entre a raça humana há mais de 20 anos e exige que se entregue, caso contrário a Terra será aniquilada ( vocês verão uma cena destas no filme novo protagonizada por Zod). Várias partes do mundo são atacadas, dominadas e ficam apenas no aguardo de utilizarem máquinas perfuratrizes que atacarão o núcleo do planeta o destruindo, da mesma forma como fizeram com Krypton( sim, mais um diferencial nesta origem!!!) Assim, Clark que está assustado,começa a agir enfrentando os inimigos em supervelocidade,mas quando Jimmy Olsen está prestes a ser morto ele se revela utilizando uma roupa feita por sua mãe com seus lençois de Krypton: Seu uniforme de Superman( com cueca vermelha por cima da calça!!! Yes!!!)
A partir daí o pau quebra solto nas ruas de Metropolis.

Mas antes disso um artefato de seu planeta que ele resgata de seu apartamento em chamas, ativa suas memórias passando lembranças de seus pais em Krypton. Se ele fosse superinteligente depois deste contato com a peça alienígena eu até entenderia, mas não foi o caso. Quando ele acorda a putaria confusão está armada.

Ahh, o "S" de seu uniforme tem a origem que qualquer leigo em Superman acredita: significa S de Superman!!! Nada de símbolo da casa de El ou Esperança ( como será no filme). A ação se desdobra e a história naquele ritmo do "Estranhczinsky" prende o leitor e acontece uma série de reviravoltas, inclusive no ápice que é quando do meio da população egoísta de Metropolis pela qual Superman se arrepende de ter lutado é ajudado por duas pessoas: Lois Lane e Jimmy Olsen ( que são mostrados na primeira visita de Clark ao Planeta de forma bem egoísta,principalmente Lois)que o salvam da morte certa. Participação do exército( como sempre) que está investigando a nave que trouxe Kal a Terra, confronto final com Tyrrel e...uma morte. Mas é a morte do vilão. E não, o Superman não o mata mas ele nem se incomoda com essa morte acidental(nos quadrinhos convencionais até enche o saco ele se incomodar)

Muitas reviravoltas, e claro a história que deixa vários ganchos para continuação como o que o exército fará, , o que Tyrrel quis dizer antes de morrer e quem enviou a raça dele nesta busca por Kryptonianos ( Terra 1 Volume 2 ainda vai sair aqui no Brasil). Não esqueçamos que no final, Clark Kent resolve trabalhar no Planeta Diário graças as ações de Lois Lane e Jimmy que demonstraram se importar com as outras pessoas. Daí ele adota a sua máscara de Clark Kent no dia a dia. Isto é apenas o primeiro arco e sinceramente agradou bastante com suas referências, frases de efeito e uma boa história. Só fico preocupado do Stracz não ferrar tudo no final.



Quem for ver o filme do Superman em julho ( eu já vi por não ter paciência de esperar até 12 de julho) e ler essa hq irá perceber que vários conceitos da HQ estão presentes no filme, inclusive o fato de termos um Superman não tão bonzinho e mais sombrio.
Mas este Superman é muito mais parecido com o da linha pré reboot(New 52) do que o que vocês verão no cinema, mas é impossível não comparar as duas obras e confesso: a HQ sai na frente. Então é isto, leia e tire suas conclusões e diga quais referências ao filme você encontrou( comente , precisamos de seus comentários)


Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade