F
Enquadrinhados - HQ é alta Qualidade!

Star Wars nas HQs



Bem, com a Band exibindo os filmes da série Star Wars agora no final de 2012,resolvi postar algo sobre a presença da série mais consagrada e cultuada do cinema, no mundo dos quadrinhos( e também a última matéria do ano no nosso recém criado blog). Nos anos 80, a Marvel Comics lançava as revistas que pertencessem ao seu universo de heróis convencional bem como se aventurava por outros ramos como séries japonesas e adaptações de sucessos do cinema como Planeta dos Macacos, Indiana Jones e Star Wars que é sobre o que iremos falar hoje. As histórias de Star Wars eram adaptações dos filmes ou então histórias que se passassem entre os filmes da trilogia original.
De qualquer forma não contavam para a cronologia da saga, ou seja, ainda não se usava o conceito de Universo Expandido que é a denominação dada anos depois as histórias de Star Wars fora dos filmes,( livros, hqs e até vídeogames). Ou seja, a Marvel Comics lançou o embrião do que viria a ser o Universo Expandido! Na época a visão era apenas a de proporcionar entretenimento para os fãs que quisessem ver mais aventuras daqueles personagens que cativaram multidões nos filmes.

As aventuras de Star Wars pela Marvel saíram aqui por duas editoras: Bloch e Abril. A Bloch lançou a adaptação de Ep. IV em um roteiro assinado por Roy Thomas( o papa da melhor  fase de Conan , o Bárbaro) e desenhos de Howard Chaykin( na época em início de carreira e só me lembro do Darth Vader estilo samurai que ele desenhava). Uma raridade nos dias de hoje. E tem cenas que  não haviam no filme original como o encontro de Jabba e Solo.


Vale lembrar também que é anos 80. Então as adaptações dos nomes é feita de forma esquisita, da mesma forma que se pronuncia então R2-D2= Artoo-dee-too e C3PO- Trepioo.  Já achei a revista no Mercado Livre por R $ 120,00. Quem tem cara , $$$ e coragem? Não tá bem conservada não, pelo que vi nas fotos.


Pela editora Abril, as histórias saíram nas revistas do Hulk entre 1985 e 1987 com aventuras situadas entre ep. V e ep.VI.  Abaixo, algumas cenas das histórias.




Apesar da má qualidade das histórias eu ainda caço esses exemplares por nostalgia.

Alguns anos depois as histórias passaram para a tutela da Dark Horse, uma editora especializada em adaptar personagens de cinema para os quadrinhos ( eles publicavam Robocop, Alien, dentre vários outros). A partir de então as histórias foram se encaixando na cronologia,  e foi se formando o Universo Expandido(UE) de Star Wars. Os autores tinham liberdade criativa, desde que seguissem as recomendações  da Lucas Films( para evitar qualquer bizarrice ou contradição).
As aventuras se passavam as vezes em fases longínquas  da história que conhecíamos, indo para a origem dos Sith, milhares de anos anteriores batalha de Yavin( data referência nas aventuras de Star Wars) .

Antes que você ache que apenas as histórias são boas, mas nada de novo acontece nas HQs de SW, saiba que no comics acontece a minissérie União aonde Luke Skywalker casa-se com Mara Jade. Os futuros membros do clã Skywalker também são mostrados em hq. É  no universo expandido que Chewbacca encontra seu fim.
Existem histórias dedicadas aos vilões como diversas minis de Darth Vader, Bobba Fett  e General Grievous   mostrando quão rico e diversificado é essa linha UE.

Aqui no Brasil, diversas editoras já tentaram publicar quadrinhos de SW: pandora Books(a preços exorbitantes), Ediouro( em uma série ótima com 12 edições embalada no sucesso de Ep. III) e Editora Online. A JBC também publicou os mangás de SW. Com certeza alguma outra editora vai voltar a lançar quadrinhos dessa galáxia muito, muito distante ainda mais quando estamos cada dia mais perto da chegada do Ep. VII (graças a Disney). Confira algumas capas logo abaixo:

Resumir essa edição através de uma breve explicação.
Padrão Pandora : preço salgado e edição fina,fina. Não tinha como dar certo.

A editora On line pegou 3 títulos superpopulares de SW e os lançou como uma única revista.
Infelizmente saiu de circulação a revista.

Os Eps. I, IV.V e VI foram adaptados para mangá e publicados pela JBC na época do Ep.II( em 2002). cada mangá estava dividido em 3 edições.

A Ediouro lançou na época do Ep. III histórias relacionadas ao filme como a mini do general Grievous e a mini Obsessão que era o prólogo do Episódio III- A Vingança dos Sith.
Publicaram UNião que conta o casamento de Luke Skywalker e Mara Jade e diversas aventuras dos caçadores de recompensas, dos X-Wings, dos cavaleiros da Velha República, dentre outros. Mas a Ediouro abandonou o barco na edição 12, quando já havia também passado mais a febre de SW decorrente do filme.


Sessão Cosplayer 01

Aqui uma série de cosplayers variados de eventos de comics :)
Hoje apresento para vocês diversos cosplays dos X-Men ou personagens ligados ao grupo mutante.


























Comente e diga o que achou!!!
E não esqueça de clicar para participar do blog ok?
Já já posto mais atrações.

Pacto com Mefisto 01

Muito bem, quem é fã de quadrinhos e mais especificamente do Homem Aranha sabe que o nosso herói teioso alguns anos atrás acabou fazendo um pacto com o vilão Mefisto para salvar sua tia May e com isso anos de histórias foram desconsideradas. De forma parecida o Justiceiro teve um ano ruim na marvel se tornando um agente dos anjos e isso tudo foi ignorado quando Garth Ennis assumiu o personagem.


Bem, a sessão Pacto com Mefisto terá um sentido mais leve e bem humorado aqui na página. Aqui será abordado os momentos ridículos pelos quais alguns personagens passaram e que são dignos de serem deletados da cronologia do personagem( ou deveriam).

Então vamos aos nossos 10 momentos que mereceriam tal qualificação.

10) Homem-Formiga (ou Gigante, ou Golias) enfrenta o Apagador

Uma hq marvel com cara de DC cinquentista no padrão Superamigos!!!!
Hank Pym enfrenta juntamente com a Vespa o vilão Apagador que por si só, já faz jus a destacar a 10 ª  posição desse ranking.E quem é o Apagador??? É um ser de outra dimensão e o único capaz de vir até a nossa sendo capaz de transportar pessoas e apaga-las de nossa dimensão....apaguem esse cara!

Stan Lee, o Beyonder


Meu título para essa matéria seria Stan Lee, o homem que copiava criava,mas achei que a referência a um dos personagens mais legais dos anos 80 ficaria melhor. Se vc não sabe quem é o Beyonder, você precisa ler Guerras Secretas. Então como o bom velhinho adorado por milhões de fã-náticos por HQs marvel está completando 90 anos hoje vou postar uma matéria tentando resumir a sua carreira.



 Stan Lee começou a trabalhar com quadrinhos ainda na Timely Comics que um dia viria a se tornar Marvel Comics. seu primeiro trabalho foi uma página de Capitão América em 1941. Naquela época as revistas eram uma válvula de escape para a população tanto os que estavam nos EUA quanto os que estavam no front da segunda guerra mundial( a terceira é a do Adão Negro). O nome de Stan Lee despontou ao invés de seu verdadeiro nome: Stanley Martin Lieber.  Stan diminutivo de Stanley,ok.Mas e  o Lee??? Vem de Lieber.  O problema é que ele queria escrever grandes livros não relacionados a quadrinhos e não queria ter associado seu nome com os comics. Ou seja, o lazarento cuspiu no prato no qual acabou tendo que comer e come até hoje!!!

 Stan criou muitos personagens na época mais apagada da Timely Comics que sucedeu a mudança de nome para Marvel Comics. Nos anos 60, o maior sucesso nas Hqs se chamava Justice League of America e Stan( junto do grande mestre Jack Kirby o qual admiro muito mais do que o Stan Lee) foi incubido da missão de criar uma equipe nos mesmos moldes. Aí você acha que surgiu quem???

 a)Vingadores
 b)Invasores
c)Quarteto Fantástico

 Se você marcou letra (a) vc é poser, se marcou (b) sua mente está nos anos 40 ainda e se marcou (c) você tem futuro no mundo dos quadrinhos. Sim, Fantastic Four #1 , apresentando o grupo-título. Quarteto Fantástico se tornou fenômeno de vendas e começou a alavancada da marvel rumo a um segundo lugar na concorrência de comics e a tomada do primeiro lugar dentro de alguns anos. Stan e mestre Jack criaram outros personagens como Thor, Iron Man,Hulk,Spiderman (esse teve a participação de Steve Ditko também) e X-Men ( tem outros, claro mas deixa quieto). Enfim, seus heróis eram mais acessíveis por ele trabalhar mais o lado humano dos personagens gerando identificação com o leitor, fato que a DC Comics não trabalhava esse lado.





Lee trouxe de volta a republicação do Capitão América, encaixando a cronologia do personagem no atual universo marvel. Stan Lee subiu muitas posições na Marvel até se tornar a cara pública da empresa( fudendo com seus planos de sair do ramo de quadrinhos,hehehe).Tanto que ao longo dos anos participou de várias mídias como programas de rádio, desenho dos Simpsons,séries como Big Bang Theory, filmes do Kevin Smith e claro as produções de filmes relacionados a personagens marvel. Trabalhou para a DC Comics? Sim, escrevendo a série "Just Imagine Stan Lee ..." aonde Stan Lee dava sua visão de como seriam os personagens DC sob sua administração. Apesar de fraca a série,eu gostei do resultado e agradeci a Odin por ele trabalhar na Marvel e não na DC pelo menos ele não ferrou com meus heróis preferidos e pude conhecera trindade da Dc em sua melhor forma possível.




 Mas Stan Lee é adorado por muitos fãs( eu particularmente atribuo apenas 1/3 de mérito a ele por criar meu herói favorito, o Homem Aranha e acho justo) e a menção de seu nome mexe com qualquer fã de hqs e atrai $$$ quando algum produto com seu nome é lançado. Por volta do ano 2000 ele criou uma linha de personagens que teriam histórias lançadas na internet aonde ele usou sua originalidade para criar uma mistura de X-men com Caverna do Dragão. A empresa quebrou, posso até dizer que seu primeiro e único mega evento foi CRISE no universo Lee e é uma saga tao autêntica que seus personagens nunca mais voltaram. Criou Stripperela(série adulta com a Pamela Anderson), bolou uma série dos Backstreet Boy(ola)s para a turnê das garotas,invadiu a área dos animes também, e muito mais.

Enfim o cara tem história na área (mas com 90 anos também né...) e por Crom, essa história não terminou ainda ( para noooooooossa alegriaaa).




Como diria Stan Lee : Excelsior!!!
(alguém assistiu esse episódio???)



















Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade