F

Perfil HQ #1 Gavião Arqueiro



Clint Barton , o Gavião Arqueiro é um personagem da Marvel Comics criado em 1964 e estreou como vilão enfrentando o Homem de Ferro, porém se regenerou pouco tempo depois sendo convidado para integrar o grupo dos Vingadores quando os membros originais resolveram se afastar( sua indicação veio por parte do Homem de Ferro, que junto dos originais cansaram da vida de vingador e deixaram o calouro Capitão América pra tocar o barco). Juntamente com Mercúrio e Feiticeira Escarlate(também vilões regenerados saídos das páginas de X-Men) e sob a liderança do Capita, Clint se tornou um novo vingador ( ou se preferir, a chamada “gangue-do-capitão”).


Porém, Gavião Arqueiro sempre foi o membro cabeça-dura da equipe, sendo entrando em confronto com seus colegas, principalmente com o Capitão América ( Clint tem iniciativa e não gosta de seguir ordens igual a um outro arqueiro de uma Distinta Concorrente da Marvel)e Pietro ( ele queria dar uns pegas na Wanda,aí já viu...). Notórias as discussões ( até em batalha) de Clint com Steve Rogers. Porém isso não interferiu para que Barton se tornasse um dos maiores vingadores de seu tempo, chegando a assumir também o codinome Golias, quando estava com os “poderes” de Pym.




Seu trabalho nos Vingadores rendeu o cargo de líder nos Vingadores da Costa Oeste. Não sei se ser líder dessa porra é mérito, mas depois disso, sempre que tem uma vaga, o Gavião é lembrado pra ser líder como em Thunderbolts(melhor fase) ou Novos Vingadores.
Ok, tudo equipe a beira do caos, mas isso é ser líder, pegar o trem quando tá pra sair dos trilhos, Clint é foda demais!)



Gavião Arqueiro teve título próprio nos anos 80 e foi neste título conheceu quem viria a ser a sua esposa:Harpia, uma agente que prestava serviços de espionagem a SHIELD. Essas histórias foram publicadas brevemente no Brasil na revista dos X-Men ainda pela Abril( mas não são indispensáveis não)


Gavião não teve um caminho de flores em sua vida: soube ter que lidar com percas como a de sua esposa Bobbi, a Harpia. Morta em combate e com o Gavião durante um bom tempo culpando a morte dela a ausência do Homem de Ferro na equipe. Isso foi desfeito anos depois durante a Invasão Secreta aonde se revelou que quem morreu foi uma skrull espiã e Bobbi estava entre os vários sequestrados pelos skrulls.


Vingadores - A Queda, foi uma das maiores aventuras do grupo e nela, Clint Barton morre de verdade ao impedir um ataque dos Krees a Terra ( neste dia, tudo de ruim aconteceu por culpa da Feiticeira Escarlate). Eis aí a cena em que o guerreiro encontra seu repouso final ( ok, a Wanda trouxe ele de volta em Dinastia M se não não teríamos ele em Invasão Secreta, o Cerco, etc e tc...)

Ao voltar de sua "morte" Gavião não quis manter esse nome adotando a identidade de Ronin( que pertenceu anteriormente a Eco que não permaneceu aos Novos Vingadores) deixando de lado o arco para usar espadas ( Clint é bem versátil). Porém ele recebeu um convite de Tony Stark antes de se tornar o Ronin. O convite de Stark era coisa básica: substituir Steve Rogers como Capitão América após a Civil War.
Na época da morte do Capitão América ( que foi a mesma época em que Clint retornou), o ainda desnorteado Gavião recebeu de Tony Stark ( o vencedor da Civil War) a proposta de honrar o Capitão América se tornando seu substituto...Clint topou durante uma missão e desistiu ao ver que estava sendo manipulado por Stark e que caçar heróis apenas por que não queriam se registrar estava longe de ser o ideal pelo qual o Capitão lutaria. Ele mandou simplesmente Tony se fuder e partiu para encontrar os Novos Vingadores (liderados por Luke Cage, daí ele virou Ronin)


Após a Invasão Secreta tivemos o Reinado Sombrio(culpa do cachaceiro do Stark) no qual Norman Osborn se tornou o homem mais poderoso do mundo formando sua equipe de Vingadores (os Vingadores Sombrios). Nisso tivemos um novo Gavião Arqueiro nesta equipe...um certo assassino que nunca erra o alvo...Mercenário ( Bullseye) se tornou o Gavião Arqueiro ( Sombrio). Mercenário se tornou inimigo declarado de Clinton.

O termo sombrio após o nome dos personagens era usado apenas nas histórias não sendo jamais citado em nenhuma fala de personagem...vale lembrar dessa informação,ok?

Em outras mídias a versão mais conhecida do personagem atualmente é a versão cinematográfica, na qual ele é interpretado por Jeremy Renner desde o filme Thor, sendo umagente especial da SHIELD. Por sinal em Avengers, Clint passa metade do filme como vilão, uma alusão ao seu início de carreira nos quadrinhos. Outra referência é ele ter algum lance não esclarecido com a Viúva Negra. Nas hqs ele era apaixonado por Natasha.

Em animações.era o personagem de destaque junto ao Falcão na primeira série animada dos Vingadores ( em 1999) e participa do desenho Os poderosos Vingadores de 2011 .

E é isso. Muitos dizem ser um personagem inútil, mas discordo pra caramba e se você não concorda, tchau. Ele é praticamente a versão marvel do Oliver Queen, mas bem mais imaturo apesar da idade. Clint é essencial nos Vingadores e da trupe lá é meu 2º personagem favorito ( o primeiro é o Deus do Trovão).
Se não há Vingadores sem Capitão, não há Vingadores sem Gavião também.


Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade