F

Todd Mcfarlane, desenhista do inferno



Prosseguindo com o assunto sobre direitos de criação,fiquei com a impressão que faltava algo ainda a ser escrito no blog. Afinal, a Image hoje em dia é uma sombra do que já foi e a maioria dos seus escritores /criadores/desenhistas voltaram ( verdade que com salários mais altos) para as grandes editoras Marvel Comics e DC Comics . Porém um dos criadores da Image Comics se deu melhor do que os outros: TODD McFarlane.


Todd é canadense e começou a desenhar nos anos 80 na revista Coyote (Marvel) e passou pela DC também desenhando Batman Ano 2 e Corporação Infinito.
                                                   




Nos anos 80, pela Marvel(novamente) desenhou Hulk( no inicio da fase Peter David) e Homem Aranha, que foi seu maior sucesso na editora o deixando em evidência, pois seus desenhos revolucionaram o personagem. Foi com Todd que o Aranha passou a ser desenhado em poses mais semelhantes a um aracnídeo (idéia depois copiada para o Besouro Azul, anos depois na fase Dan Jurgens). A Teia era outro detalhe enriquecido nos rabiscos desenhos de Todd.



Fora que em seus desenhos em Homem Aranha contavam com "easter-eggs" sendo os mais conhecidos os de participação do Gato Félix( veja se encontra o personagem nas imagens abaixo).Uma estratégia pra galera mesmo que não ligasse muito nos desenhos,prestar atenção no traço do rapaz.
Encontre o gato Félix!!!


Pois bem, Todd em pouco tempo recebu um título aonde além de desenhar iria escrever os roteiros e aí veio a revista com a saga Tormento ( uma das mais cultuadas por fãs do Homem Aranha com uma grande narrativa visual. Ainda sobre o aranha, os filmes do amigão da vizinhança em relação as poses e movimentos do personagem são inspirados pelos movimentos criados por McFarlane.Veja aí pra vc ter uma idéia do antes e depois do Todd para o personagem.
Homem Aranha antes do Todd desenhar HQs do amigão

Homem Aranha após se basearem nos desenhos de Todd


Saindo em 1992 para a Image Comics fundada junto com seus colegas desenhistas, ele deu uma de Stan Lee e misturou Superman(ser super poderoso),Dr. Estranho(uniforme e poderes místicos), Batman(estilo sombrio) e Homem Aranha(tempero de bom humor e dramas pessoais)criando Spawn, o Soldado do Inferno. Todd sabia que a nova editora seria rechaçada por críticas aos roteiros que realmente eram fracos, o destque eram os desenhos. Então ele foi pioneiro e chamou TRÊS grandes escritores para abrilhantar as páginas da revista Spawn. Eram eles Alan Moore, Neil Gaiman e Frank Miller. Histórias que receberam sucesso de crítica e apresentaram personagens importantes para o Spawn como Ângela a caçadora de Spawns( Na verdade o fdp quase passa a perna no Gaiman que botou o garotão na justiça e recebeu o que lhe era devido). Houve ainda mais uma história escrita por Dave Sim, apresentando o personagem Cerebus  ( uma história que mais se trata de uma HQ denunciando os direitos de propriedade das editoras que usurpam as criações dos roteiristas(Superman, Wolverine, Hulk, etc) e que aqui no Brasil é inédita pois é protegida de ser reeditada até mesmo nos EUA).







No ramo de HQs, Todd soube se dar bem e tratou assim como seus colegas de expandir a área de atuação do seu personagem. O desenho Spawn foi levado a TV com censura 18 anos, produzido pela HBO e apresentando bastante violência ( para um desenho americano). A produção de brinquedos( action figures) era outromercado aser explorado. Como na maioria das vezes, essas figuras não saiam a contento, McFarlane abriu sua própria fábrica de briquedos detalhistas e assim tinhamos a McFarlane Toys( no inicio Todd Toys). E aí vieram as linhas alternativas de Spawn( Spawn medieval, mangá, tradicional,etc etc e tc) bem como a riqueza de detalhes em suas miniaturas recebeu feedback tão bom por parte de seus consumidores que a fábrica passou a produzir de outros personagens, atores, cantores e afins, tornando a marca sinônimo de qualidade e sonhos de consumo de nerds adultos.



O único passo em falso que Todd deu foi quando autorizou aquele filme tosco de 1997 o qual o próprio deu o braço a torcer e assumiu que não saiu como ele esperava. Porém especula-se um retorno infernal de Spawn aos cinemas..


Pois bem, Todd McFarlane voltou a desenhar Spawn após muitos anos tratando como lazer pegar na caneta pra desenhar e cogita-se como já dito, novas séries e filmes para o seu personagem.
 Ou Todd é abençoado ou fez um pacto com Malebólgia.

Encerro o post com a magnifica ilustração que Todd fez para uma das capas de Conan The Barbarian na década de 80.



Compartilhe este post: :

+ comentários + 4 comentários

4 de abril de 2013 10:35

Adorei a matéria, e achei magnificatória akela ultima imagem. porem tbem digo q o filme do Spawn foi muito foda na minha opiniao, e até hj gosto de ler as historias em q ele desenhava muuuuuuito bem por sinal. abração enquadrinhados

28 de novembro de 2015 23:17

Um péssimo desenhista isso sim. Não sabe desenhar pessoas e isso de "dinamismo" é apenas uma desculpa para compensar o traço horrível.

28 de novembro de 2015 23:21

Um cara que não sabe desenhar mãos, não sabe desenhar rostos e desenha orelhas como se fossem bolas. É um lixo.

14 de dezembro de 2015 08:43

Oi Marcelo,blz?
Questão de opinião né? Respeito a sua, realmente parece que o Todd tenta disfarçar suas falhas com o uso do dinamismo, coma interatividade de colocar easter-eggs em cenas( como o gato Félix e outros).
Mas enfim, não entendo muito de desenhista, acho que até o Liefeld tem espaço no mercado de hqs.
Abç.

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade