A história se passava em uma África aonde (segundo a propaganda) o mais inocente passava a perna na própria mãe. característica marcante de Jano. Ele sim, junto com Nelson Rodrigues mostra a vida como ela é!!! Ele retrata o pior de todos os lugares.Ambientes recheados de pobreza, drogas, falta de valores éticos,seja na sua pátria França ou África ( e até mesmo o Brasil que ele homenageou em 2000). Jano é um representante dos quadrinhos underground franceses, a BD Rock o quadrinho marginal francês.
A história mostra as tretas em que Keubla( um muambeiro nativo da Áfricae que toca bongô) e Kebra( um rato roqueiro que sai da França e vai tentar a sorte( ou azar) lá
Kebra já havia sido publicado no Brasil em curtas histórias no suplemento MAU da revista Animal nos anos 80.
O ambiente de Wallaye mostra personagens humanos mas com traços de animais( maioria ratos e pássaros) o que me lembrou o estilo de quadrinhos Disney. Mas claro que em uma versão para adultos, com cenas de consumo de drogas e em outras edições até mesmo sexo ( como mostra a figura abaixo).
![]() |
Isso você não vê na Disney!!! |
Keubla e Kebra se encontram na história principal do álbum sendo que nas demais histórias predomina a participação de Keubla e seus amigos( se é que pode se usar esse termo)já que tem a sessão Keubla Comix com histórias curtas de vários personagens de Wallaye! Nunca mais tivemos outras aventuras desses dois personagens publicadas em terras tupiniquins( como muitos materiais da série Graphic Novel).
![]() |
Tem até ação na história! Se liga no Molotov??? |
Ficou curioso pra ler? Corre pro sebo, se não tiver achado lá ou tiver com preguiça, baixa a revista no final da matéria!!!
Mas a propósito, o que significa Wallaye! ??? Trata-se de uma expressão equivalente a "Valha-me Alá!'
Se traduzíssemos e adaptássemos seria o bom e velho "Valha-me Deus!"
Aqui um quadrinho mudo mas que rendeu boas risadas,fora isso quando releio essa HQ depois de adolescente, entendi melhor as piadas.
Download da HQ aqui!
Dica: se já usar o C.B.R. para ler scans é só alterar a terminação do arquivo de .rar. para .cbr.
+ comentários + 2 comentários
arretada! comprei na época, mas terminei perdendo o exemplar...
Ainda mantenho a minha, mas nem abro mais, fico na versão cbr,rs.
pena que não veio mais material do Jano para o Brasil.
Postar um comentário