F

Autores criam, editora$ ganham



Era uma vez grandes editoras americanas que contratavam roteiristas e desenhistas para elaborarem suas revistas, criar personagens e abastecer a indústria quadrinhesca a todo vapor. Liberdade para criar grandes histórias contanto que refletisse nas vendas caso contrário os títulos seriam cancelados. mas peraí, poderia mesmo se fazer tudo em uma revista em quadrinhos? Sim, desde que dentro de certas normas. Por exemplo para o Homem Aranha não pode matar a Tia May( até pacto vale pra evitar isso) ou matar de uma vez por todas o Superman,afinal existem vacas sagradas em todo canto e nos quadrinhos não é diferente.


Mas e se por acaso Stan Lee, o criador do Homem Aranha , o cara que é o pai da criança ( oludas crianças já que criou metade do universo marvel clássico) tiver uma idéia foda e quiser colocar em prática , acabando com tudo de uma vez por todas, ele não poderia faze-lo? Afinal ele é o Beyonder! E a resposta é não, ele não poderia fazer isso pois na hora em que ele cria um personagem e publica, esse personagem se torna propriedade da editora. Tudo bem que o criador até recebe  algum $$ pela criação de determinado personagem mas a empresa as vezes chega a lucrar $$$$$$$$$$ com o mesmo personagem, e o criador fica aonde? Na merda mesmo!


Desde que Jerry Siegel e Joe Shuster venderam o Superman por 130 dólares e viram a burrada que fizeram e morreram sem ver metade do dinheiro que mereciam pelo personagem, os demais  criadores(escritores e desenhistas) tem essa preocupação com sua obra. Claro que para trabalhar para as grandes editoras como Marvel/ DC eles abriam mão desses direitos tendo que se contentar somente com seus nomesnoscréditos do personagem. Mas pega por exemplo o Len Wein que criou o Wolverine numa edição do Hulk. Será que ele está satisfeito com o que ele lucrou com o personagem? Será que ele não queria  ter $$$$$$$$$$$ ao invés de $? ( Na verdade quando criado, o ainda Wolverine ( que se tornaria Deusverine) valia pouco,mas foda-se, Len Wein criou). O Stan Lee nem digo nada pois afinal o cara tem reconhecimento da Marvel e vive folgado e até hoje recebe os lucros de seu trabalho copiado.

O que ocorre no mercado americano é diferente do que acontece por exemplo no mercado japonês aonde os mangá-ká(s) tem autonomia sobre suas obras e participação direta nos lucros de seus personagens. Masami Kurumada, Akira Toriyama praticamente são montados na cédula graças a suas obras principais, fora participação em convenções,divulgação de algum produto novo, etc.



Porém em 1992, uma nova safra de desenhistas não queriam trocados e sim ter seus personagens, ganhar seus devidos lucros e calar a boca da dona Marvel e da dona DC. E daí, surgiu a IMAGE COMICS.
os caras que estavam por trás da Image eram desenhistas que estavam em alta no mercado americano de  comics da marvel como Todd Mc Farlane, Jim Lee, Rob Liefeld, Marc Silvestri dentre outros. Eles não foram tão geniais, foram práticos. Se as revistas que eles desenhavam e seus desenhos eram praticamente 50% dos motivos pelos quais os fãs compravam as revistas de X-Men, Homem-Aranha & cia, então por que não lançarem eles mesmos suas revistas com seus personagens e com a possibilidade de que se der certo, lucrar muito com isso?


Assim pensando e concretizando a Image saiu com diversos títulos e causou impacto nas vendas. Seus criadores participaram de lucros e empreendimentos como adaptações para desenho animado, action figures, games, e todo tipo de produto que se possa imaginar. Desses o mais bem sucedido foi Todd McFarlane que tve visões e dentre seus personagens misturou características do Superman, Batman e Homem Aranha e criou o Spawn. Além disso, ele investiu no sucesso de seu personagem e criou uma fábrica própria para seus brinquedos ( que de tão bem feitos são caríssimos, na verdade não são brinquedos, é um crime uma criança pegar num item da McFarlane Toys).


Marvel e DC vendo isso não mudou sua postura quanto a deixar seus criadores participarem dos lucros de seus personagens ( e hoje isso daria muito dinheiro, afinal o Stan Lee por mais bem de vida que esteja, não tem hoje nem 10% do que teria caso tivesse criado seus personagens e registrado como sua propriedade).
Até por que depois de algum tempo, a Image baixou a bola e por exemplo o Wildstorm foi comprado pela DC e os americanos se tocaram que o Liefeld desenha uma merda.

Voltando ao Superman, a filha de Jerry Siegel ainda hoje disputa judicialmente com a Warner( dona da DC  e que quando comprou a editora, passou a pagar por ano 80 mil doláres a Jerry ) pelos direitos do Superman, Superboy e afins... mas essa briga acaba em 2033 quando o Superman for personagem de domínio público. Ela deveria fazer como os caras da Image e investir no FunnyMan que seu pai criou mostrando que Superman realmente usou toda a criatividade que ele tinha.


Gostou? Comente aí abaixo ok? Seu feedback é importante pra gente e respeitamos sua liberdade criativa!!!
Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade